Os funcionários retratam o perfil da empresa. Daí a necessidade de ter uma equipe alinhada com a estratégia do seu negócio.

Quando falamos de postos de combustíveis, o desafio é ainda maior por conta da rotatividade de pessoal. Quer mudar essa realidade no seu negócio? Confira 5 super dicas para contratar funcionários que vão estar com você para fidelizar mais clientes. E claro, aumentar o faturamento.

Divulgação da contratação de funcionários

O anúncio pode ser feito nas redes sociais do posto – em grupos no WhatsApp e Facebook. Assim como, se ainda achar necessário, nos veículos de comunicação da região.

Lembre-se de detalhar tudo sobre a vaga. Cargo, horário de trabalho e requisitos exigidos. Dentre eles sexo, idade, experiência, formação.

Porém, com relação ao salário, deixe para falar na entrevista dos que forem selecionados para a próxima etapa.

Candidato certo para a vaga certa

Esse é um ponto fundamental para contratar funcionários. Explique para o candidato todo o serviço que precisa ser realizado. Por exemplo, o turno de trabalho e o que você espera dele para evitar contratempos futuros.

Veja as vagas abaixo e as características importantes de cada função:

Frentista

Aqui é importante ser comunicativo e proativo. Afinal, é com o frentista que o cliente tem o primeiro contato.

Além disso, o funcionário vai ter funções como abastecer, conferir água e óleo. Assim como realizar cobranças, vender produtos, anunciar promoções, entre outras atribuições.

Lubrificador

A atenção é importante nessa função! Portanto, é indicado ter formação na área de lubrificação e de mecânica.

Atendente

Como no caso do frentista é preciso gostar de lidar com público e ter experiência com atendimento ao cliente.

Além disso, o funcionário tem a função de controlar a entrada e saída de mercadorias. Por fim, fazer novos pedidos, organizar produtos e administrar o caixa.

Gerente

A organização é característica importante para ocupar essa vaga. Portanto, o  gerente deve saber sobre administração e gestão de equipes. Afinal, é ele que vai lidar com funcionários, fornecedores e clientes.

Da mesma forma, é o responsável por essa função que está ligado diretamente ao dono do posto.

Expectativa x realidade

Esse ponto é muito importante pois evita frustrações. Apresente ao candidato o plano de carreira do posto! Assim como a possibilidade de crescimento, exigências e vantagens de trabalhar na sua empresa.

Ah, conheça também os planos futuros do candidato. Por exemplo, se deseja crescer na carreira e fazer novos cursos. Assim é possível aliar as expectativas com a realidade.

Currículo e referências

Essa dica é essencial para traçar o perfil do seu candidato.

Saiba qual o comportamento dele quando o assunto é o  cotidiano do posto. Consulte empregadores anteriores e descubra como era o comportamento dele com os colegas e no atendimento. Além disso, não se esqueça de saber o motivo do desligamento na outra empresa.

Avalie o perfil digital do candidato

Essa é uma outra forma de conhecer um pouco mais a pessoa que quer ser contratada.

Visitar as redes sociais virou uma realidade nos processos seletivos. Nesse sentido, eles vão te dar mais informações sobre o candidato. Por exemplo, informações que numa entrevista podem ser ignoradas ou omitidas.

E então, pronto para montar a melhor equipe para o seu posto? Não se esqueça de baixar também nosso material:

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