Em um cenário de margens cada vez mais apertadas, fala-se muito sobre a criatividade do revendedor para maximizar a rentabilidade do m² do posto, especialmente aproveitando-se das localizações privilegiadas. Nesse sentido, surgem diversas modalidades de negócios adjacentes ao de combustível capazes de criar renda complementar, como caixas eletrônicos, lavagens, lavanderias, farmácias, venda de bebidas e, especialmente, lojas de conveniência.

Nesse artigo abordaremos mais profundamente como a loja de conveniência tem potencial para trazer um ótimo complemento à renda do revendedor. Para isso, vamos expor uma análise referente ao efeito causado pelo movimento de consumidores que abastecem o carro e acabam adquirindo algum produto na loja de conveniência nesse mesmo momento. Nossa equipe de cientistas de dados desenvolveu uma pesquisa utilizando dados de clientes que já utilizam nosso sistema de precificação e observou alguns fenômenos interessantes. O objetivo do estudo era responder duas perguntas:

Pergunta 1 – Um posto que consegue aumentar o volume de abastecimentos na pista observará um impacto positivo na loja de conveniência devido ao maior fluxo de consumidores?

Pergunta 2 – Considerando que o fenômeno estudado na pergunta 1 ocorra, como precificar os combustíveis do meu posto para aproveitar ao máximo esse incremento de margem da conveniência?

Resposta para a pergunta 1: O resultado encontrado para a primeira questão apontou que sim, para um número grande de postos, se for possível aumentar o volume de consumidores na pista esse fator deverá refletir em aumento de consumo na conveniência, chegando a um limite de 75 centavos por litro. Como a margem na conveniência fica próxima de 30%, o incremento na margem global da operação pode ser bastante relevante.

Resposta para a pergunta 2: Porém, as coisas não são tão óbvias quanto parecem. Para um grupo menor de postos (ainda assim relevante), foi observada independência entre os fatores. Ou seja, nesses casos, mesmo aumentando a demanda na pista, a loja de conveniência não reagia com incremento de vendas. Com isso em mãos, foram definidas estratégias de precificação dos combustíveis de acordo com o perfil do posto, justamente projetando o impacto que a demanda da pista terá na conveniência e como tirar proveito desse comportamento.

Com o estudo concluído, a inteligência de precificação da Aprix atualmente é capaz de considerar, entre outras variáveis, o potencial de faturamento das lojas de conveniências para a precificação dos combustíveis na bomba. É esse auxílio ao processo decisório que nos propomos a oferecer aos nossos parceiros, sejam eles grandes redes ou postos individuais em ambientes competitivos.

Por fim, você já sabe se consegue aumentar a demanda da sua conveniência com o seu volume de abastecimentos? Que tal fazer o teste?

TENHA A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COMO SUA ALIADA NA PRECIFICAÇÃO DO SEU POSTO.

Sobre a empresa – A Aprix é uma startup brasileira pioneira no desenvolvimento de sistemas de precificação para postos de combustíveis utilizando Inteligência Artificial.

Maximizamos a lucratividade de postos de combustíveis utilizando precificação dinâmica para capturar oportunidades de ganho de margem.

Atualmente a empresa trabalha com redes conhecidas como Rede Buffon e Redes VIP 24h no RS, Rede Pica Pau em MG e redes de postos em SP. Além disso, tem como sócio e membro do conselho o ex CEO da Ipiranga Alfredo Tellechea.

Contato: BERNARDO QUEIROZ – 51 9 9966-9128

Rua Dona Laura 471/702
Porto Alegre – RS – Brasil
[email protected] – https://www.aprix.com.br/

Linked in : https://www.linkedin.com/in/bernardo-queiroz/

+++ Você está definindo preços da forma correta?

+++ Tarifa dinâmica consegue aumentar a lucratividade do posto em até 10%

+++ Formulação de preços com inteligência artificial abre caminho no segmento de postos de combustíveis

+++ Foco na lucratividade

+++ Postos perdem até 50% da margem de lucro nas vendas com cartões frota

Artigo anteriorDecisões do Cade sobre revenda de combustíveis: Posto X Distribuidora
Próximo artigoCoronavírus: Governo anuncia medidas para proteger empregos e distribuir renda
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here