A crise decorrente da pandemia causada pelo Coronavírus deixou os mercados em geral instáveis e incertos.

O conhecimento adquirido durante anos de experiência é colocado à prova neste momento, quando prever o que irá acontecer no dia seguinte está cada vez mais complexo devido à influência de inúmeros parâmetros que impactam na recuperação dos setores após a crise.

Toda essa incerteza se refletiu de forma significativa na revenda de combustíveis, que teve sua rotina diretamente afetada – muitos postos tiveram que trabalhar com horário reduzido e até mesmo fechar em alguns dias da semana.

As métricas e referências pré-crise não são mais as mesmas, por exemplo, no caso da demanda por combustíveis. Antes, os gestores sabiam com certa assertividade quando as vendas de determinado dia da semana tinham sido positivas, acima ou abaixo das expectativas.

Com a crise, o cenário mudou radicalmente e as decisões passaram a carregar consigo diversas dúvidas. A principal delas é: como tomar as melhores decisões em um período tão incerto?

Algoritmos de Inteligência Artificial estão acostumados a lidar com a incerteza presente nos processos. Isso porque eles conseguem aprender com extrema agilidade, adequando-se às novas realidades de mercado de forma a manter uma excelente assertividade, mesmo em períodos muito instáveis. O algoritmo da Aprix que prevê as demandas tem se mostrado efetivo, com previsões extremamente assertivas durante a crise (leia um dos nossos cases). Dessa forma, pensamos como usar o poder preditivo dos nossos algoritmos para auxiliar ainda mais a tomada de decisão dos nossos clientes no contexto em que seus negócios estão inseridos. A solução foi o desenvolvimento de uma nova funcionalidade na nossa plataforma, a aba Simulador, na qual nossos clientes podem simular variações no seu preço e visualizar a previsão de vendas para o dia!

Nessa aba, além de ser possível visualizar a previsão de volume e lucro bruto para o dia no preço sugerido pelo sistema, também será possível simular as vendas em variações de preço para descida de 10 centavos até subida de 10 centavos. Também criamos um indicador da agressividade do preço, que mostra o nível de risco do preço simulado gerar reações de descida de preços dos concorrentes próximos.

No exemplo acima, a simulação indica que, no preço sugerido (manter o preço atual), o posto irá vender cerca de 5.000 litros a uma margem de 33 centavos, o que resultará em um lucro bruto previsto de cerca de R$ 1.694,00. Ao simular o cenário de descida de preço de 5 centavos, observamos que a previsão é de aumento de cerca de 300 litros no volume, porém, como o posto irá vender o combustível com uma margem menor, o volume gerado não compensará nesse caso a redução de preço em termos de lucro bruto. A agressividade do preço com relação aos concorrentes é considerada média, visto que o posto estaria posicionado próximo ao valor médio da concorrência no mercado.

Assim, o revendedor pode tomar a sua decisão com embasamento matemático, que leva em consideração os seus dados históricos, a elasticidade da sua demanda, o posicionamento histórico dos seus concorrentes e o comportamento dos consumidores no cenário atual.

Utilizando tecnologia avançada, a Aprix está revolucionando a precificação na revenda de combustíveis, aliando estratégia e processo para otimizar os resultados dos clientes, mesmo durante tempos incertos.

Com o nosso relatório em mãos no final de uma semana de trabalho, esperamos que os nossos clientes consigam captar as melhores oportunidades no mercado. 

Ainda não é Aprix? Clique aqui e marque uma reunião gratuita de diagnóstico do seu negócio e descubra como a Inteligência Artificial pode te ajudar na precificação de combustíveis!

Se você deseja receber por e-mail relatórios semanais consolidados das flutuações de volume e preço das revendas espalhadas pelo Brasil, clique aqui.

TENHA A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COMO SUA ALIADA NA PRECIFICAÇÃO DO SEU POSTO.

Sobre a empresa – A Aprix é uma startup brasileira pioneira no desenvolvimento de sistemas de precificação para postos de combustíveis utilizando Inteligência Artificial.

Maximizamos a lucratividade de postos de combustíveis utilizando precificação dinâmica para capturar oportunidades de ganho de margem.

Atualmente a empresa trabalha com redes conhecidas como Rede Buffon e Redes VIP 24h no RS, Rede Pica Pau em MG e redes de postos em SP. Além disso, tem como sócio e membro do conselho o ex CEO da Ipiranga Alfredo Tellechea.

Contato: BERNARDO QUEIROZ – 51 9 9966-9128

Rua Dona Laura 471/702 | Porto Alegre – RS – Brasil
[email protected] – https://www.aprix.com.br/

Linked in : https://www.linkedin.com/in/bernardo-queiroz/

+++ Como a precificação estratégica pode ajudar a minimizar os efeitos da crise

+++ Como conciliar políticas estratégicas com otimização de preços através da tecnologia?

+++ R$ 96 mil é o quanto um posto médio deixa de capturar por decisões de preços equivocadas ao longo de um ano

+++ O sistema de coleta de preços da Aprix: 10 mil postos monitorados no Brasil

+++ Como o marketing afeta o preço?

+++ Como a precificação dinâmica torna os mercados mais eficientes?

+++ 4 passos simples para maximizar os resultados do seu posto com o uso de dados

+++ Você está definindo preços da forma correta?

+++ Tarifa dinâmica consegue aumentar a lucratividade do posto em até 10%

+++ Formulação de preços com inteligência artificial abre caminho no segmento de postos de combustíveis

+++ Foco na lucratividade

+++ Postos perdem até 50% da margem de lucro nas vendas com cartões frota

Assista ao vídeo – Como Sobreviver em Tempo de Quarentena

Artigo anteriorPassando só para te avisar que a Mentoria para Gestores de Lojas de Conveniência começa amanhã ( 20/08)
Próximo artigoCompre peças e equipamentos originais ASPRO para GNV na Loja Virtual Brasil Postos
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here