Se você tem um posto, é importante ter em mente todas as obrigações fiscais de um posto de combustível. Você deve cumpri-las com rigor para manter seu negócio operante.

 O segmento de varejo de combustíveis é um dos mercados mais fiscalizados no Brasil. Além das regulamentações do município e da Secretaria Estadual da Fazenda, você deve se preocupar com as normas da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e também com as determinações de órgãos de regulação ambiental.

 Os agravantes para quem não cumpre estas obrigações podem ser bem sérios. Eles englobam desde autuações até mesmo o fechamento do posto. Para evitar multas altas e o encerramento das atividades, é preciso estar atento aos prazos e as normas a serem seguidas.

 Faça o controle do LMC

O Livro de Movimentação de Combustíveis, mais conhecido como LMC, é uma obrigação fundamental de qualquer posto de combustível. No livro, são registradas diariamente as movimentações de compra e venda, bem como o estoque de combustível de seu posto. Se você quiser saber mais sobre o LMC, vale a pena visitar esta página da ANP sobre os procedimentos corretos no preenchimento do livro.

 Fique atento aos prazos de envio do SPED Fiscal

Basicamente, o Sistema Público de Escrituração Digital, mais conhecido como SPED, é um arquivo digital que possui o registro da apuração de impostos, como o ICMS e o IPI, entre outras informações para facilitar a fiscalização tributária do posto de combustível pelo fisco. Empresas contribuintes desses impostos devem gerar esse arquivo mensalmente.

 A emissão da NFC-e agora é obrigatória

É NFC-e é um documento eletrônico que deve substituir as notas fiscais de venda a consumidor – modelo 2 – e o cupom fiscal emitido por Impressora Fiscal (ECF). A emissão da NFC-e está liberada desde 1º de julho de 2013 para as empresas que desejaram optar de forma voluntária.

 Para o segmento de postos de combustíveis, sua emissão passou a ser obrigatória a partir de 1º de janeiro de 2017.

 Faça a apuração correta de PIS/Cofins

O Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS) são tributos federais. Como administrador, você deve calcular corretamente as alíquotas para ter uma formação de custos precisa de seus produtos e serviços e recolher de forma devida os tributos perante o fisco.

 Conforme explicado, são muitas as obrigações fiscais de um posto de combustível. O ideal é se programar para realizar o pagamento de tributos e impostos dentro dos prazos legais. Desta forma, é possível pagá-los de forma parcelada ou com valores mais em conta. Fique sempre atento às datas de vencimento.

Fonte: http://www.arxo.com/blog/br

Artigo anteriorPostos de bandeira branca avançam no país em meio à crise.
Próximo artigoCapacitação Online para Postos e Conveniência é sucesso absoluto.
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

4 COMENTÁRIOS

  1. Somos uma empresa que desenvolve e comercializa uma solução de gestão para postos de combustíveis. Nos inspiramos muito no trabalho de vocês para auxiliar nossos clientes na obtenção de conteúdos de valor. Vocês estão de parabéns.
    Estamos sempre divulgando os posts de vocês em nosso site:
    http://www.adaptive.com.br

    • Olá Alberto, obrigado pelo seu contato.
      Agradeço pela suas palavras. Também acompanho o Blog da sua empresa e gosto muito dos conteúdos que estão sendo publicados. Penso que houve uma grande evolução. Parabéns.
      Também fiquei surpreso com a sua plataforma de EAD. Acredito que tanto você quanto eu estamos sendo pioneiros neste formato de ensino a distância porém certeza que virá para ficar.
      Este é meu contato direto e fico a disposição para conversarmos sobre temas relacionado ao nosso mercado de postos de combustíveis. É sempre bom encontrar parceiros dispostos a oferecer novidades gerar informação qualificada para a revenda.
      Atenciosamente,
      Renato da Silveira – Diretor Comercial

  2. As 17:27 02 09 2018, fiz abastecimento de Etanol no meu carro Gol,no posto são Joge Serra Talhada PE.paguei 40.00 reais em Oito Litros e812ml.e certo o que estão fazendo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here