Sabemos que o movimento nos postos de combustíveis mudou com a pandemia. Mas, passado o período mais crítico, as pessoas estão retornando a vida normal. Além disso, este também é o momento para se avaliar se vale a pena abrir ou mesmo manter o posto aberto 24 horas.

Então, para te ajudar, confira esta publicação com as vantagens e desvantagens desta operação.

Vantagens de ter um posto aberto 24 horas

Aumento nas vendas

Ao manter o posto aberto por mais tempo, há automaticamente um aumento das vendas. Consequentemente, a ampliação no número de atendimentos resulta em mais abastecimentos e a venda de produtos e serviços agregados é certa.

Localização e divulgação

Essa dupla é fundamental para o sucesso do posto. Estar instalado em locais de grande movimento, especialmente, nas maiores cidades garante uma resposta mais rápida no fluxo de clientes.

Outro aliado para elevar as vendas é a divulgação. Placas indicativas, uso das redes sociais e publicidade são essenciais. Portanto, aproveite e comunique isso aos clientes na hora de abastecer ou utilizar serviços e produtos do posto.

Fidelização de clientes

E se o movimento está aumentando também é hora de fidelizar os clientes. Então, este é o momento para preparar e até mesmo aperfeiçoar a equipe para realizar o atendimento nota 10.

Aproveite e confira como ter o melhor atendimento em seu posto e loja de conveniência.

Tudo isso gera a fidelização desses clientes. Aliás, se você deseja ler mais sobre este tema, acesse o checklist disponível aqui em materiais gratuitos com as 9 principais dicas para fazer um programa de sucesso.

Parcerias

Da mesma forma, também é a hora de construir parcerias com negócios que podem agregar mais ao posto, especialmente, quando pensamos na atividade comercial noturna.

Barbearia, salão de beleza, pet shop, fast foods, farmácia e outros serviços são sempre bem-vindos.

Fluxo para a loja de conveniências

Ao manter o posto aberto 24 horas, a loja de conveniências também é beneficiada. Aproveite para diversificar a oferta de produtos. Para isso, conte novamente com uma boa pesquisa de mercado.

Avalie as demandas do local onde está instalado e também do público, especialmente, daqueles que frequentam no período noturno a procura de serviços e produtos.

Gestão por resultados

Se há um aumento no movimento do posto que funciona sem parar, logo haverá novas contratações e outras demandas internas. Esse é o momento de ter uma gestão ainda mais eficaz.

É um investimento que garante resultados. Com a administração mais profissional, você terá uma visão mais ampla e detalhada do negócio. Assim, em caso de qualquer mudança de cenário – aumento de fluxo, novos consumidores – será possível tomar as melhores resoluções.

Desvantagens de ter um posto aberto 24 horas

Aumento dos custos

Não dá para negar que a manutenção de um posto aberto ininterruptamente também ocasiona o aumento dos custos.

Isso inclui contas de água, energia elétrica, manutenção de equipamentos, mais salários, encargos trabalhistas e adicionais noturno e por periculosidade, mais equipamentos de proteção individual (EPI´s) e segurança noturna.

Mais riscos

Isso é certo. Será preciso investir em mais segurança com o funcionamento 24 horas. Vale inclusive considerar a contratação de vigilante noturno e a instalação de um sistema de segurança monitorado permanentemente.

Com o monitoramento, as imagens e vídeos podem ser gravadas e armazenadas e são imprescindíveis para auxiliar nas investigações, em caso de algum tipo de ocorrência.

Mais descarga de combustíveis

Mais vendas também significa um fluxo maior de recarga dos tanques. E, portanto, as manobras dos caminhões-tanque serão mais frequentes.

O lado negativo é que no momento dessas manobras, o atendimento é interrompido, ou seja, menos vendas.

Lembre-se também que essas operações são consideradas de risco e por isso exigem mais segurança preventiva.

Na balança

Ao pesar na balança as vantagens e desvantagens de abrir seu estabelecimento 24 horas, avalie os tópicos relacionados acima e a realidade da região onde o seu posto está instalado.

Um estudo detalhado de viabilidade econômica é fundamental e deve priorizar os custos e o potencial de crescimento. Do mesmo modo, considere realizar uma pesquisa de mercado. As respostas ajudarão a verificar se há demanda.

Todo esse trabalho também pode ser feito por uma consultoria especializada

E agora, já está pronto para colocar a mão na massa, ou melhor, os dados na planilha e ver as vantagens e desvantagens do posto 24 horas? Se estas informações foram importantes para você, continue lendo nossas publicações e indique para outras pessoas.

Em nosso blog, você também encontra outras informações sobre gestão.

Se essas informações foram úteis para você, compartilhe com outras pessoas e, claro, sua equipe de trabalho. Assim, todos ficarão atentos e conhecendo mais dessa novidade.

Se quiser saber mais das novidades do setor de combustíveis, continue lendo o nosso blog e nos acompanhe nas redes sociais: Instagram e Facebook

Se inscreva em nossa newsletter e continue por dentro de todos os conteúdos em nosso blog.

Para te ajudar, clique aqui neste e-book sobre “Como planejar a escala de trabalho dos frentistas nos postos de combustíveis”.

 

Quer saber mais sobre os produtos webPosto? Acesse nosso site e realize o cadastro para ter todas as informações sobre nossas soluções para sua empresa

A Quality Automação é uma empresa especialista no que faz, de desenvolvemos um sistemas de gestão para postos de combustíveis integrado e em nuvem – o webPosto, e queremos ser parceiros no seu crescimento!

Acesse o nosso site para tirar todas as suas dúvidas e se cadastrar na nossa newsletter.

Para ter acesso a outros conteúdos como este, cadastre-se agora mesmo em nosso site! Que tal?

Quer saber mais? Agende uma demonstração sem compromisso com nossos consultores.

Ficou interessado? 

logo Quality Automação

O WebPosto e demais produtos são desenvolvidos pela Quality Automação, empresa especializada em soluções de automação para postos de combustíveis e lojas de conveniência.

vendas@qualityautomação.com | FONE: 3062- 5275

+++ 6 dicas para melhorar o processo de vendas do seu posto de combustível

+++ Como elaborar um plano de contingência para os postos de combustíveis?

+++ Facilite o recebimento em seu posto de combustível com pagamentos via QR CODE!

+++ Diminua fraudes e tenha transparência nos dados com o seu POS integrado as bombas

+++ Como o WebPosto pode te ajudar a gerenciar o financeiro do seu posto e loja de conveniência?

Artigo anteriorÉ proibido falar de preços na revenda de combustíveis – como assim?
Próximo artigoGuerra de Preços – Compre no posto e tenha desconto na conta de luz e de gás
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here