Você precisa ter em mente que, o posto de combustível é uma empresa como qualquer outra nos mais diversos setores da economia e existem os pilares essenciais para fazer uma boa gestão.
Além disso, por funcionar em horários e dias ampliados, precisa tomar diversos cuidados com a segurança e organização.
Saiba quais são os pilares essenciais para uma boa gestão dos postos de combustíveis, de modo que o seu negócio se mantenha ativo e continue prestando este serviço que é tão importante.
Quais são os pilares essenciais?
Planejamento
Vamos considerar a boa gestão do posto de combustível como uma casa. O planejamento é a fundação.
Só há gestão eficiente e focada em resultados quando se planeja o caminho diariamente. Esse planejamento refere-se a famosa trindade das empresas: missão, valores e objetivos.
Os três fundamentos devem estar muito claros para você entender quais são os passos a serem dados. Eles serão os seus guias de produção, contabilidade e até mesmo gestão de pessoas.
Quando são definidos, a sua equipe sabe exatamente o que deve buscar para aprimorar o serviço e crescer junto com a empresa. Portanto, se isso não existe, não há como garantir o sucesso de um negócio.
Nesse momento, o gerente do estabelecimento vai definir estratégias, de modo a prever oscilações no mercado e na própria estrutura organizacional. Antecipando esses movimentos, é possível criar soluções rápidas e eficazes quando problemas se apresentam.
Gestão de pessoas
Quem faz a empresa, na verdade, são os seus colaboradores. Se há algo errado com um deles, acredite, toda a organização irá sentir o impacto.
Dessa maneira, é essencial o treinamento constante do funcionário e a valorização do mesmo. Você precisa lapidá-lo, moldá-lo e, por fim, encaixá-lo na função que mais se destaca com as suas habilidades e competências.
Aliás, algo que deve ficar muito claro é que, se houver uma falha estrutural, a culpa será sua. É você quem escolhe os seus colaboradores, então, é a sua função fazer com que eles se desenvolvam antes que o estabelecimento venha a ter problemas.
Indicadores de processos
Você planejou e traçou um mapa perfeito de atuação e posicionamento no mercado. Agora é a hora de partir para a ação.
Os indicadores de processos são um conjunto de ferramentas que medem, quantificam e qualificam todas as ações realizadas dentro de uma empresa. Cada setor conta com o seu conjunto específico, e você deve conhecer todos para compreender o que está dando certo ou não.
Nós os chamamos de telhado da boa gestão porque é o cuidado constante do administrador que protege um negócio de sucesso. É isso que vai evitar que as tempestades no mercado o derrubem.
Por meio da análise constante, é possível garantir que os processos estão redondos e ocorrem sem falhas, garantindo o máximo proveito dos recursos disponíveis para o posto de combustível.
Conte com um sistema de gestão
Hoje, a maioria dos postos conta com um sistema de gestão que facilita não só as vendas, compras de estoque e o controle de suas operações, mas também os processos e rotinas.
Com um sistema de gestão, é possível otimizar a rotina do posto e verificar o melhor momento para realizar ações, e, dessa maneira, mantê-lo no nível ideal.
Além disso, é uma solução que fornece relatórios de vendas e de estoque de produtos e combustíveis, de modo a auxiliar a tomada de decisão no que diz respeito ao processo de compra.
Esses são os pilares essenciais que estruturam uma boa gestão para o seu negócio. É muito importante conhecê-los e colocar ações em prática o mais rápido possível.
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