banner_promo_cursos

Você acaba por decidir que vai montar um posto de combustível ou que a partir de agora vai trabalhar como revendedor em parceria com a BR Distribuidora.

Entre outros assuntos, o assessor comercial lhe informa que você vai precisar fazer a implantação da comunicação visual que os postos de combustíveis da companhia usam, e te entrega uma lista de empresas que são credenciadas pela Petrobras para executar esse serviço.

Nesse momento você se pergunta: “Será que vale a pena contratar uma empresa homologada?”

Este artigo tem como objetivo, falar de forma sucinta as vantagens de contratar uma empresa homologada pela Petrobras, para que você revendedor, tenha mais subsídios para decidir se vale a pena(ou não) contratar uma empresa credenciada pela companhia para prestação de serviços de comunicação visual para postos de combustíveis.

O que é uma empresa homologada Petrobras ? Basicamente ser uma empresa homologada pela Petrobras, é estar credenciado e aprovado pela companhia para fornecer ou executar determinado produto ou serviço.

No caso do artigo que você está lendo, estamos nos referindo a implantação de comunicação visual para postos de combustíveis, mas essa premissa pode ser estender para outros produtos e serviços.

As boa práticas do mercado determinam que existem dois processos no que tange o credenciamento de parceiros para empresas, ambas fazem parte de uma seleção e filtro para a escolha dos melhores fornecedores. A seguir falaremos um pouco de cada uma:

Credenciamento – Essa é a etapa em que a partir de critérios estabelecidos pela companhia, os fornecedores são avaliados e pré-selecionados. Em outras palavras, são requisitos que o fornecedor de serviços precisa ter para que possa seguir adiante no processo de homologação.

Alguns exemplos de características que o fornecedor deve apresentar:

  • antecedentes estáveis;
  • habilitação jurídica;
  • regularidade fiscal;
  • qualificações técnicas;
  • boa situação econômico-financeira.

Esses e outros requisitos devem ser apresentados em forma de documentos, através de certidões, balancetes entre outros.

Essa etapa do processo de credenciamento, prima por garantir maior confiança e segurança no fornecimento de produtos e serviços, bem como aumentar as chances de os prazos de entrega serem cumpridos e de não haver erros nos pedidos, entre outros imprevistos.

Qualificação – Esse já é o processo posterior ao credenciamento e já é caracterizado pela avaliação da companhia em relação aos serviços prestados, alguns critérios observados nessa etapa:

  • entrega pontual;
  • qualidade do produto
  • fornecimento de um serviço adequado;
  • realização de apoio técnico;
  • cumprimento do que foi especificado;

A finalidade dessa etapa, é verificar se o manual de padronização e o projeto estabelecido pela companhia está sendo seguido conforme o planejado. Caso não esteja, a empresa fornecedora pode ser notificada e terá que realizar reparos e adequações, correndo o risco de ser descredenciada e deixar de ser uma empresa homologada.

16.1_comunicaçãovisual_postosPorque eu deveria contratar uma empresa homologada Petrobras ? Como visto no tópico acima, trabalhar com uma empresa homologada pela Petrobras, é contratar uma empresa que passa anualmente por um credenciamento, onde são analisados critérios que testificam a saúde da empresa.

Dessa forma, minimizam o risco de um eventual desacordo comercial, como o não cumprimento de contratos, prazos de entregas, fornecimentos de serviços entre outros, além de haver uma avaliação qualitativa no serviço prestado, garantido assim, o uso das matéria -primas e as especificações pré-determinadas pela companhia e que tiveram aval de técnicos, engenheiros e arquitetos.

Outro ponto importante que somente empresas homologadas possuem, são os manuais de padronização técnico e de especificações que a própria companhia fornece, garantindo assim, o uso correto da marca e sua padronização.

Sempre que uma atualização é feito em algum manual, os fornecedores homologados recebem essas alterações e passam a utilizá-las, garantindo assim que as revendas de combustíveis que os contratam estejam sempre atualizadas e seguindo os padrões determinado pela companhia.

