A expansão do formato de conveniência da Americanas, que era um dos focos em 2019, foi perdendo força nos últimos dois anos.

Em 2021, a bandeira “Local Americanas” manteve seu número de lojas em 53 e, agora, deve retomar as aberturas, após o início da operação da VEM Conveniência – joint venture formada com a Vibra Energia.

Criado em 2018, o modelo Local atua nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro e, no primeiro trimestre deste ano, ganhou duas novas unidades. Segundo a varejista, o mix da bandeira é focado em produtos para o dia a dia. Em 2019, eram comercializados cerca de 3 mil itens, sendo 80% de alimentos e bebidas e 20% de outras categorias, como cuidados pessoais, brinquedos e utilidades domésticas.

Estreia da VEM Conveniência

A joint venture iniciou suas atividades em fevereiro deste ano, com 1.257 lojas de pequeno varejo, sendo 1.202 PDVs em postos de combustíveis, que são operados por franqueados e continuarão utilizando a marca BR Mania, e 55 unidades com operação própria, sob a bandeira Local, instaladas fora de postos.

A Americanas tem participação de 50% no negócio, assim como a Vibra Energia.

Os primeiros passos da parceria incluem um novo modelo de loja, com foco em autoatendimento.

Lançado em maio deste ano, o “Clic BR Mania” prevê instalações em contêiner, com paredes de vidro, operação via vending machines e pagamento por meio de uma máquina ou pelo aplicativo.

A meta, segundo a VEM, é implementar o formato em postos com pouco espaço e baixo potencial para implementação de lojas padrão.

Na Onda de Lojas Autônomas

O Clic BR Mania é o segundo projeto da Americanas em direção ao mercado de lojas autônomas. A estreia no formato aconteceu por meio da “Ame Go”, que foi inaugurada em novembro de 2021, no Aeroporto Internacional Tom Jobim – RIO galeão, no Rio de Janeiro (RJ).

Ame Go: valor das compras é debitado do aplicativo logo após a saída do cliente da loja (Ame Go/Divulgação)

Com 35 m², o estabelecimento viabiliza toda a jornada de compra, desde o acesso à loja até o pagamento, pelo aplicativo Ame Digital. Seja por meio da VEM Conveniência ou da Ame Go, a aposta no pequeno varejo e nas lojas autônomas busca acompanhar um mercado crescente no Brasil.

Junto aos comércios de bairro, que avançaram na pandemia, as lojas autônomas têm perspectivas ambiciosas; segundo um levantamento do Jornal Giro News, até 2025, cerca de 110 mil unidades desse formato devem operar em todo o país.

Fonte: Giro News

Artigo anteriorProcons promovem fiscalização intensa nos postos de combustíveis do país
Próximo artigoProcons iniciam fiscalização de preços dos combustíveis em todo o país
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here