Benvindo ao Posto do Futuro. Estamos em 2023. Meu objetivo é transportá-lo para um abastecimento em um ponto de abastecimento daqui a 5 anos. Em 2023.

Capturar

Pedro Dias é um prestador de serviços formado em veterinária. Ele possui uma VAN que atende seus clientes em qualquer lugar que estejam. Presta atendimento em condomínios, empresas e a domicílio. Desde que adotou este novo formato parou de gastar com aluguel, taxas e funcionários. A VAN é sua principal ferramenta de trabalho. Como não tem ponto fixo depende que seu veículo esteja sempre abastecido, revisado e limpo. Afinal de contas ninguém levaria seus amados PETS para ser tratado por um veterinário que atende em veículo sujo e caindo aos pedaços.

Aplicativo que faz o monitoramento do carro.

O dia foi corrido, Pedro fez vários atendimentos e agora se dirige para casa. Durante o percurso recebeu uma mensagem do seu aplicativo que faz o monitoramento do seu carro avisando que está na hora de abastecer pois seu veículo já está na reserva. Pedro costuma abastecer sempre em posto perto da sua casa por que possui o programa de fidelidade e está acumulando pontos para trocar os pneus de sua VAN. Gosta muito das parcerias estratégicas que o programa de fidelidade oferece.

Waze mostra o valor do combustíveis

Porém, como a vida não está fácil, prefere checar como está o preço do combustível em outros postos. Acessa o aplicativo WAZE que, por geolocalização, lhe mostra o valor cobrado em todos os postos que estão no seu percurso. Como os valores são muito próximos ele decide ir ao posto em que está fidelizado.

Reconhecimento de Imagem

Pedro fica na dúvida sobre qual tipo de abastecimento ele fará. Sabe que se optar pelo serviço humano pagará alguns centavos por litro mais caro. Desde que o último governo assumiu e liberou o autoatendimento nos postos de combustíveis cabe ao cliente escolher o tipo de atendimento que prefere. Àquelas pessoas que tem problema de mobilidade, idade avançada, falta de tempo e paciência ou estão apenas com preguiça podem escolher a bomba com atendimento pelos frentistas que se esforçam muito mais reter os clientes. A concorrência do autosserviço trouxe mais eficiência e produtividade aos frentistas que agora dispõem de treinamento à distância (EAD). Estes treinamentos os qualificam tecnicamente, dão dicas de vendas e auxiliam estes profissionais para que melhor atendam, surpreendam e fidelizem seus consumidores.

Muitos dos frentistas são terceirizados e se esforçam ao máximo para reter os clientes e fazer vendas adicionais, pois sabem que concorrem com o autosserviço. Fazem questão de sorrir para os clientes e calibrar os pneus. Coisas que ainda não podem ser feito pelas máquinas.Como o valor do combustível é um pouco mais caro nestas bombas, João optou pelo autoatendimento por que para economizar alguns reais.

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O cartão de crédito morreu por completo.

Pedro desce do carro e inicia o autosserviço. Sabe que não vai precisar de ajuda para nada, nem para passar o cartão. No momento em que a placa do seu veículo foi reconhecida o valor gasto no estabelecimento será debitado automaticamente. O pagamento é feito do consumidor direto para o estabelecimento comercial. Além de mais seguro são inexistentes as taxas transacionais para os consumidores e lojistas. 

Display da Bomba sugere produtos de acordo com o comportamento anterior.

Enquanto abastece seu veículo o display da bomba de abastecimento, que a esta altura já o reconheceu, apresenta algumas sugestões promocionadas, baseadas nas compras que João fez anteriormente neste estabelecimento.

Uma atendente virtual com feições humanas aparece no display, lembra-o que comprou um sanduíche natural durante a sua última visita, mostra a imagem do sanduíche e lhe oferece um desconto especial caso ele compre duas unidades do delicioso sanduíche e um suco de laranja integral. Em seu pensamento ele concluiu que é exatamente o que estava precisando – um alimento saudável sem preocupação em fazer o jantar. Ele aceita a sugestão do combo do sanduíche, clica no botão do display e seu pedido estará à disposição para ele retirar antes de partir. Fácil assim.

Vai chover muito nos próximos dias, que tal a troca das paletas?

