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O contexto da revenda de combustível se resume em “competitividade”. Ambiente esse que não permite mentalidade ultrapassada ou até mesmo uma gestão amadora.

Se manter no topo da referência significa se posicionar na qualidade e na efetividade da gestão, um posto de combustível capaz de tomar clientes de outros postos, de maneira saudável e ética, vencida pelo diferencial.

Por isso, para tentar equilibrar deficiências no processo de gestão, que tal dois conselhos que poderão te ajudar a melhorar a performance da sua operação, ou ao menos, manter-se competitivo aos demais concorrentes?

 Gestão e Atendimento Profissional – Imagina você um dono de uma concessionária da Ferrari, tendo a oportunidade em vender entre dois ou três veículos desse porte por ano. Você colocaria seu irmão, amigo, pai, mãe ou algum conhecido para ajudar? Então porque isso acontece no posto constantemente? E olha que não tenho nada contra empresa familiar, inclusive também já trabalhei em família.

O que eu quero dizer é que na loja da Ferrari você tem poucas oportunidades para fechar um negócio, e de maneira alguma será colocado como vendedor alguém que não tenha técnicas de persuasão ou conhecimentos específicos sobre o público atendido.

E no posto não é diferente, não é proibido colocar um parente ou amigo para desenvolver as atividades, mas é necessário ter certeza que a pessoa está preparada com as técnicas e que também conheça os benefícios dos produtos vendidos.

Isso serve também para você que gerencia o seu posto. Será que conhece a fundo o papel que está desenvolvendo e que a operação depende de você? Criei todo esse contexto para dizer que você precisa fazer gestão profissional, atualmente a gestão amadora não faz um posto crescer, mas sim, apenas funcionar.Fica a reflexão.

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Planejamento e Gestão Financeira Para Operação

Você já deve ter escutado o dizer: “Nenhuma obra se começa pelo telhado”. Essa frase veste exatamente o perfil de alguns revendedores que pensam: “Foco aqui no posto é vender”, muitas vezes a qualquer custo, em alguns casos abrem o crédito para empresas, baixam preços, sem saber se terão condições de suprir essa oferta.

Nesse caso, vimos que o revendedor que pensa assim, sequer pensou na fundação da sua obra, ou seja, já quis começar o telhado. Os princípios fundamentais na gestão de um posto de combustível devem passar pela estruturação financeira, assim como qualquer outro negócio.

Para isso, antecedendo ao início do telhado, torna-se necessários planejar as fases básicas, que em nosso caso é planejamento de entradas e saídas de recursos, mais especificamente, dinheiro disponível para fazer a operação girar.

Mas até entendo a razão em que muitos consideram fazer planejamento e controle uma atividade chata e sabe por qual motivo? Nosso cérebro está acostumado a fazer atividades cômodas, ou seja, que não exija mudança de comportamento ou que gere sensação de ser difícil.Note, ganhar dinheiro é muito melhor que economizar não é?

Enfim, trabalhar estratégias, gerar mais vendas, ver o posto cheio é tudo muito bom, tudo muito bonito, mas o planejamento deve estar a frente e o solo deve estar bem sólido, com toda a fundação.

Bom, mas o que isso quer dizer? Isso quer dizer que antes de sair vendendo e prometendo condições e bonificações para seus clientes, o mais importante é ter certeza que será possível cumprir. Portanto, planejar capital de giro para estratégias e ter um bom fluxo de caixa é essencial.

Se a sua mentalidade empresarial despertar para esse aspecto, o nível da gestão do seu posto irá mudar. Agora, gostaria de ter ajuda com isso? Podemos te ajudar. Ou seja, não existe motivo para faltar clareza, planos e dedicação para tornar seu posto gerenciado. Sugiro você buscar seus resultados! Até breve

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