Nos último 10 anos estamos passamos por transformações radicais na forma como fazemos negócios. 

Há 10 anos se você fosse dono de uma locadora de vídeos talvez nunca lhe passasse pela cabeça que seu negócio estaria fadado a desaparecer. Quem pagou para ver, acabou arruinado.

Há 5 anos anos atrás quem tivesse um pousada ou um pequeno hotel talvez nunca imaginasse que seu vizinho seria uma ameaça real. Não só os vizinhos como TODOS os moradores que possuam um “quarto para alugar“. Atualmente a aplicativo do AIR BNB possui a maior rede de quartos para alugar do mundo sem possui NENHUM QUARTO DE HOTEL.

Há 2 anos a forma como pedimos a “sagrada pizza” da família também mudou. Agora pedimos pelo IFOOD e UBER FOOD que já tem nossa conta bancária cadastrada e tornou a operação ainda mais prática.

E você revendedor de combustíveis, já parou para pensar qual será a mudança que vai deixar seu negócio obsoleto ?

Afinal de contas os postos de combustíveis não vivem em uma “bolha” cujas tecnologias não afetem radicalmente a vida e os meios de transporte dos motoristas que abastecem no seu estabelecimento.

De uma maneira bem didática já podemos apontar quais são as principais mudanças que este segmento tem sofrido do ponto de vista da entrega do produto que comercializa. Antigamente  ( nos anos 20 ) existiam apenas os POSTOS DE GASOLINA pois o único produto que vendiam eram latas de gasolina de vinte litro.

Depois com a entrada do Óleo Diesel e do Etanol passou a se chamado de POSTO DE COMBUSTÍVEIS pois não faz sentido determinar o nome de estabelecimento comercial somente por um produto que vende.

Com a entrada das lojas de conveniência a partir do final da década de 80 e com o aumento da oferta de serviços de como troca de óleo e lavação o conceito mudou novamente para POSTOS DE SERVIÇOS.

Desde então o modelos de oferta de serviços e produtos automotivo vem se refinando. As lojas de conveniência tem oferecido novas formas de agregar valor aos clientes com a opção de foodserviçe, farmácias, lockers entre outras facilidades.

Mas até então o modelo de negócios ( venda de combustíveis ) continua o mesmo.A pergunta que fica é :

Qual será o MODELO DISRUPTIVO que vai colocar o segmento de revenda de combustíveis de pernas para ar ?

Acredito que ainda ninguém tem esta resposta, porém quando analisamos o que está ocorrendo nos mercados mais evoluídos fica uma certeza: o número de postos de rodovia vão diminuir e os que vão continuar ficarão em sites localizados nas áreas externas das cidades e ao longo dos corredores da rodovia. Eles vão exigir mais espaço para oferecer uma ampla gama de serviços, como combustíveis, infraestrutura de carregamento, ofertas de alimentos, etc.

Nas áreas urbanas, as estações poderão fornecer serviços de compartilhamento de carros, tanto para ICEs e EVs, pontos de bicicletas, aluguel de carros e outros, enquanto têm uma loja de conveniência no local. Para o crescente número de e-bikes e e-scooters, haverá máquinas de troca de baterias nos postos de abastecimento. Motoristas particulares e serviços de entrega comercial podem trocar baterias vazias por baterias totalmente carregadas. Outra mudança no contexto do aumento da logística poderia ser a expansão das estações de encomendas. Salas de reunião e escritórios móveis poderiam ser outro serviço.

Minha intenção com este artigo foi despertar em você revendedor a “dor da mudança” que é algo que todo o empresário deve sentir pois caso contrário seu negócio pode desaparecer.

Cem anos atrás, a sociedade passou por uma mudança radical quando mudamos de carruagens de cavalos para os primeiros veículos com motor de combustão.

Escrito por : Renato da Silveira

 

+++ Alguma cidade do Brasil, fevereiro de 2023 – Benvindo ao Posto do Futuro. Estamos em 2023. Meu objetivo é transportá-lo para um abastecimento em um ponto de abastecimento daqui a 5 anos. Em 2023.

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Renato da Silveira é mestre em administração de empresas atua como professor, consultor e palestrante é fundador do Portal Brasil Postos e é especializado em estratégias de marketing digital e inbound marketing para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência.

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