logo gestão financeira

Série Dominando as Finanças – Passo [3 de 3]  – O Que te Impulsiona na Tomada de Decisões no Posto? Tal como subir ou baixar preços, investir em capital de giro, abrir prazo para novos clientes, entre outras decisões que impactam o fluxo de entrada e saídas de dinheiro.

Aquilo que Não é Medido ou Apurado Não Pode Ser Gerenciado

Você é um Gerente ou Proprietário que ainda apura o resultado do posto pelo método do achismo? Tanto na necessidade do Capital de Giro como na Apuração dos Resultados? Grande parte dos revendedores tem como indicador de performance a galonagem vendida. Por meio desse indicador, elege o resultado daquele mês e toma decisões mediante essa base.

Superestimar o achismo pode provocar um desencadeamento de problemas operacionais e financeiros, capaz de levar um posto ao fechamento por ineficiência de gestão.

Pesquisas demonstram que resultados apurados pelo achismo podem distorcer em até 30% do resultado real. Portanto, antes de tomar uma decisão financeira, tenha certeza que avaliou todos os números e que baseou-se em informações e dados reais, de preferência, controlada por um sistema de informação.

 
 
banner_Leia _também1
+++ LEIA TAMBÉM: Aumente o Lucro no Posto ou faça Seu Prejuízo Diminuir – Série Dominando as Finanças – Passo 1 de 3   
+++ LEIA TAMBÉM : Seu Posto Tem Política de Retiradas de Lucros? Ou Lucro é Salário? – Passo 2 de 3 
+++ LEIA TAMBÉM: Porque Meu Posto de Gasolina Não Gera Lucro?
 
conteúdo
Melhor Sistema de Informações Para Tomada de Decisão

Não existe sistema ruim para tomada de decisão, o que existe é um sistema desfalcado de dados e informações e que trabalham de maneira ociosa. Grande parte dos gerentes e revendedores entendem que operacionalizar o sistema requer muito tempo, considerando um desperdício. O fato é que lançam apenas o básico para atendimento fiscal e de estoques, deixando o principal elemento de decisão, o atendimento gerencial de lado.

Portanto, se quer tomar decisões corretas e saber a performance da sua operação, o primeiro passo é explorar o sistema de informação gerencial existente no posto.

Conseguir Informações Confiáveis para Tomada de Decisão

Para ter informações precisas que permitirão suportar uma decisão coerente, necessariamente deve existir alguns elementos que somente o gerente e o dono podem conseguir, que é comprometimento, clareza e visão de negócio. Sem esses três elementos, qualquer sistema de informação será falho. O conjunto desses elementos corresponderão a ter as seguintes informações:

  • Margem de Contribuição;
  • Ponto de Equilíbrio;
  • Precificação;
  • Margem de Lucro por Combustível;
  • Demonstração do Resultado do Exercício;
  • Planilha ou Relatório do Fluxo de Caixa Diário.

Enfim, conseguindo dominar esses elemento e os tornando ferramentas gerenciais, suas decisões não mais serão creditadas como achismo.Procure trabalhar com suporte nas suas decisões, baseadas empiricamente em fatos e experiência.

Conseguir Comprometimento, Clareza e Visão de Negócio

Costumo dizer que é o simples que não é fácil, mas que pode ser aprendido e colocado como meta. Sendo que 40 dias é um tempo suficiente para conseguir dominar esses elementos. Mesmo que seja um calça branca ou até mesmo um revendedor experiente, é possível dominar essas técnicas e tomar as melhores decisões.

Independente do Posto de Combustível ser pequeno, médio ou grandes, a essência será a mesma, o que mudará serão apenas o volume de combustível, pessoas e cifras. Saiba que tudo isso pode ser corrigido e saiba que a Brasil Postos tem essa solução.

Caso queira realmente dominar esses elementos e conseguir a partir de hoje tomar decisões empiricamente baseadas em fatos no seu posto, recomendo conhecer esse método que poderá auxiliá-lo e leva-lo ao melhor desempenho par tomada de decisões.

banner inicial gestão financeira_letrings

Se a Gestão Financeira é um problema que você deve enfrentar e precisa de ajuda,  se inscreva no nosso Curso de Gestão Financeira Online desenvolvido pelo Consultor Carlos Bispo em parceria com o Portal Brasil Postos. Neste curso é apresentada  qual o impacto financeiro para cada modalidade de pagamento e também demonstrada na prática como calcular a margem de contribuição e o capital de giro.

Gostaria de ter ajuda com isso? Podemos te ajudar. Até breve

banner colunista carlos

Artigo anteriorInmetro estabelece regras para fiscalização de bombas medidoras em postos de combustíveis
Próximo artigoVale a pena contratar uma empresa homologada pela Petrobras ?
Maior plataforma de cursos online para o segmento de postos de combustíveis e loja de conveniência a BP Cursos Online pertence ao Portal Brasil Postos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here