Início Bandeira Branca ANP pode permitir que postos de bandeira vendam combustível de concorrente

ANP pode permitir que postos de bandeira vendam combustível de concorrente

O Blog Brasil Postos é Principal Veículo de Informações do Segmento de Postos de Combustíveis e Lojas de Conveniência.

12276
0
Se você escolhe a bandeira do posto onde vai abastecer seu carro, saiba que no futuro também terá de se atentar à bomba onde o carro será abastecido.
Caminhão-tanque abastece posto de combustivel no Plano Piloto, região central da capital
Agência Brasil Caminhão-tanque abastece posto de combustivel no Plano Piloto, região central da capital
A Agência Nacional do Petróleo (ANP) estuda permitir que postos de bandeira também vendam combustíveis de outras distribuidoras e realizou audiência pública para debater o assunto e outras mudanças nas regras para a revenda de combustíveis no início deste mês.

Clique aqui e conheça o Aplicativo de Check List Inteligentes Brasil Postos. 

Hoje, postos de redes têm fidelidade à bandeira que representam por contrato. Ou seja, só podem comprar, armazenar e vender combustíveis daquelas empresas.

O que a ANP estuda é permitir é a chamada “bomba não-exclusiva” em postos de bandeira. Postos Shell, BR e Ipiranga, por exemplo, teriam até duas bombas livres de fidelidade, onde poderiam oferecer combustíveis de outra distribuidora, com outro preço. Poderia ser de qualquer outra distribuidora, até mesmo aquelas que fornecem para postos de bandeira branca.

Essa medida aumentaria a concorrência entre as distribuidoras e poderia levar a uma redução no preço final dos combustíveis.

Postos que hoje estão presos ao preço de uma única distribuidora poderia negociar com outras e praticar outros preços nesses combustíveis. A limitação seria apenas pelo número de bombas.

A ANP não diz porém, se aumentará a fiscalização para saber se o posto está, de fato, vendendo a gasolina ou o etanol certo nas bombas certas.

Pela regra atual, a ANP fiscaliza e pune o dono do posto de uma bandeira de que compre combustível de outra distribuidora. E a própria distribuidora a qual ele está fidelizado pode fazer o mesmo em suas fiscalizações.

Atualmente, 55% dos 43 mil postos de combustíveis do País têm contratos com apenas três bandeiras: BR Distribuidora (Petrobras), Shell (Raízen) e Ipiranga (Ultrapar).

Na consulta pública, elas e alguns sindicatos ligados aos postos criticaram as novas regras pelo risco de aumento da insegurança jurídica e de irregularidades.

O Creta inaugura uma nova fase: os carros serão abastecidos somente com gasolinaOutros assuntos foram tratados na audiência pública, como o fim da terceira casa decimal no preço do litro dos combustíveis para tornar mais clara a apresentação dos preços ao consumidor.

Outra pauta foi a discussão sobre a liberação de delivery de álcool e gasolina, permitindo a venda fora dos postos, além do fim da venda direta de combustíveis (postos poderiam comprar etanol diretamente das usinas), outro movimento que aumentaria a concorrência e poderia levar a uma redução nos preços.

De acordo com a ANP, “as contribuições recebidas na consulta e na audiência serão avaliadas pela área técnica, para alteração ou não da minuta original e publicação posterior da resolução, após análise jurídica da Procuradoria Federal junto à ANP e aprovação da diretoria colegiada da Agência.”

Fonte: REvista 4 Rodas

+++ CONHEÇA O programa de imersão online que promove o Desenvolvimento de Líderes em todas as áreas da revenda de postos de combustíveis e lojas de conveniência.

✅ Principais mudanças defendidas pela ANP:

1️⃣ Utilização de bombas não exclusivas pelo revendedor de combustível (bombas brancas);

2️⃣ Opção de não exibir a marca do distribuidor de combustível líquido;

3️⃣ Exibição dos preços dos combustíveis com duas casas decimais;

4️⃣Aquisição e comercialização de combustíveis do ciclo Otto pelo TRR (Transportador-Revendedor-Retalhista);

5️⃣ Entrega do combustível fora das instalação do posto, por meio do serviço delivery;

+++ ANP inicia consulta pública sobre regulamentos do segmento de revenda de combustíveis

+++ O fim do monopólio do combustível

✅ Assista o vídeo institucional da Academia Brasil Postos

 

Artigo anteriorO fim do PPRA e a chegada do PGR
Próximo artigoRevendedores de combustíveis rebatem Bolsonaro
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here