Mortes por suspeita de ingestão de etanol misturado a suco em póO presidente da Federação Nacional dos Frentistas Francisco Soares de Souza participou de audiência pública que discutiu as recentes mortes, por suspeita de ingestão de etanol misturado a suco em pó, de pelo menos 8 moradores em situação de rua, desde o mês de abril.

Banner EPI'S Categoria

Participaram o presidente da RECAP (patronal) Flávio Campos  e  representantes de entidades que atuam em auxílio e no recolhimento dessa população. O encontro foi promovido pelos vereadores Carlão (PT) e Artur Orsi (PSDB) respectivamente presidente e membro da Comissão Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos  e Cidadania da Câmara de Campinas-SP. Na sexta feira passada, o presidente da Federação Nacional dos Frentistas participara de reunião na prefeitura, sobre o lançamento da  campanha “Combustível não é Bebida”, que distribuirá, em conjunto com a Recap,10 mil panfletos a frentistas e donos de postos. No material, elaborado pela Prefeitura e impresso pela entidade patronal, há informações sobre o perigo da ingestão de álcool combustível, um passo-a-passo de como fazer um atendimento à população em situação de rua .Segundo a imprensa local, atualmente 758 pessoas estão sob esta condição,na  cidade. Em sua fala, Francisco Soares lembrou que a raiz do problema é de ordem social, e que o fato expõe uma falha do poder público nas nas políticas de inclusão e cidadania. Ele reafirmou  o apoio do sindicato á Campanha: “Rodamos uma média de 200km por dia, atingindo toda a região metropolitana da cidade,e nosso pessoal estará voltado para essa agenda também, nos próximos meses” anunciou. Para o  presidente do Recap, Flávio Martini de Souza Campos, o trabalho nos postos é essencial para a conscientização dos trabalhadores em posto :  ”Não há lugar melhor para informar a não vender etanol do que junto aos frentistas nos postos. É um serviço de utilidade pública, que depende de cada um para coibir essa venda”, disse.

O RECAP reforça sua orientação para que o combustível seja entregue aos clientes apenas de duas formas: Diretamente dentro do tanque do veículo ou em uma eventualidade de pane seca, com a única finalidade de abastecer este veículo parado, ao consumidor, motorista, apenas em embalagens apropriadas e certificadas pelo inmetro, nunca em garrafas pet, sacos plásticos, etc.

A razão deste esforço agora se junta a nossa sensibilização e ao pedido de mobilização de nossa categoria, pois tomamos conhecimento de uma grave situação, que tem levado a óbito, moradores de rua por ingestão de uma mistura feita à base de etanol combustível, suco de fruta em pó e açucar. Por isso, contamos com a mobilização e cuidado de todos para este tipo de venda, e pedimos que orientem seus funcionários, frentistas, para juntos minimizarmos e combatermos esta triste realidade.

Com inf: Assessoria de Imprensa Campinas-SP

 

 

 

 

Artigo anteriorTrês dicas para treinar os frentistas do seu posto de combustível
Próximo artigo1º Workshop OPW & Brasil Postos Foi um Sucesso
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here