excel

A adesão a um sistema eletrônico de medição e monitoramento de tanque se tornou uma questão obrigatória, mas há proprietários de postos que não compreendem totalmente a importância dessa exigência e os danos resultantes da medição somente com régua. Nesse texto, reunimos 5 problemas que podem comprometer ou até suspender suas operações pela falta de um sistema eletrônico de medição de tanque e monitoramento ambiental:

1) Multas ou suspensão de licença

Caso você não faça um monitoramento frequente ou eletrônico poderá violar a ABNT NBR 13787, que estabelece o volume de combustível existente no tanque subterrâneo, limitando a descarga em 90% da capacidade nominal do tanque subterrâneo ou 95% quando houver válvula antitransbordamento.

Há ainda a NBR13784 que trata do armazenamento de líquidos inflamáveis e combustíveis, com métodos para detecção de vazamentos e ensaios de estanqueidade.

 Uma norma ainda mais atual é o anexo da NR 9, que trata da exposição de trabalhadores ao benzeno em postos revendedores de combustíveis. Uma das exigências é que todos os Postos Revendedores de Combustíveis (PRC) instalem um sistema eletrônico de medição de estoque, além de um sistema de recuperação de vapores, para evitar a inalação do benzeno pelos frentistas e consumidores.

O não cumprimento destas e de outras resoluções acarretam aos proprietários de PRC penalidades como, multas, suspensão parcial ou total das atividades, cancelamento da licença de funcionamento, dentre outras medidas.

Banner Home - Excel br

2) Problemas técnicos e menor lucro

Monitorar seu tanque não é apenas uma questão de conformidade, mas também está relacionada à rentabilidade e ao lucro. O controle diário permite identificar vazamentos e outras causas de variação do estoque acima do permitido (0,6%). Ao fazer medições regulares e encontrar variações, você poderá identificar bombas ou aparelhos de medição descalibrados, evaporação, problemas no fluxo, presença de água nos tanques, preenchimento errado do LMC ou falhas nos encerrantes.

3) Poluição do meio ambiente

A infração por negligência da CONAMA 273 ou falta de monitoramento pode ser catastrófica, gerando danos permanentes em seres vivos no solo, água e no ar. A poluição por evaporação ou vazamentos no solo pode causar graves incêndios e explosões. Esses prejuízos geralmente são causados por vazamentos facilmente identificáveis por sistemas eletrônicos de medição, que ajudam a prevenir danos e perdas.

4) Inventário impreciso

Se você faz sua medição com régua, não terá facilidade para realizar testes de conformidade e manter um inventário preciso para apresentar à fiscalização. Caso seu monitoramento não seja automático, seus dados sobre a quantidade de combustível disponível para dispensação em cada tanque, novos pedidos e descargas, variações e ciclo de negócios não serão precisos.

5) Insatisfação dos clientes

Pode não parecer uma consequência direta, mas a falta de regularidade na medição pode causar insatisfação dos clientes ao não apontar problemas como entrega incompleta, causados por bombas ou aparelhos de medição descalibrados, e fluxo lento, gerando filas e espera.

Por: Izabela Vasconcelos Almeida Leite – MTB 0066512/SP

Artigo anteriorQueda da gasolina chegou somente até as refinarias Juarez Cavalcanti/Petrobras
Próximo artigoRS – Nova placa obrigatória para os postos de combustíveis da Capital
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here