Quais os riscos de eu não contratar uma empresa homologada Petrobras ? Pela nossa experiência como empresa homologada, é muito comum sermos acionados para executar reparos em projetos de postos de combustíveis ou em franquia Lubrax + que estão fora do padrão.

Obviamente essa não é uma boa experiência para nenhuma das partes, seja para distribuidora, seja para nós como fornecedores e principalmente para o revendedor.

Na maioria dos casos, não existe nenhuma restrição para o dono do Posto de Combustível contratar a empresa que ele bem entender, muitas vezes por pensar que o preços praticados por empresas homologadas são mais altos, o dono da revenda opta por uma mão de obra desqualificada, no sentido que essa empresa não tem acesso a arquivos e manuais técnicos que somente credenciadas possuem.

Dessa forma o que pode acontecer se você contratar uma empresa não homologada? 

  • A obra não ser entregue dentro dos padrões especificados pela companhia
  • Retrabalho
  • Readequações
  • Atrasos
  • Não ter nenhum apoio da distribuidora por não utilizar fornecedor homologado

Obviamente que somente a homologação, não garante que a empresa contratada não terá problemas na execução da obra. A Homologação garante que ela deve seguir todos os manuais estabelecidos e entregar o projeto padronizado, correndo o risco de descredenciamento, o que para ela significa menos trabalho e portanto menos dinheiro.

É mais caro contratar serviços de empresas Homologadas pela Petrobras ? Definitivamente não.

É claro que algumas questões devem ser analisadas com bastante calma, principalmente com relação ao escopo do projeto.

Como já foi falado aqui neste artigo, a companhia fornece um manual de execução que deve ser seguido a risca. Como um fornecedor que não tem acesso a esse manual vai colocar no orçamento matérias-prima que ele desconhece?

Questões tributárias, como emissão de nota fiscal também podem fazer diferença nos valores de investimento para mais ou para menos. Esses pontos devem estar em pé de igualdade para que a comparação seja feito de forma adequada, se tudo estiver igual provavelmente, os valores de investimento também serão parecidos.

Portanto, outros fatores como atendimento, prazo de execução serão diferenciais para escolha de empresa A ou empresa B, dificilmente o fator preço.

Conclusão – Empresas Homologadas pela Petrobras para fornecimento de serviços de comunicação visual para postos de combustíveis são a melhor opção com relação à custo benefício. Para o proprietário da revenda, ter como um parceiro que já foi credenciado a partir de critérios documentais e qualificado em um pós venda pela própria companhia remete a segurança de um serviço entregue conforme os acordos firmados além de uma execução de qualidade atestada por técnico e engenheiros da própria Distribuidora BR.

Aqui vale o ditado popular: “O barato muitas vezes pode sair caro”


Multi Imagem – Homologada Petrobras para Imagem e Franquia Lubrax +

Somos Especializados em Comunicação Visual para Postos de Combustíveis, somos homologados Petrobras (Imagem e franquia Lubrax +) mas também realizamos projetos para Postos Bandeira Branca, executamos obras em todo o Brasil.

A Multiimagem é fornecedora credenciada ao BNDES, financiamos projetos de reforma de posto de combustível e revitalizações em até 48 Prestações.

Consulte nossos consultores para maiores informações.

Telefone: (19) – 3819 – 8230

E-mail: [email protected]

banner_Leia _também1

+++ LEIA TAMBÉM: Aumente o movimento da pista com uma ação

+++ LEIA TAMBÉM : Posto Bandeira Branca – Marca Própria ou Descaracterização?

+++ LEIA TAMBÉM : Pensando em Reformar o Posto ? Aprenda como usar o BNDES

+++ LEIA TAMBÉM : Projeto 3D para construir meu Posto de Combustível – Eu preciso disto ?


 Este post foi escrito por Fábio Higa. Conheça mais sobre o perfil deste profissional.

WhatsApp Image 2018-09-26 at 10.09.02

Artigo anteriorO Que te Impulsiona na Tomada de Decisões no Posto?
Próximo artigoVenda direta de etanol aos postos é autorizada de novo
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here