Você precisa ter em mente que, o posto de combustível é uma empresa como qualquer outra nos mais diversos setores da economia e existem os pilares essenciais para fazer uma boa gestão.

Além disso, por funcionar em horários e dias ampliados, precisa tomar diversos cuidados com a segurança e organização.

Saiba quais são os pilares essenciais para uma boa gestão dos postos de combustíveis, de modo que o seu negócio se mantenha ativo e continue prestando este serviço que é tão importante. 

Quais são os pilares essenciais?

Planejamento

Vamos considerar a boa gestão do posto de combustível como uma casa. O planejamento é a fundação.

Só há gestão eficiente e focada em resultados quando se planeja o caminho diariamente. Esse planejamento refere-se a famosa trindade das empresas: missão, valores e objetivos.

Os três fundamentos devem estar muito claros para você entender quais são os passos a serem dados. Eles serão os seus guias de produção, contabilidade e até mesmo gestão de pessoas.

Quando são definidos, a sua equipe sabe exatamente o que deve buscar para aprimorar o serviço e crescer junto com a empresa. Portanto, se isso não existe, não há como garantir o sucesso de um negócio.

Nesse momento, o gerente do estabelecimento vai definir estratégias, de modo a prever oscilações no mercado e na própria estrutura organizacional. Antecipando esses movimentos, é possível criar soluções rápidas e eficazes quando problemas se apresentam.

Gestão de pessoas

Quem faz a empresa, na verdade, são os seus colaboradores. Se há algo errado com um deles, acredite, toda a organização irá sentir o impacto.

Dessa maneira, é essencial o treinamento constante do funcionário e a valorização do mesmo. Você precisa lapidá-lo, moldá-lo e, por fim, encaixá-lo na função que mais se destaca com as suas habilidades e competências.

Aliás, algo que deve ficar muito claro é que, se houver uma falha estrutural, a culpa será sua. É você quem escolhe os seus colaboradores, então, é a sua função fazer com que eles se desenvolvam antes que o estabelecimento venha a ter problemas.

Indicadores de processos

Você planejou e traçou um mapa perfeito de atuação e posicionamento no mercado. Agora é a hora de partir para a ação.

Os indicadores de processos são um conjunto de ferramentas que medem, quantificam e qualificam todas as ações realizadas dentro de uma empresa. Cada setor conta com o seu conjunto específico, e você deve conhecer todos para compreender o que está dando certo ou não.

Nós os chamamos de telhado da boa gestão porque é o cuidado constante do administrador que protege um negócio de sucesso. É isso que vai evitar que as tempestades no mercado o derrubem.

Por meio da análise constante, é possível garantir que os processos estão redondos e ocorrem sem falhas, garantindo o máximo proveito dos recursos disponíveis para o posto de combustível.

Conte com um sistema de gestão

Hoje, a maioria dos postos conta com um sistema de gestão que facilita não só as vendas, compras de estoque e o controle de suas operações, mas também os processos e rotinas.

Com um sistema de gestão, é possível otimizar a rotina do posto e verificar o melhor momento para realizar ações, e, dessa maneira, mantê-lo no nível ideal.

Além disso, é uma solução que fornece relatórios de vendas e de estoque de produtos e combustíveis, de modo a auxiliar a tomada de decisão no que diz respeito ao processo de compra.

Esses são os pilares essenciais que estruturam uma boa gestão para o seu negócio. É muito importante conhecê-los e colocar ações em prática o mais rápido possível.

A Quality Automação é uma empresa especialista no que faz, de desenvolvemos um sistemas de gestão para postos de combustíveis integrado e em nuvem – o webPosto, e queremos ser parceiros no seu crescimento!

Acesse o nosso site para tirar todas as suas dúvidas e se cadastrar na nossa newsletter.

Para ter acesso a outros conteúdos como este, cadastre-se agora mesmo em nosso site! Que tal?

Quer saber mais? Agende uma demonstração sem compromisso com nossos consultores.

Ficou interessado? 

logo Quality Automação

O WebPosto e demais produtos são desenvolvidos pela Quality Automação, empresa especializada em soluções de automação para postos de combustíveis e lojas de conveniência.

vendas@qualityautomação.com | FONE: 3062- 5275

+++ 5 motivos para ter um sistema de gestão em nuvem no seu posto

+++ 6 dicas para melhorar o processo de vendas do seu posto de combustível

+++ Como elaborar um plano de contingência para os postos de combustíveis?

+++ Carteiras digitais: quais as vantagens para o posto de combustível

+++ Facilite o recebimento em seu posto de combustível com pagamentos via QR CODE!

+++ Diminua fraudes e tenha transparência nos dados com o seu POS integrado as bombas

+++ Como o WebPosto pode te ajudar a gerenciar o financeiro do seu posto e loja de conveniência?

Artigo anteriorRecupere impostos pagos sobre Folha de Pagamento e consulte sobre ICMS Pauta
Próximo artigoTudo sobre a nova gasolina. Informe-se e prepare tire as dúvidas da equipe e dos clientes
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here