? Clique aqui e conheça o Aplicativo de Check List Inteligentes Brasil Postos.
Segundo o diretor executivo da AbriLivre, Rodrigo Zingales, quando a Petrobras eleva os preços da gasolina e do diesel, as distribuidoras repassam imediatamente esses aumentos aos postos. “No entanto, quando há uma redução no preço, as distribuidoras usualmente repassam aos postos apenas parcela dessa redução. Por esta razão, muitas vezes os consumidores reclamam que os postos não repassaram integralmente as reduções de preços da Petrobras para a bomba”, complementa.
De acordo com a associação, as margens brutas dos postos, que correspondem à diferença entre o preço de compra do combustível pago às distribuidoras e o preço de venda aos consumidores, nos últimos anos têm caído drasticamente, exatamente porque as distribuidoras têm absorvido parte dessas margens.
+++ CONHEÇA O programa de imersão online que promove o Treinamento de Líderes em todas as áreas da revenda de postos de combustíveis e lojas de conveniência.
“Na maioria das vezes, as margens brutas dos postos resumem-se a alguns poucos centavos e quando muito atingem R$ 0,30 ou R$ 0,40 por litro (ou seja, menos de 10% do preço da bomba do etanol, gasolina ou diesel), sendo que para muitos postos esse valor pode não ser suficiente para pagar todas as suas contas.
Logo, com o devido respeito, o Exmo. Senhor Presidente da República equivocou-se ao afirmar que os responsáveis pelos preços elevados dos combustíveis seriam o ICMS e os postos revendedores de combustíveis.
Basta solicitar para a ANP os preços de compra e de venda dos combustíveis das distribuidoras ou, simplesmente, analisar seus balanços para entender quem está ganhando e quem está perdendo”, completa Rodrigo Zingales.
Para reforçar o quanto a dependência dos revendedores com as distribuidoras pode ser o grande “vilão” dos preços altos, a “A Associação Brasileira dos Revendedores de Combustíveis Independentes e Livres (AbriLivre) defende a venda direta e a revogação da tutela da fidelidade à bandeira, ou paliativamente a “bomba não exclusiva”, por acreditar que desta forma teremos um mercado mais justo para todos”, completa.
✅ Sindicombustíveis – DF
Nesta quarta-feira (21) o presidente da Fecombustíveis disse que a margem de lucro vem diminuindo ano a ano e que os maiores vilões são a carga tributária e a política internacional de preços, com alta do dólar e do valor do barril de petróleo.
“Nos últimos 10 anos nossa margem caiu mais de 40%, esses dados são da Agencia Nacional do Petróleo. Nós trabalhávamos com 14,4% e hoje a média nacional está em 9,8%. Então não são os empresários do setor que provocam esse preço alto na bomba, tem pelo menos três fatores que fazem com que o combustível no Brasil seja caro” pontuou o presidente da Fecombustíveis.
Paulo Miranda afirmou que a carga tributária no país é muito alta. “A gasolina hoje está na média de R$5,83 reais na bomba no Brasil inteiro, de acordo com a ANP e o diesel R$4,59 reais. Dentro desse valor a gasolina custa na refinaria da Petrobrás R$2,70 e o diesel custa R$2,81 aí vem o ICMS que na média Brasil é R$1,63 e o PIS/COFINS que é R$0,79 centavos. Tudo isso impacta no preço final” explicou.
✅ Principais mudanças defendidas pela ANP:
1️⃣ Utilização de bombas não exclusivas pelo revendedor de combustível (bombas brancas);
2️⃣ Opção de não exibir a marca do distribuidor de combustível líquido;
3️⃣ Exibição dos preços dos combustíveis com duas casas decimais;
4️⃣Aquisição e comercialização de combustíveis do ciclo Otto pelo TRR (Transportador-Revendedor-Retalhista);
5️⃣ Entrega do combustível fora das instalação do posto, por meio do serviço delivery;
+++ ANP inicia consulta pública sobre regulamentos do segmento de revenda de combustíveis
+++ O fim do monopólio do combustível
Essa matéria é totalmente TENDENCIOSA. Eu acompanhei a declaração do Presidente e ele deixa claro que o grande VILÃO é o ICMS. Depois falou que há ainda as despesas de transporte e a margem de lucro dos revendedores.
Infelismente os impostos são muito elevado no Brasil, mas os impostos sempre foram cobrados, oque esta errado é a politica e forma de reajuste com acompanhamento da variação do dolar e o preço do barril do petroleo a nivel mundial. baixar r$0,20 centavos no icms, não vai resolver nada.
O mais engraçado no brasil é que o povo só olha o combustivel, vai no supermercado o preço do feijao, arroz, esta r$10,00 vai para r$ 15,00 sobe 20% ,30% ,40%, no seguimento de material de construção dobrou os valores, e tantos outros setores, ai lhe pergunto sera que é só o ICMS tambem. tem muita gente que não conhece o seguimento e da suas opinioes sem conhecimento.