O nitrogênio apresenta menor alteração de pressão e temperatura após longos percursos, proporcionando um aumento de até 20% na vida útil do pneu

Para garantir a segurança de todos, uma das recomendações é fazer a revisão e se atentar a um item importantíssimo: calibrar os pneus. Porém, ao enchê-los com ar comprimido, eles tendem a esvaziar mais rápido. 

Por este motivo, muitos motoristas optam por calibrar os pneus com o nitrogênio, que por ser um gás inerte, proporciona baixa alteração de pressão em função da temperatura à qual é exposto, garantindo menor desgaste.
Utilizado principalmente nos carros de corrida e nos veículos que transportam produtos inflamáveis, o nitrogênio também é recomendado em carros de passeio. Porém, para veículos pesados ele é ainda mais vantajoso.

“Quando oferecemos calibragem apenas com nitrogênio para frotas de caminhões, diminuímos o tempo entre calibragens por uma razão simples: as moléculas desse gás são maiores e demoram mais para sair pela borracha do pneu, que é permeável”, explica Omar Abreu, vendedor técnico da Air Products.

Curso de Formação Gerencial

Ele conta ainda que, na prática, veículos de transporte que utilizam ar comprimido precisam ter seus pneus calibrados semanalmente ou, no máximo, a cada 15 dias.

Com o nitrogênio, esse tempo se prolonga para até 45 dias.

“O nitrogênio representa em média 5 a 10% de ganho na primeira vida útil do pneu e economia de cerca de quatro pneus por mês para frotistas”, conta.

Além disso, a perda de pressão é reduzida devido à baixa taxa de difusão do nitrogênio através da borracha do pneu (entre 25 a 35% menor que o ar comprimido).

“Ele mantém a estrutura interna e os fios de aço do pneu em perfeito estado em razão da ausência de contaminantes como óleo, água e oxigênio. E apresenta menor alteração de pressão e temperatura após longos percursos, o que proporciona o aumento de vida útil do pneu.”

▶ Assista o vídeo e veja como a Academia de Ensino Brasil Postos pode ajudá-lo na capacitação completa de todos os gerentes em postos de combustíveis e lojas de conveniência.

Segundo ele, uma grande vantagem está na segurança, já que em frenagens de emergência o equilíbrio de pressão nos pneus evita que o veículo puxe para um dos lados devido diferenças na aderência.

“O nitrogênio é um gás totalmente inerte, não é comburente, explosivo nem inflamável e está presente no ar atmosférico na proporção 78% nitrogênio, 21% oxigênio e 1% gases raros e hidrocarbonetos”, explica.

“O segundo maior custo do transporte rodoviário hoje é, sem dúvida, o pneu, perdendo apenas para o combustível. O nitrogênio representa economia, principalmente para frotistas, conclui.

A calibragem com nitrogênio acontece por meio da filtragem do ar comprimido de um compressor comum feita por equipamentos de geração local

Aqui estão algumas das vantagens de calibrar os pneus com nitrogênio em vez de ar comum:

Pressão dos pneus mais estável: O nitrogênio é uma molécula maior do que o oxigênio, o que significa que ele é menos tolerante a escapar através da parede do pneu.Como resultado, a pressão dos pneus é mais estável e os pneus ficam calibrados por mais tempo. Isso pode levar a uma vida útil mais longa dos pneus e uma melhor economia de combustível.

Melhora na dirigibilidade: Pneus calibrados com nitrogênio podem proporcionar uma condução mais suave e estável, especialmente em estradas molhadas. Isso ocorre porque a pressão constante dos pneus ajuda a manter mais contato com a superfície da estrada.

Menos manutenção: Como o nitrogênio permanece mais tempo nos pneus, você precisará calibrar com menos frequência. Além disso, pneus calibrados corretamente podem durar mais tempo e exigir menos reparos.

Segurança: Pneus bem calibrados são mais seguros para dirigir, pois fornecem uma melhor tração e estabilidade. E pneus que vazam menos ar também são menos tolerantes a falhas catastróficas, como estouros de pneus.

Conheça os outros cursos para a capacitação completa dos gerentes da sua rede de postos.

+++ Curso de Marketing, Vendas e Atendimento em Postos de Combustíveis

+++ Curso de Formação Gerencial

+++ Curso Gestão de Compras e Promoções para Loja de Conveniência

+++ Curso Online – O Melhor Gerente do Mundo

+++ POP – Treinamento e Implantação de Procedimento Operacional Padrão

+++ Curso de Legislação e Fiscalização em Postos

+++ Treinamento Semi Presencial para Gerentes de Postos

Artigo anteriorSIM Rede de Postos aposta em soluções automatizadas para estacionamento nos postos de rodovia.
Próximo artigoVector inaugura primeiro ponto de abastecimento para caminhoneiros
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here