Outro atendente virtual aparece na tela ( desta vez tem as feições de um técnico )e avisa que, segundo a previsão do tempo, o índice pluviométrico será muito alto naquela região. Vai chover muito. O atendente virtual sugere que faça a troca das paletas. Fazem mais de 12 meses que ele trocou (o sistema buscou esta informação de acordo com a placa do veículo) e a validade de uma paleta é de apenas 6 meses. Também sugere que seja colocado o líquido antiembaçante e desengordurante.

Venda_Combustíveis_domicilioAgendar de serviços em outros locais.

Ele aceita a troca, mas exige que a substituição seja feita na próxima segunda-feira no endereço que está no seu cadastro. Já faz algum tempo que ele prefere que pequenos serviços de manutenção automotiva sejam feito na sua casa e sabe que as empresas já estão acostumadas com esta forma de prestar serviço. Em alguns países como os EUA até o abastecimento pode ser feito a domicilio.

Maquina_lavarMaquina de Lavação Automotiva

Após abastecer lembra-se que amanhã fará atendimento em um condomínio muito chique e dá uma olhada na sua VAN. Está suja! Ele sabe que de acordo com as novas leis ambientais está proibida a lavação de automóveis em locais que não estejam preparados para a coleta e separação de água e óleo contaminado. Dirige-se até a área de lavagem automática. O software da máquina de lavação reconhece o seu veículo e mostra que o tempo de lavação será de 18 minutos.

Decide esperar. Sabe que tem mais coisas para fazer no estabelecimento.

Contratos de locação mais flexíveis

Enquanto espera pela lavação do seu veículo ele caminha pelo estabelecimento que não se chama mais posto de combustíveis e sim ponto de abastecimento ou de serviços.

Em busca do fluxo de pessoas, da localização estratégica, do atendimento 24 horas e do sistema de segurança vários estabelecimentos comerciais tem se mudado e passaram a ocupar os espaços disponíveis.

Barbearias, cervejarias artesanais, franquias de alimentação, lojas de equipamentos e acessórios para motos além das tradicionais lavanderias, padarias e farmácias agora fazem parte do “ecossistema” e agregam valor aos clientes do posto. Depois da última crise econômica abriu-se espaço para um novo conceito de locação comercial: as pop-up stores que fazem a locação comercial de curto prazo de forma descomplicada e barata. As empresas e marcas podem alugar espaços por temporada ou períodos cursos de 30, 60, 90 dias ou vários meses.

carro_el´tricoLocação de Bicicletas e Veículos Elétricos

Passa em frente a um quiosque que oferece a locação de vários tipos de veículos, na maioria movidos por energia elétrica. Depois que vendeu seu carro para reduzir os custos de manutenção, impostos e multas ele passou a alugar sempre que tem uma viagem ou evento com a família.  Como deseja ir para o litoral no final de semana, vai até ao quisque de locação, escolhe o modelo e marca e agenda a locação. Sabe que no dia agendado o veículo estará á sua disposição neste mesmo local.

lockersLockers para Entrega de Encomendas

Aproveita também para checar se as mercadorias que comprou em seu e-commerce favorito já chegaram. Ele se dirige até o locker, digita a senha que foi envida pelo whatsApp e confere se os produtos foram entregues.

Já faz algum tempo que ele optou por retirar os produtos veterinários que costuma comprar com frequência em lockers que ficam nos postos de abastecimento e que estão se tornando centros de distribuição avançados.

Já se passou algum tempo, sabe que seu carro será entregue exatamente no prazo estipulado. Passa na loja de conveniência, retira seu pedido e vai embora.

Voltando para casa

No caminho ele recebe uma mensagem agradecendo a visita ao posto, é informado sobre a pontuação do seu programa de fidelidade e o agendamento da troca das paletas e do aluguel do carro elétrico é confirmado. Finalmente o aplicativo solicita que ele avalie a experiência de compra e que ele faça qualquer tipo de comentário para que a sua próxima visita seja ainda melhor.

Voltamos agora para 2018. Todas as tecnologias que citamos já existem e estão sendo utilizadas exatamente neste momento em que você está lendo este artigo. Se você ainda tem uma operação focada em vender somente combustível, com pouquíssima diferenciação, restrito a um único modelo de negócio, com margens cada vez menores, está fadado a permanecer para sempre em 2018. E fique sabendo que o futuro é hoje.

Renato da Silveira
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Renato da Silveira é mestre em administração de empresas atua como professor, consultor e palestrante é fundador do Portal Brasil Postos e é especializado em estratégias de marketing digital e inbound marketing para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência.

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