Você já passou por uma avenida e viu vários postos de gasolina com exatamente o mesmo preço nos combustíveis?

“Claro, os donos combinam o preço”, ouvimos dizer por aí. Mas o que se observa na maioria das vezes não são práticas ilegais de cartel – que são impedidas pelo CADE e leis relacionadas à defesa da concorrência.

O que justifica esse fenômeno são decisores de preço que copiam o preço do concorrente: é a precificação reativa.

Quando em uma zona ou avenida de uma área urbana estão todos os postos de gasolina no mesmo preço, saiba: apenas um player está decidindo o preço e todo o resto está copiando.

Player é um termo em inglês que pode ser traduzido diretamente para jogador e que é bem adequado para este contexto, pois a arte de posicionar os preços dos produtos em relação à concorrência tem tudo a ver com jogos de estratégia. E precificar apenas copiando os preços do competidor equivale a jogar xadrez copiando os movimentos do adversário – quem já jogou sabe isso que não é nada recomendado!

O que acontece é que o melhor preço para seu concorrente não necessariamente é o melhor preço no seu negócio.

Cada empresa tem suas despesas fixas, fornecimento, equipe de funcionários única e perfil de cliente próprio. Aproveitando um pouco mais da analogia com os jogos de estratégia, no poker, é necessário ver sua mão antes de fazer a aposta. Da mesma maneira, é fundamental conhecer a estratégia e os números do seu negócio para se posicionar.

Isso não significa que um negócio deve se alienar da concorrência. O preço da concorrência é uma das variáveis mais importantes dessa equação.

Quando se modifica o preço, deve-se imaginar o que o concorrente fará como reação – e o que você fará em seguida. Quem só copia se abstém do jogo e perde o poder de levar o negócio para onde se quer. Mercados inteiros com produtos com os mesmos preços fazem com que os próprios produtos e empresas se tornem indiferenciáveis entre si.

A própria Teoria dos Jogos prevê como decisões individuais são capazes de afetar negativamente o resultado para todos os jogadores, e a precificação é um exemplo clássico!

Clique e veja o infográfico completo que preparamos para explicar como a Teoria se aplica no mercado. 

 

Mudanças frequentes de posicionamento e mercados com preços diferentes são sintomas de um ambiente que está em evolução, com empresas que buscam ativamente se diferenciar. É sempre mais fácil não fazer nada, pois gerir um negócio por si só já é um grande desafio. Porém, isso não será mais uma opção nos mercados tradicionais que estão se tornando cada vez menos lucrativos.

Portanto, a precificação reativa não é a melhor jogada para quem deseja se destacar e conquistar o mercado. Felizmente, as tecnologias disponíveis já conseguem ajudar na tomada de decisão, utilizando bases de dados como referência. A tecnologia da Aprix foi estruturada justamente para auxiliar o revendedor (nosso jogador) a fazer as melhores apostas, baseadas em dados e estatística, e com isso, maximizar os retornos desse jogo!

Veja o vídeo e entenda

TENHA A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COMO SUA ALIADA NA PRECIFICAÇÃO DO SEU POSTO.

Sobre a empresa – A Aprix é uma startup brasileira pioneira no desenvolvimento de sistemas de precificação para postos de combustíveis utilizando Inteligência Artificial.

Maximizamos a lucratividade de postos de combustíveis utilizando precificação dinâmica para capturar oportunidades de ganho de margem.

Atualmente a empresa trabalha com redes conhecidas como Rede Buffon e Redes VIP 24h no RS, Rede Pica Pau em MG e redes de postos em SP. Além disso, tem como sócio e membro do conselho o ex CEO da Ipiranga Alfredo Tellechea.

Contato: BERNARDO QUEIROZ – 51 9 9966-9128

Rua Dona Laura 471/702 | Porto Alegre – RS – Brasil
[email protected] – https://www.aprix.com.br/

Linked in : https://www.linkedin.com/in/bernardo-queiroz/

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