Qual a importância da gestão ambiental em postos de combustíveis?

A gestão ambiental é um recurso que permite às empresas adequarem-se à realidade enfrentada pelo meio ambiente na atualidade.

Neste contexto, esta gestão auxilia as corporações a identificar os principais riscos ambientais associados às suas atividades.

A partir disso, é possível estabelecer um plano que ajude a prevenir os riscos reconhecidos, bem como a tomar ações rápidas para evitar maiores danos caso ocorra algum acidente. Além disso, a gestão ambiental também visa à adequação da empresa às normas e leis vigentes para o seu setor.

A importância de fazer a gestão ambiental em postos de gasolina

Os postos de gasolina e outros combustíveis são alguns dos negócios com maior potencial de dano ao meio ambiente. Isso porque os petrolatos comercializados têm alto poder de contaminação e interferência na natureza. Como agravante, não se degradam, o que complica bastante a gestão de crises.

Por isso, existem algumas leis que regulam o impacto desta atividade ao meio ambiente. Por exemplo, a Lei 9.605/ 1998, popularmente conhecida por lei dos crimes ambientais, e a Lei dos Recursos Hídricos (nº 9.433/ 1997) que determina regras para postos que fazem uso de poços artesianos.

Além destas há também a Resolução 273/ 2000 do CONAMA, que determina as diretrizes do licenciamento ambiental para este segmento de negócios, bem como planos de prevenção e controle da poluição gerada.

Assim, a importância da gestão ambiental em postos de gasolina se destaca em dois escopos principais.

  • O primeiro é a prevenção propriamente dita de danos ao meio ambiente.
  • A segunda é adequar a empresa para esta acate às normas, evitando o recebimento de multas e sanções que podem ser bastante onerosas.

Principais riscos evitados

Como você com certeza já sabe, os postos de gasolina recebem rigorosa fiscalização em decorrência do alto potencial destrutivo de suas atividades para o meio ambiente.

Mas você sabe quais são exatamente os maiores riscos ambientais envolvidos neste negócio, e como lidar com eles? Veja a seguir:

  • Derramamento de combustível;
  • Incêndio e explosão;
  • Risco de danos à saúde humana e à fauna local.

Primeiramente, cabe destacar os problemas do derramamento dos combustíveis. Estes são formulados com substâncias tóxicas, contaminantes e não biodegradáveis que podem contaminar e inutilizar o solo.

Além disso, em caso de derramamento, os produtos podem alcançar lençóis freáticos, contaminando a água e tornando-a imprópria para o consumo humano e animal, o que pode prejudicar comunidades e ecossistemas inteiros.

Por isso, um importante fator é cuidar adequadamente do armazenamento dos produtos.

Como fazer a gestão ambiental em postos de combustíveis

Portanto, não é novidade que os combustíveis são inflamáveis. Assim, um dos maiores riscos que são alvo da gestão ambiental nos postos de gasolina é o de explosão e incêndio, visto que é muito difícil controlar estas chamas.

Por fim, mesmo que não ocorra derramamento ou ignição dos produtos, os combustíveis são altamente voláteis e seus gases (além do contato com a pele) representam riscos para humanos e animais. Além de consequências imediatas, o contato prolongado com estas substâncias pode levar ao surgimento de várias doenças.

Para prevenir estes problemas, é imprescindível adequar-se às normas. Além disso, fornecer adequado treinamento para a equipe é também indispensável. Com estes dois passos, é possível fazer a gestão ambiental do posto sem maiores dificuldades.

Gostou deste conteúdo e quer conhecer mais recursos para melhorar a gestão no seu posto de gasolina? Então cadastre-se na newsletter do webPosto!

logo Quality Automação

WebPosto e demais produtos são desenvolvidos pela Quality Automação, empresa especializada em soluções de automação para postos de combustíveis e lojas de conveniência.

vendas@qualityautomação.com | FONE: 3062- 5275

 

+++ 6 dicas para melhorar o processo de vendas do seu posto de combustível

+++ Como elaborar um plano de contingência para os postos de combustíveis?

+++ Facilite o recebimento em seu posto de combustível com pagamentos via QR CODE!

+++ Diminua fraudes e tenha transparência nos dados com o seu POS integrado as bombas

+++ Como o WebPosto pode te ajudar a gerenciar o financeiro do seu posto e loja de conveniência?

Artigo anteriorLojas Americanas e BR Distribuidora se unem para criar megaempresa de conveniência
Próximo artigoNo varejo de combustíveis, a moda é capturar os clientes da revenda. Não é mesmo, Ame?
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here