ANP aprovou na quinta-feira (16/01/2020) uma nova resolução que visa a aprimorar a qualidade da gasolina automotiva comercializada no Brasil.

A resolução estabelecerá as especificações e as obrigações quanto ao controle da qualidade a serem atendidas pelos agentes econômicos.

A diretoria da Agência Nacional do Petróleo (ANP) aprovou nesta quinta-feira (16) uma nova resolução que visa a aprimorar a qualidade da gasolina automotiva comercializada no Brasil.

A resolução estabelecerá as especificações e as obrigações quanto ao controle da qualidade a serem atendidas pelos agentes econômicos, em substituição à Resolução ANP nº 40, de 2013.

Segundo a ANP, a nova resolução contempla basicamente três pontos:

  • o primeiro deles é o estabelecimento de uma faixa de valores de massa específica da gasolina;
  • o segundo está relacionado aos parâmetros de destilação, que afetam questões como desempenho do motor, dirigibilidade e aquecimento do motor;
  • e o terceiro é a fixação de limites para a octanagem, já presente nas especificações da gasolina de outros países.

Existem dois parâmetros de octanagem – MON e RON. No Brasil, só era especificada a octanagem MON e o índice de octanagem (IAD), que é a média entre MON e RON.

A fixação de tal parâmetro [octanagem] mostra-se necessária devido às novas tecnologias de motores e resultará em uma gasolina com maior desempenho para o veículo”, afirma a ANP, em nota.

Ainda de acordo com a ANP, a resolução atende aos atuais requisitos de consumo de combustível dos veículos e de níveis de emissões progressivamente mais rigorosos, considerando o Programa de Controle de Emissões Veiculares (Proconve – Ibama) e o Programa Rota 2030 – Mobilidade e Logística, do governo Federal.

Não entregar o RAPP ou entregá-lo de forma errada pode gerar uma multa de até R$ 9.000,00 (nove mil reais). Além disso, a regularidade no RAPP é condição para pleitear licença ambiental ou autorização ambiental de funcionamento.

O Portal Brasil Postos oferece o serviço de preenchimento do CTF e do RAPP

O Portal Brasil Postos realiza anualmente, o serviço de preenchimento do CTF e do RAPP aos revendedores interessados, por entender que o processo é complexo e trabalhoso.

 

Entre em contato conosco  e descubra como podemos ajuda-lo. Ligue 47 3025 1690 ou clique aqui e chame no WhatsApp.

+++ RAPP – Saiba tudo sobre o Relatório Anual de Atividades do IBAMA.

+++ Fique em dia com as Obrigações Ambientais na Revenda de Combustíveis

+++ Serviço de Preenchimento Online da RAPP

+++ Conheça o Curso de Gestão Ambiental para Postos de Combustíveis 

Artigo anteriorPosto é autuado pela ANP por venda de combustível por aplicativo de entrega
Próximo artigoGoverno atualiza 12 normas de segurança e saúde e faz alteração no PPRA, NR 9 e NR 20
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here