banner_check_list

O posto foi interditado porque um adesivo que informava “gasolina aditivada” foi colado sobre a sinalização de etanol na bomba.

Sim, podem ser presos o dono, o sócio, o gerente, o frentista e demais responsáveis que causar dano e infringir à lei e normas do setor de combustíveis regulado pela ANP.

Um exemplo ilustrativo foi o que aconteceu recentemente. Dia 24/08/2018, em Joinville – SC, um posto de combustível foi interditado pela ANP. O gerente e o frentista do posto foram presos pela Polícia Civil. O dono do posto conseguiu fugir.

A força tarefa de Fiscalização envolveu ANP, PROCON, Polícia Civil, INMETRO e Secretaria Estadual da Fazenda, segundo reportagem do G1 SC – NSC TV. O posto foi interditado porque um adesivo que informava “gasolina aditivada” foi colado sobre a sinalização de etanol na bombaO consumidor estava pagando por um combustível, mais caro, e levando outro.

Esta prática é tipificada como uma infração penal, segundo o Código de Defesa do Consumidor. Lei n. 8.078/1990 – Art. 68. Fazer ou promover publicidade que sabe ou deveria saber ser capaz de induzir o consumidor a se comportar de forma prejudicial ou perigosa a sua saúde ou segurança: Pena – Detenção de seis meses a dois anos e multa. Esta é a fundamentação legal que motivou a prisão do Gerente e Frentista do Posto fiscalizado em Joinville-SC.

Contudo, em análise mais aprofundada, é importante ressaltar que há previsão legal na Lei n. 9.847/1999 (Lei de Fiscalização de Combustíveis) que amplia a responsabilidade das pessoas físicas e todos os envolvidos.

Trata-se do Art. 18: Os fornecedores e transportadores de petróleo e seus derivados, de gás natural e condensado, bem assim de álcool etílico combustível, respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade, inclusive aquelas decorrentes da disparidade com as indicações constantes do recipiente da embalagem ou rotulagem, que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor.

Como se pode deduzir, todas as pessoas envolvidas no ato delituoso podem ser responsabilizadas. Basta que a Fiscalização investigue a autoria e prove que há nexo causal com o ato danoso ao mercado ou ao consumidor. E ainda mais, o § 1º deste mesmo Art. 18 inclui mais responsáveis solidários:

§ 1º As companhias distribuidoras proprietárias de equipamentos, destinados ao abastecimento de combustíveis e responsáveis pela sua manutenção, respondem solidariamente com os postos revendedores por vícios de funcionamento dos mesmos.

Espero que esteja claro que a Lei de Fiscalização da ANP amplia muito a responsabilidade. Então, em uma fiscalização de um posto de combustível, são responsáveis também “os fornecedores e transportadores” (caput Art. 18), “as companhias distribuidoras de equipamentos” e “responsáveis pela manutenção” de abastecimento de combustíveis (§ 1º do Art. 18). Assim conclui-se que, todas as empresas, sejam fornecedores, transportadores ou prestadores de serviço para o Posto de Combustível, são responsáveis em conjunto por qualquer infração à legislação do setor regulado pela ANP.

Mas a Lei de Fiscalização é mais abrangente ainda e não se restringe às empresas, prevê que a responsabilidade também das pessoas físicas envolvidas. Vide

§ 2º do Art. 18: A responsabilidade das pessoas jurídicas não exclui a das pessoas físicas, autoras, co-autoras ou partícipes do mesmo fato.

banner_Leia _também1

+++ LEIA TAMBÉM : +++ ANP realizou 12.910 Fiscalizações em Postos em 2017

+++ LEIA TAMBÉM: +++Tem Fiscal no Posto? Saiba como se defender.

E, por fim, caso o prejuízo não seja saldado pela empresa, que pode alegar que não tem bens suficientes para pagar a multa, por exemplo, há a inteligência da “desconsideração da personalidade jurídica”, prevista no

§ 3º do Art. 18: Poderá ser desconsiderada a personalidade jurídica da sociedade sempre que esta constituir obstáculo ao ressarcimento de prejuízos causados ao abastecimento nacional de combustíveis ou ao Sistema Nacional de Estoques de Combustíveis.

Diante do exposto, a prisão do gerente e frentista na reportagem citada foi fundamentada somente pela Lei Consumerista. Ainda falta a apuração pela Fiscalização para a responsabilização de todos os demais envolvidos, conforme a abrangência que o Art. 18 da Lei n. 9.847/1999 prevê. Portanto, todo Posto de Combustível deveria se prevenir contra Fiscalização e Denúncias porque o risco é grande de responsabilização civil e criminal, seja do CNPJ do posto, seja dos CPF’s das pessoas envolvidas, inclusive das demais empresas que lhe fornecem o combustível, que faz o transporte e que faz a manutenção das bombas. É inevitável a Fiscalização ou Denúncia. Conte com a PetroCQ para te ajudar a se defender.

Assista ao vídeo: https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2018/08/25/gerente-e-frentista-sao-presos-por-vender-etanol-como-se-fosse-gasolina-aditivada-em-posto-de-joinville.ghtml

Diante de tanta fiscalização, é possível você agir de forma preventiva contratando empresas especializadas como a PetroCQ que está qualificada para te ajudar e defender.

banner

A empresa atende mais de 515 postos em todo Brasil com o Programa PetroCQ. Mensalmente, a empresa monitora toda a regularização de procedimentos e documentos para que seu posto fique blindado contra Denúncias e Fiscalização. Sabe como? Produzindo provas de regularidade e prevenção. São mais de 200 itens de 10 órgãos de Fiscalização que  deixam seu posto a ficar em dia… porque sabemos que é praticamente impossível ao gerente ou dono do posto de ficar atualizado de todas estas leis e normas, e ao mesmo tempo se dedicar ao comercial e atendimento aos clientes.

Os clientes que participam do Programa PetroCQ tem  a vantagem da defesa administrativa é GRATUITA  no caso do posto sofrer uma Fiscalização ou Denúncia porque garantimos que seu posto tem como se defender com nossa auditoria.

Banner_Petro_CQ

Artigo anteriorPosto Auto Gerenciável é Possível Para Um Revendedor?
Próximo artigoO risco de manter dinheiro em caixa é mais elevado do que imaginamos
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here