A segurança de todos que transitam por um posto de combustível passa também pela manutenção.

Daí, a importância da revisão periódica das bombas. Assim como dos filtros, tanques e diversos outros equipamentos.

Como parte das atividades da equipe de funcionários, a manutenção operacional deve ser de conhecimento de todos. Eles devem ser treinados para conhecer os equipamentos e detectar qualquer tipo de problema. Assim, caso necessário, fazer a manutenção preventiva dos mesmos.

Aliás, são 4 os tipos de manutenção necessárias ao posto:

  • Operacional: faz parte da rotina diária
  • Preventiva: determinada pelos fabricantes dos equipamentos
  • Corretiva: acontece pela necessidade de reparo a equipamentos danificados
  • Técnica: realizada por pessoal especializado

E tudo isso causa boa impressão aos clientes, que devem ser comunicados das ações. Especialmente quando alteram a rotina de funcionamento dos serviços. Portanto, use placas indicativas nos dias em que estiverem realizando esse trabalho.

Além disso, um posto com a manutenção em dia é mais eficiente e seguro. Isso gera confiança nos produtos, serviços e traz credibilidade.

Agora, confira os principais itens que devem ser checados:

Sistemas e equipamentos em dia

Uma boa manutenção preventiva checa o funcionamento de todos os sistemas e equipamentos do posto.

Portanto, caso seja detectada qualquer anomalia, por menor que seja, o correto é solucionar o problema e evitar que ele se torne maior (e mais caro) no futuro.

Essas revisões também evitam a surpresa de multas e processos relativos a danos ambientais. Por exemplo, como nos casos de vazamento de combustível.

Instalação elétrica

Faça revisões da instalação elétrica e do quadro de distribuição. Em suma, o ideal é que sejam feitas no mínimo a cada seis meses e no máximo a cada ano. Assim você garante que tudo está dentro das normas técnicas.

Isso evita acidentes e paralisações do seu posto por motivo de pane elétrica. O que pode gerar outros gastos com a troca não programada de equipamentos. Por fim, prejuízo com a própria paralisação.

Troca dos filtros de combustível

A troca regular dos filtros de combustível evita a contaminação dos combustíveis vendidos no seu posto. Filtros em bom estado garantem também o bom funcionamento dos equipamentos. Assim como reduz a necessidade de revisões.

Limpeza das bombas

As bombas são os equipamentos mais utilizados e um dos mais caros no posto. Portanto, merecem atenção redobrada! Porém, a limpeza feita apenas com água e sabão não faz só com que ela tenha maior vida útil. Ela também melhora o aspecto para o cliente.

Eles não podem ser esquecidos na manutenção

Mangueiras, correias, densímetros, bicos e lacres dos tanques também fazem parte da manutenção. Dessa forma, dê atenção especial a eles.

Agora, aproveite e já coloque na agenda a manutenção do seu posto.

Quer saber mais sobre este e outros assuntos? Então acesse o blog do webPosto e fique por dentro de todas as novidades do setor.

O webPosto conta com ferramentas que facilitam a tomada de decisões no seu negócio. Além de te ajudar a gerenciá-lo da melhor forma. Quer saber mais? Entre em contato com nossos consultores e agende uma demonstração sem compromisso. Vamos juntos fazer do seu posto um sucesso!

Gostou dessas dicas e quer sempre por dentro das novidades sobre postos de combustíveis? Então não deixe de acompanhar o webPosto no Facebook e Instagram.

Para ter acesso a outros conteúdos como este, cadastre-se agora mesmo em nosso site! Que tal?

Ficou interessado? 

logo Quality Automação

WebPosto e demais produtos são desenvolvidos pela Quality Automação, empresa especializada em soluções de automação para postos de combustíveis e lojas de conveniência.

vendas@qualityautomação.com | FONE: 3062- 5275

 

+++ 6 dicas para melhorar o processo de vendas do seu posto de combustível

+++ Como elaborar um plano de contingência para os postos de combustíveis?

+++ Facilite o recebimento em seu posto de combustível com pagamentos via QR CODE!

+++ Diminua fraudes e tenha transparência nos dados com o seu POS integrado as bombas

+++ Como o WebPosto pode te ajudar a gerenciar o financeiro do seu posto e loja de conveniência?

Artigo anteriorÉ crime revender combustível de marca diferente a que ostenta?
Próximo artigoOs benefícios de uma boa conversa olho no olho com sua equipe
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here