Empresas pagam tributos indevidamente e a restituição dos valores recolhidos em excesso pode ocorrer em até 60 dias.

As lojas de conveniência frequentemente optam pelo regime do Simples Nacional, um regime simplificado de tributação. 

Contudo, apesar da suposta simplicidade, muitas empresas neste regime acabam pagando tributos a mais tendo em vista a dificuldade na correta segregação de produtos. Isto acarreta em grave drenagem de recursos e perdas no resultado dessas empresas.

Tal fato se dá porque alguns dos produtos vendidos pelas conveniências, como as bebidas frias, são tributados no regime monofásico do PIS e da Cofins, onde o recolhimento ocorre integralmente na primeira etapa da cadeia produtiva, ou seja, na indústria.

STJ decide: ICMS-ST gera crédito de PIS/Cofins – Decisão pode impactar profundamente o setor da revenda de combustíveis

Sendo assim, as etapas subsequentes são desoneradas via instituição de alíquota zero, não sendo necessário novo recolhimento pelas empresas do Simples.

Portanto, o valor dos bens chamados monofásicos e revendidos por empresas optantes pelo Simples Nacional não deve compor a base de cálculo para emissão do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS).

Como antecipado, é comum que, diante da dificuldade na segregação de bens revendidos (para separar o que é monofásico do que não o é), os produtos monofásicos são tributados NOVAMENTE. Ou seja, o fisco recebe duas vezes, sem precisar.

Sua conveniência é Simples Nacional ? É possível recuperar créditos tributários pagos indevidamente nos últimos 60 meses!

Este desafio pode ser superado através do uso de tecnologia e expertise na área tributária, fazendo com que os montantes indevidamente pagos à Receita Federal sejam devolvidos em prazos surpreendentemente curtos. Geralmente cerca de 60 dias.

? Assim, o setor Tributário da Brasil Postos pode ajudar a sua empresa a possuir uma gestão tributária adequada, evitando que recursos sejam indevidamente drenados do seu negócio. Entre em contato conosco e faça um DIAGNÓSTICO GRATUITO.

Se você é um PROPRIETÁRIO DE LOJA DE CONVENIÊNCIA e está se perguntando como essa mudança pode beneficiá-lo, não hesite em entrar em contato conosco. Estamos à disposição para responder a todas as suas perguntas e ajudá-lo a entender como você pode se beneficiar desses créditos.

DESEJA FAZER UM CONSULTA GRATUÍTA SOBRE OS CRÉDITOS TRIBUTÁRIOS QUE SUA EMPRESA PODE RESTITUIR? CLIQUE AQUI.

Leia outros artigos do sobre recuperação tributária

Recuperação Tributária –  ZERE tributos de lanchonete, bar e restaurante. Entenda!

VENDA DE CIGARROS – Justiça libera a varejistas devolução de parte do PIS/Cofins sobre cigarros

Revendedor: Recupere 9,25% da compra de diesel no período de 11 de março à 15 de agosto de 2022

PIS COFINS SOBRE CIGARROS – RECEITA e PGFN ACEITAM RESTITUIÇÃO

Artigo anteriorIpiranga anuncia corte de mais 490 postos; veja o motivo
Próximo artigoÁLCOOL ANIDRO – Uma nova oportunidade tributária
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here