Você tem conhecimento sobre como as cores dos bicos das bombas de combustível são diferenciadas?

Você sabia que os postos de gasolina seguem uma ordem específica na coloração dos bicos? Essa organização tem como objetivo proporcionar transparência aos consumidores em relação ao tipo de combustível sendo comercializado, além de facilitar o controle e a disposição adequada nos postos.

Neste artigo, abordaremos em detalhes as cores dos bicos de abastecimento nos postos de combustível, fornecendo informações adicionais sobre as regulamentações legais que determinam a estrutura e organização dos postos de combustível.

Fraudes em postos de combustível são mais comuns do que se pensa. Com o intuito de reduzir esse tipo de atividade, novas regulamentações têm sido frequentemente apontadas, visando a padronização e segurança dos postos de combustível, o que, sem dúvida, oferece maior confiança aos consumidores ao abastecer seus veículos.

Uma dessas regulamentações diz respeito à cor dos bicos de abastecimento, que devem ser específicos de acordo com as normas proibidas.

Como fazer a Prevenção de fraudes

Ao serem obrigados a cumprir a legislação vigente, fica mais difícil para os postos instruírem seus frentistas a trocarem os bicos durante o abastecimento.

Por exemplo, se um cliente solicitar gasolina aditivada e não houver uma identificação clara, fica mais fácil para o frentista utilizar o bico da comum e cobrar o preço da gasolina aditivada, permitindo ao posto obter lucro com essa situação.

No caso da padronização dos bicos, as chances de fraude são minimizadas, uma vez que os órgãos de fiscalização estão constantemente verificando possíveis irregularidades nos postos de combustível. Caso não estejam cumprindo as regulamentações, serão penalizados de acordo com a legislação de proteção ao consumidor.

LEIA TAMBÉM: Tanques trocados: Como lidar quando o caminhão tanque descarrega no lugar errado

Afinal, quais são as cores?

As cores dos bicos nas bombas de combustível são específicas, e devem seguir a seguinte organização:

Para Gasolina comum – Laranja;

Para Gasolina aditivada –Azul;

Para Gasolina premium – Amarelo;

Para o Etanol – Verde;

Para o Diesel comum S500 – Vermelho;

Para o Diesel aditivado S500 – Preto;

Para Diesel comum S10 – Cinza;

Para o Diesel aditivado S10 – Cinza.

Com essa distinção fica mais fácil para os clientes se atentarem na hora de abastecer e verificar se estão recebendo o produto que pagaram.

Deseja comprar as capas para os bicos de abastecimento? Clique aqui e acesse a loja Brasil Postos?

Diferenças além das cores

Uma informação que é pouco conhecida pela grande maioria é que, além das aparentes cores, os bicos de combustível apresentam outras diferenças entre si, as quais são ainda maiores. Essas se dão por conta da distinção entre modelos de bicos, sendo que cada um apresenta funcionalidades ímpares. Podendo ser mais modernos ou mais simples, o padrão do bico de combustível modifica a maneira como este atua, podendo alguns modelos serem mais vantajosos do que outros.

No Brasil, existe uma regulamentação que limita os modelos de bico que podem ser utilizados, e isso ocorre porque os bicos utilizados devem ser apenas os automáticos.

Ainda assim, as variações continuam presente, atuando de acordo com as válvulas de segurança e dimensões do equipamento, veja algumas das variações possíveis:

Espessura

Diversos modelos de bicos são comercializados juntos por serem muito parecidos um com o outro, sendo diferenciaveis apenas por sua espessura. Ainda que seja uma distinção simples à primeira vista, a escolha correta é essencial, pois a espessura influencia diretamente na vazão de combustível, o que impacta o abastecimento.

Segurança

Geralmente os bicos de combustível que possuem a letra “B” em seu nome são os modelos que possuem maior segurança. São modelos que possuem desarmamento automático, evitando derramamento de combustível durante o abastecimento. Além disso, a maioria ainda conta com uma longa vida útil, sendo mais duradouro e seguro.

Velocidade

Outra diferença entre bicos de combustível diz respeito à velocidade de abastecimento. Existem bicos que possuem controle para até 3 velocidades distintas, atuando de acordo com o modelo de veículo e a quantidade de combustível solicitada.

Bicos de duas vias

Ao se tratar de bicos mais modernos, existem no mercado bicos com duas vias. Enquanto uma das saídas é responsável por injetar o combustível, a outra atua sugando os gases emitidos na hora do abastecimento (gases esses que são prejudiciais à saúde dos frentistas). Com esse modelo, profissionais podem trabalhar de maneira mais segura, não sendo necessário se afastar do local durante o preenchimento do tanque.

Deseja comprar bicos de abastecimento? Clique aqui e acesse a loja Brasil Postos?

Outros cuidados com as bombas

As cores das bombas de combustível, apesar de serem importantes, não são os únicos cuidados que devem ser seguidos ao se tratar desse tipo de equipamento. Por atuarem com líquidos tóxicos e inflamáveis, é extremamente importante que todas as precauções sejam tomadas, principalmente ao se tratar da vida útil do equipamento.

Vazamentos, desgastes, frequência de uso, todos são fatores determinantes para o surgimento de possíveis problemas. Por esse motivo, bombas de combustível devem ser fiscalizadas frequentemente, de forma a prevenir acidentes. Veja os principais pontos verificados:

Cores das bombas de combustível

As cores dizem respeito à segurança de compra do cliente, mas são extremamente importantes da mesma forma. Fiscais verificam se as cores dos bicos correspondem ao combustível que está sendo injetado por aquela mangueira, seguindo a predefinição explicada no primeiro capítulo deste artigo.

Qualidade das bombas

O fiscal também procura identificar qualquer tipo de desgaste, vazamento, corrosões, pontos com amassados, etc. Tal fiscalização diz respeito à segurança de todos que passam pelo ambiente, e as bombas não podem apresentar nenhum desses defeitos.

Visores

A transparência também é fundamental. Durante a fiscalização, os mostradores devem estar atuando de forma legítima, explanando o preço, quantidade de combustível corretos de acordo com o abastecimento.

Sistema de travamento

O fiscal irá verificar se as bombas estão travando no momento correto, nem antes nem depois do mostrado nos painéis. Dessa forma, será garantido que o consumidor estará recebendo o total de combustível pelo qual pagou.

ESTE TEMA LHE INTERESSA? ENTÃO ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO:

▶ Assista o vídeo e veja como a Academia de Ensino Brasil Postos pode ajudá-lo na capacitação completa de todos os gerentes em postos de combustíveis e lojas de conveniência.

Conheça os outros cursos para a capacitação completa dos gerentes da sua rede de postos.

+++ Curso de Marketing, Vendas e Atendimento em Postos de Combustíveis

+++ Curso de Formação Gerencial

+++ Curso Gestão de Compras e Promoções para Loja de Conveniência

+++ Curso Online – O Melhor Gerente do Mundo

+++ POP – Treinamento e Implantação de Procedimento Operacional Padrão

+++ Curso de Legislação e Fiscalização em Postos

+++ Treinamento Semi Presencial para Gerentes de Postos

Artigo anteriorFatores de sucesso para um posto revendedor de combustíveis.
Próximo artigoPetrobras anuncia nova política de preços dos combustíveis; confira os parâmetros
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here