O Grupo Habib’s inaugurou nesta sexta-feira o primeiro complexo de conveniência da rede. O local vai reunir um posto de gasolina, o Posto H’, um restaurante do Ragazzo e uma loja de conveniência do Habib’s, a primeira com atendimento drive-thru em todo o Brasil. Com investimento de 2,5 milhões de reais e área de 2,4 mil metros quadrados, o negócio fica localizado na avenida Radial Leste, esquina com a rua Francisco Marengo, na zona leste de São Paulo. Essa estratégia, para muitos tida como inusitada, é uma solução inteligente para unificação dos produtos e restaurantes do grupo, redução de custos logísticos e principalmente divulgação mais aberta da marca em cidades com cada vez mais restrições de propaganda em vias públicas. O complexo irá inovar também na promoção para os clientes. Uma das estratégias é a promoção ‘piscou, baixou!’, que irá oferecer preços mais baixos na compra do combustível quando as luzes do posto de gasolina piscarem, indicando através de um cronômetro a duração do desconto.

Mas o principal ganho na formatação do complexo de conveniência, ao meu ver, é a reafirmação do propósito das empresas associadas à marca Habib’s: produtos e serviços de baixo custo. Deming sempre afirmou que constância de propósito é um dos principais fatores responsáveis pelo sucesso de uma empresa. De acordo com a teoria do Círculo Dourado de Simon Sinek, o fator diferenciador de uma empresa é ela reforçar e deixar clara a mensagem do “Por quê” faz algo e não “O que” faz, ou seja, o propósito deve vir antes dos produtos ou serviços. Isso é importante pois um posto de gasolina com preços mais acessíveis reforça o objetivo da marca em ser reconhecida como popular e com baixos custos. O propósito do Habib’s, nesse sentido, é sempre oferecer produtos e serviços acessíveis, ou seja, o Habib’s reafirma com esse complexo que não vende esfihas ou beirutes, vende sua proposta de valor em gerar economia e reduzir custos para as pessoas.

Abre-se então a possibilidade da marca Habib’s estar associada a qualquer produto ou serviço econômico, popular e prático: mecânica Habib’s, lojas de roupas Habib’s ou até mesmo super mercado Habib’s. As possibilidades são infinitas. Com esse movimento certeiro, o Habib’s se aproxima da mensagem das organizações exponenciais, termo muito utilizado por startups do Vale do Silício. Conforme descrito por Salim Ismail, empresas exponenciais possuem um Propósito Transformador Massivo (PTM), ou seja, uma mensagem clara associada a um objetivo com significado e que mobilize e transforme o maior número de pessoas.

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Considerando a presença nacional da marca e como a meta da empresa em abrir 30 unidades do modelo de complexo de conveniência até 2020 em todo o Brasil, não podemos negar que é um movimento massivo. O propósito já está claro, reduzir custos. Falta observamos os próximos passos para vermos o quanto transformador será para seus clientes.

Primeira unidade da rede de postos, que opera com uma bandeira chamada “H”, foi aberta na Zona Leste de São Paulo, na avenida Radial Leste, e conta com um restaurante Ragazzo e uma loja de conveniência Habib’s. Segundo o fundador do grupo, Alberto Saraiva, a empresa viu uma oportunidade de aliar o negócio de combustível com o de alimentação. Os restaurantes do grupo com drive thru movimentam 20 milhões de veículos por ano.

“Esse projeto nada mais é do que aliar a ideia de conveniência a essa força que a marca já tem”, diz. O diretor de expansão do grupo, Sérgio Iunis, afirma que a conveniência ainda é pouco explorada no Brasil na comparação com outros países. Aqui, relata, dados de mercado indicam que 26% dos postos de combustível têm loja de conveniência, ante 86% nos Estados Unidos. “Acreditamos que concorrentes vão vir atrás com esse conceito de conveniência, porque ainda existe uma oportunidade muito grande que não está sendo explorada”, afirmou. Outra parte da estratégia envolve maior agressividade de preço. A companhia espera manter preços abaixo da média na região e vai fazer ações promocionais regularmente.

Expansão: A rede de postos passa a fazer parte de uma agressiva estratégia de expansão do grupo de alimentação. A companhia espera chegar ao final deste ano com 579 lojas, em grande parte franquias dos restaurantes Habib’s e Ragazzo, 115 pontos a mais do que em 2016. O plano da empresa contempla atingir 1.213 lojas de todas as bandeiras até 2022. Segundo Saraiva, a expansão da companhia tem sido financiada com caixa próprio. Ele avalia que o grupo não desconsidera a hipótese de buscar alternativas de financiamento para sustentar o plano de investimentos no caso de a expansão se acelerar ainda mais. O ritmo atual, no entanto, já é intenso: a rede abriu nos últimos 14 meses uma média de uma loja a cada três dias.

Fonte: Estadão

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