p4O Gás Natural Veicular (GNV) é um combustível alternativo para veículos, que se comparado a gasolina gera economia para o bolso do consumidor. Mas para evitar acidentes, como o que ocorreu no último domingo, em Campo Grande, quando um carro explodiu em um posto de gasolina, devido a uma “gambiarra” com botijão de gás de cozinha (GLP), os motoristas devem ficar atentos e respeitar regras antes de sair trafegando em um veículo movido a gás. Mais de 90% dos casos de explosão de automóveis no Brasil são causados por negligência do proprietário do veículo.

Os cilindros produzidos para o armazenamento do GNV são certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e para que nenhum acidente ocorra a instalação e a manutenção do Kit só devem ser feitas em oficinas registradas pelo órgão, o que não acontece em alguns casos.

Os órgãos de Certificação de Produto acreditados pelo Inmetro submetem aos mais variados tipos de teste componentes como: suporte de cilindro de GNV, linha de alta pressão de GNV, linha de baixa pressão de GNV, válvula do cilindro do GNV, válvula de abastecimento de GNV, dispositivo externo de abastecimento, redutor de pressão e sistema de ventilação – invólucro.

Segundo o técnico de segurança do trabalho da Companhia de Gás do Estado de Mato Grosso do Sul (MSGÁS), engenheiro Eron Leal Marques, é praticamente impossível ocorrer explosão se observadas regras de instalação e manutenção do Kit GNV, que devem ser feitos obrigatoriamente em empresa autorizada.

“Todo o material instalado passa por rigorosos testes de segurança. O que nós aconselhamos é que o motorista não faça nenhuma alteração no Kit por conta própria, como transferência de gás de um cilindro para o outro ou deixar produtos corrosivos próximos ao cilindro”, explica.

Para saber se a oficina é reconhecida pelo Inmetro, basta entrar na página eletrônica do órgão www.inmetro.gov.br, e buscar o link oficina registradas.

CUIDADOS COM A CONVERSÃO

– Só converta seu carro em oficina homologada pelo Inmetro.

– Exija da convertedora, a nota fiscal e o Certificado de Homologação do Inmetro/MS, para fazer o registro de conversão do Detran/MS.

– Faça as revisões periódicas do kit e cilindro só em convertedoras homologadas pelo Inmetro/MS.

– Não aceite peças usadas, cilindro recondicionado ou de procedência — desconhecida e tubos de cobre. Na instalação, exija tubos de aço.

CUIDADOS AO ABASTECER

Ao abastecer, desligue o motor, o rádio e o telefone celular.

– Apague os faróis.

– Freie o seu veículo.

– Não fume.

O motorista e os passageiros devem sair do carro.

– Exija que o veículo seja sempre aterrado.

– Certifique-se de que a mangueira de abastecimento de GNV foi desconectada antes de arrancar.

– Deixe o frentista conferir o cilindro abrindo o porta-malas

ALERTA

Não confunda Gás Natural Veicular (GNV) com o gás de cozinha (GLP). Jamais use o botijão de GLP no seu veículo.

Fonte: pantanalnews.com.br/contents.php?CID=102813

Artigo anteriorCetesb amplia cobranças aos postos
Próximo artigoAtenção: saiba diferenciar os agentes de monitoramento e fiscalização
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here