Gestao_Financeira_Postos

Sempre digo que existem 3 fases na gestão financeira de um Posto de Combustível

Primordial o empresário que possui constantemente a clareza em saber avaliar e entender qual fase está e quais os desafios e prioridades para alcançar o próximo nível.

Portanto, vou abordar as três fases e ao final fica sua reflexão para entender em qual fase o seu posto está nesse momento.

Fases do Mapa da Excelência na Gestão

Iniciei o artigo indicando que são três as fases para alcançar a excelência de revenda de combustível. Sendo elas: Sobrevivência e Afirmação, Processos Definidos e Ponto da Excelência. O a seguir defino cada qual.

Sobrevivência e Afirmação

Nessa fase o proprietário é responsável em centralizar todas as atividades de gestão no posto, operacional, estratégica e financeira. Muito difícil conseguir contratar alguém, pois pode estar com dificuldades financeiras, sendo a falta de capital de giro, ou o posto não gera resultado para absorver salários adicionais ou até mesmo iniciou a operação recentemente.

Essa fase o empresário e dono do posto de combustível colocar em risco todos os seus recursos financeiros, recursos de tempo e recursos comerciais. Nada simples centralizar essas atividades e pensar ainda em estratégias para fazer o seu posto crescer.

LEIA MAIS: O Quanto um Gerente Contribui com as Finanças do Posto de Combustível?

Costumo dizer que é a fase que permite o posto apenas funcionar e não crescer.

E sim, conforme o subtítulo, essa é a fase de sobrevivência e afirmação no mercado, consolidando o atendimento e constituindo um ativo, nesse caso, o fundo de comércio.

Se você está nessa fase, talvez esteja na hora de passar a programar o avanço para a próxima fase, que processos definidos.

Processos Definidos – Pessoas e Operações

Nessa fase, entende-se que a afirmação no mercado foi superada, as finanças estão compatíveis a operação, o capital de giro devidamente constituído e já permite planejar e executar a criação da expansão do quadro de pessoas, visando o crescimento.

banner home_curso de marketing_online_ok

Mas já é sabido que quanto mais a empresa cresce gera-se efeitos colaterais, nesse caso chamo de complexidade operacional.

E quando se depara a esse efeito, significa que esse é o momento de pensar em construir processos, que possa facilitar o dia a dia da empresa, com políticas, procedimentos em todas as áreas de atuação do posto, principalmente atividades que impactam as finanças e capital de giro do posto de combustível.

Pode ser uma fase mais intensa e extensa, pois sabemos que não da noite para o dia. Mas o empresário precisa ter foco, pois muito começam e entendem que resultados devem ocorrer imediatamente e não entendem que essas ações irão refletir em curto ou médio prazo e, nesse caso, desistem e deixa de lado a solidificação dos processos.

Portanto, a persistência, foco e comprometimento são aliados fundamentais para essa fase de maturação dos processos.

Ponto da Excelência

Essa é a fase que todos os empresários desejam, mas poucos conseguem alcançar tal marca, pois representa a maturação completa das fases anteriores.

Estar nessa fase é começar a pensar e planejar reservas financeiras e investimentos que irão cada vez mais potencializar a excelência de um posto de combustível.

Nesse momento a gestão financeira do posto está totalmente amparada por Pessoas e Processos, que proporcionam a resiliência entre atividades e pessoas.

Não é fácil para o segmento alcançar essa fase, mas é gratificante olhar para trás e falar que o caminho foi difícil até aqui, porém que valeu a pena.

Mas é bom ressaltar que o sucesso sempre exige mais, portanto o aprimoramento contínuo e as correções de rotas, sempre serão necessárias.

Qual a Fase Você Define Nesse Momento Para Seu Posto de Combustível

Dessa maneira, agora você já sabe como é possível através da clareza e foco, identificar o seu momento e criar um plano de ação dedicado ao encontro do ponto da Excelência.

Caso após sua avaliação, identificou que ainda faltam ações para alcançar o ponto da excelência, não desanime, o importante é você saber que pode melhorar colocando em prática os processos certos para alcançar maturidade dos resultados no seu posto de combustível.

Até Breve,

banner colunista carlos

Artigo anteriorCliente Fidelizado – Seu dinheiro de volta
Próximo artigoPostos multados por anunciar cerveja e chocolate em placas semelhantes às de gasolina
Maior plataforma de cursos online para o segmento de postos de combustíveis e loja de conveniência a BP Cursos Online pertence ao Portal Brasil Postos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here