logo gestão financeira
Se você conseguir absorver isso que eu vou te falar, você conseguirá aumentar os lucros, reverter prejuízos ou até mesmo identificar outras fontes de lucros, apenas corrigindo o rumo da gestão no posto.

Em simples passos revelo como é simples e possível garantir margens mínimas em seu posto de combustível, sem necessitar participar de métodos avançados, contratar consultorias ou até mesmo realizar cursos.

Fica Tranquilo que Não é Fórmula Mágica – Aplicável Apenas em Posto de Combustível

Não importa se você é dono, gerente ou administrativo, ou se já é experiente ou não, se é calça branca ou não. O fato é que, estar na direção ou gestão se mantendo atento as oportunidades, em curto ou médio prazo os resultados aparecem.

Não existe fórmula mágica, claro que se você estiver na situação dos prejuízos, a primeira etapa é reverter esse prejuízo, mas que pensando bem, não deixa de ser um “ganho” concorda? E partir da reversão do prejuízo, o próximo passo é seguir rumo ao lucro. 

Para você realmente entender essa estratégia, eu vou explicar de acordo com as respostas do nosso formulário, que você pode ter respondido.

Cerca de 52 por cento, responderam que desejam conseguir entre 10% e 15% de margem liquida, enquanto 8 por cento querem acima de 15% de margem e 40 por cento dos gestores desejam não ter prejuízo e conseguir até 5% de margem liquida.

Se o seu propósito é conseguir 5% de margem liquida no posto, provavelmente seu posto está com prejuízo ou você não está sabendo o quanto realmente seu posto gera de resultados. 

Agora, conseguir os 5%, isso é razoavelmente tranquilo, e você só precisa precificar corretamente seus produtos e controlar as despesas, e qualquer pessoa que nunca tenha feito a gestão do posto, vai saber fazer. Não precisa ser experiente para isso funcionar. E ainda, para ter os 5% você não precisa investir em consultorias, investir ou tentar fazer mágica, ou zerar o caixa baixando preços e marcando seu concorrente. Fazendo o controle da margem de contribuição e das despesas fixas, você consegue até mais.

imagem destaque curso gestão financeiraQuero Ter Mais que 5% de Margem na Revenda de Combustíveis – Agora, se o seu propósito é conseguir margem liquida entre 10% a 15%, então apenas saber o que é margem de contribuição e controlar despesas, não vai “rolar”, você precisa saber mais técnicas e processos que poucos fazem, e que os chamo de “operadores de sucesso”.

E para ser um “operador de sucesso” também não requer grandes investimentos, mas requer dentre os conhecimentos um pouco mais de clareza, comprometimento e entender o ciclo financeiro e operacionais no seu posto.

Você também vai precisar ter mais tempo para poder criar campanhas e estratégias para alavancar suas margens, através do aumento das vendas (pista, loja e lubrificantes, sublocação).

E para você ter mais tempo para estratégias, você precisa ter a gestão financeira do seu posto dominada, funcionando para todos os funcionários e pessoas envolvidas na gestão, além de manter o capital de giro e controle financeiro devidamente composto.

Gestão de Alta Performance Para Conseguir Maiores Margens Tem que Mudar a Mentalidade

E finalmente, para você conseguir margens de até 15% ou mais, é necessário uma reconfiguração de sua mentalidade empresarial.

Trabalhar com práticas de “baixar” preços para fazer volume não vai fazer você alcançar uma margem cheia de até 15%, você terá que sacrificar muito seu capital de giro ou criar uma alavancagem financeira através de empréstimos muito grande, porém pode não funcionar. E essa reconfiguração de mentalidade empresarial é que vai definir o jogo que você quer jogar:  O jogo de resultados ou, o jogo do malabarismo.

Mas o importante é você saber que, o que te trouxe até aqui não será o que vai levar você para outro nível ou ter uma mentalidade empresarial constituída.E nesse caso, para conseguir o próximo nível você terá que dispor de muito tempo, contar com a sorte ou até mesmo contratar um consultor.

Se Você é Dono ou Gerente de Um Posto de Gasolina. Qual é o Seu Propósito?

E aí? Qual é o seu propósito? ser um operador massivo que busca estagnar nos 5% de margem liquida ou jogar o jogo dos grandes e ter até 15% de margem liquida, explorando todos os elementos monetizáveis no seu posto? Mas independente da sua resposta, sempre será um passo de cada vez. Se quiser continuar pagando as contas e sobreviver, siga as dicas deste e-mail, o que você leu lá em cima.

Agora, se quer dar um passo adiante, o que posso fazer é apresentar nosso Curso de Gestão Financeira em Postos de Combustíveis.Somente você escreve sua história e define o que é melhor para o hoje e o que será melhor para você amanhã. Fica a dica para você!

Até breve

banner colunista carlos

banner inicial gestão financeira_letrings

Se a Gestão Financeira é um problema que você deve enfrentar e precisa de ajuda,  se inscreva no nosso Curso de Gestão Financeira Online desenvolvido pelo Consultor Carlos Bispo em parceria com o Portal Brasil Postos. Neste curso é apresentada  qual o impacto financeiro para cada modalidade de pagamento e também demonstrada na prática como calcular a margem de contribuição e o capital de giro.

Artigo anteriorRede Francesa Total não desiste do mercado brasileiro. Seu alvo agora são os postos bandeira branca
Próximo artigoUsinas já estão vendendo etanol diretamente aos postos.
Maior plataforma de cursos online para o segmento de postos de combustíveis e loja de conveniência a BP Cursos Online pertence ao Portal Brasil Postos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here