Uma das bases de um planejamento estratégico conciso de qualquer empresa é a definição de metas.

E como um posto de combustível também é uma empresa, não há como você negligenciar este plano. É a partir desta definição que você aponta um caminho para o seu posto se desenvolver e prosperar no mercado com a gestão de metas.

Em um mercado cada vez mais competitivo, é fundamental que o serviço prestado pelo seu posto seja de excelência. Mas para isso acontecer, é preciso saber chegar lá, e é justamente a gestão de metas que irá contribuir para o aumento da eficiência do seu posto. Se você está interessado em saber como essa gestão pode ser um diferencial competitivo para o seu empreendimento, prossiga a leitura conosco.

Como funciona a gestão de metas?

A gestão de metas basicamente é um mecanismo para direcionar as ações dos colaboradores em torno de um objetivo específico.

Porém, ela não necessariamente se limita a isso. Uma consistente gestão de metas determina um plano operacional para atingir os objetivos (ou seja, as ações e os instrumentos para alcançá-lo), uma ferramenta de monitoramento dos resultados e eventuais caminhos para corrigir a rota.

Pensando em um contexto mais específico para postos de combustíveis, uma gestão de metas pode englobar objetivos como aumento de clientes ou da fidelização deles, conquista de maior visibilidade, entre outras metas mais genéricas.

A medição dos resultados normalmente é feita a partir da definição de métricas. O índice de fidelidade, por exemplo, é utilizado para os postos que querem trabalhar a retenção de clientes. Se os seus esforços estão voltados para o aumento do valor médio das vendas do posto, a métrica a ser acompanhada é a do ticket médio.

Como a gestão de metas aumenta a eficiência do posto?

Uma gestão de metas bem aplicada impacta na eficiência do atendimento ao cliente. Isto porque, a partir do momento que os seus colaboradores se engajam com o objetivo do seu posto, eles se concentram em atingir esta meta e aprimoram o atendimento aos motoristas na pista. Outra consequência natural desta postura é a diminuição de desperdícios como o abastecimento de um valor errado, por exemplo.

Com um plano de metas consolidado, seu posto também é capaz de aumentar a competitividade no mercado. Para isso, entretanto, é necessário considerar alguns fatores. Entenda a sua capacidade produtiva e, se já estiver há algum tempo no mercado, o seu índice de crescimento anual. Assim, você será capaz de determinar metas mais realistas e atingíveis. Caso contrário, isto provoca até mesmo a frustração de sua própria equipe de funcionários.

A partir do momento que você tem o controle dos resultados atingidos, você também ganha a vantagem de fazer adaptações em sua estratégia, caso necessário, e simplifica o gerenciamento da performance. Quando os processos estão bem definidos, torna-se muito mais fácil administrar o rendimento de colaboradores, vendas e finanças.

Elaborar e instituir uma gestão de metas não é nada fácil, mas a recompensa é a melhor possível: resultados concretos e crescimento do seu posto.

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