Na Espanha capturar clientes é o único objetivo.

A rede de postos oferece aos seus clientes nas estações de serviço um desconto de cem euros na contratação do seu serviço de eletricidade e gás.

A Repsol aproveita o fato de possuir a maior rede de postos de gasolina de Espanha (3.354) para entrar nesta batalha dos descontos.

À semelhança de outros setores, os comerciantes da eletricidade e do gás pretendem seduzir os seus clientes com promoções atrativas com ofertas por telefone, email ou pontos de venda físicos.

Uma oferta igual à da Iberdrola no mercado, 60 para eletricidade e 40 para gás. Embora a Repsol aumente esta aposta se você optar pela sua proposta através de um formato que a Iberdrola não pode igualar.

A sua promoção inclui 150 euros para reabastecer nos postos de abastecimento.

Embora a sua captura através do combustível só aconteça se tiver o aplicativo de fidelidade e pagamentos móveis da Repsol, o Waylet. Uma alternativa que a Naturgy também utiliza com seu aplicativo mobile que, além de administrar contratos de energia elétrica e gás, serve para acumular descontos em seus parceiros comerciais como Amazon ou Booking.

A Naturgy propõe na guerra de marketing de promoções com descontos de 25% no primeiro ano ao nível da energia na eletricidade e outros 25% nos primeiros 365 dias a prazo fixo para o gás. Por seu turno, a oferta que a Endesa tem sobre a mesa para este concurso é um mês grátis de eletricidade e gás para os seus novos consumidores.

Cuidado com ofertas

Na guerra do desconto, o consumidor sempre ganha. Embora você tenha que ter cuidado. A Organização de Consumidores e Utilizadores (OCU) tem alertado várias vezes para a publicidade das tarifas oferecidas por boa parte dos comercializadores de energia no mercado liberalizado e que leva os consumidores a contratar tarifas que não lhes convêm. De acordo com dados da Comissão Nacional de Concorrência (CNMC), sete em cada dez famílias não sabem se estão no mercado regulado ou no mercado livre.

A OCU denuncia que as empresas aproveitam a falta de conhecimento que os consumidores têm do mercado de energia elétrica para oferecer tarifas que, atraídas por suculentos descontos e benefícios, são caras e não recomendadas ao consumidor. Uma das táticas que eles empregam é oferecer super descontos como um gancho de contratação.

É tão simples quanto inflar seus próprios preços iniciais e, em seguida, anunciar ofertas com grandes descontos“, diz a organização. Em outras ocasiões, referem-se diretamente à economia que o cliente pode obter ao contratar com eles.

Uma informação que as organizações de consumidores apontam que não é detalhada é que essas economias são alcançadas usando como referência taxas caras da própria empresa ou da concorrência, como as taxas de preços fixos que os comerciantes regulamentados são obrigados a oferecer, e que praticamente ninguém contrata por seus preços altos.

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