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Ações atingem mais de 800 postos, com bloqueio de vendas e reforço nas medidas judiciais para descaracterização

Líder no mercado brasileiro de distribuição de combustíveis e lubrificantes, a Petrobras Distribuidora iniciou nova ofensiva contra postos de serviços que utilizam irregularmente sua marca e identidade e prejudicam tanto o consumidor quanto a revenda idônea. As medidas, suportadas pela área jurídica da BR, incluem o bloqueio de vendas aos postos em situação irregular e o ajuizamento de ações para agilizar a retirada dos elementos de imagem que compõem a identidade visual da Petrobras Distribuidora. O uso indevido da marca Petrobras também pode envolver crimes contra as relações de consumo e de concorrência desleal.

Como resultado, mais de 800 postos serão atingidos, permitindo que a companhia direcione esforços em atender cada vez melhor seus revendedores e consumidores. O impacto no volume de vendas da rede de postos será de aproximadamente 1%.

A BR já comunicou essa iniciativa aos postos com sua bandeira, numa carta enviada pelo diretor executivo da Rede de Postos e Varejo, Marcelo Bragança: “Estamos seguros que estas medidas beneficiarão os nossos parceiros revendedores que atuam de forma ética e dentro das regras do setor, além de representar uma atuação em favor do consumidor, pois tais irregularidades induzem os clientes ao erro, ocultando a procedência do combustível e não entregando os serviços comumente agregados à bandeira, como nosso padrão de atendimento e o programa de fidelidade Petrobras Premmia”. Esse posicionamento reforça a convicção da BR quanto à importância da fidelidade à bandeira, que garante a qualidade dos produtos e serviços oferecidos na sua rede.

Na mesma mensagem, a empresa colocou à disposição da revenda a equipe de assessores comerciais e a Ouvidoria ( www.br.com.br/ouvidoria ) para o recebimento de denúncias sobre irregularidades.

Ações – A Petrobras Distribuidora já moveu cerca de 135 processos judiciais, em todo o país, contra postos de serviço que “clonam” a imagem de sua rede, obtendo uma taxa de êxito na casa dos 90%.

Adicionalmente, a BR tem estreitado o relacionamento com as autoridades de fiscalização e de defesa do consumidor no combate a essas fraudes, bem como endossa as iniciativas do Movimento Combustível Legal, da Plural, e outras importantes entidades, como ETCO, IBP, Anfavea e OAB.

Liderança – Após essas ações, a BR conta com mais de 7.600 postos de serviço com sua bandeira, atuando também com as franquias de conveniência BR Mania e Lubrax+. A lista atualizada dos postos Petrobras pode ser encontrada em:

http://www.br.com.br/pc/rede-de-postos-petrobras/busca

No mercado B2B, o portfólio da BR inclui aproximadamente 14 mil grandes clientes, em segmentos como aviação, asfaltos, transporte, produtos químicos, supply house e energia.                 

Fonte: Gerência de Relacionamento com Imprensa e Comunicação Interna – [email protected]
 

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