O Inmetro pretende instalar, em breve, certificação digital em bombas de combustível, o presidente do Inmetro, Marcos Oliveira Júnior.

Desde junho, o instituto está habilitado a emitir certificados digitais. 

“Infelizmente tem alguns postos de gasolina no país que adulteram a bomba de combustível na placa-mãe, o que nós chamamos uma fraude digital, que insere alguns pulsos elétricos e quando você vai ver no display, a bomba vai marcar mais do que está abastecendo o seu carro. Com a certificação digital, o posto vai assinar digitalmente. Isso vai alimentar uma base de dados e nós vamos poder verificar se está tendo fraude ou não”, disse Oliveira Junior.

Segundo o presidente, o consumidor, por meio de um aplicativo de celular, vai poder verificar o que está sendo abastecido e o que está sendo assinado digitalmente.

Oliveira Junior disse que a grande inovação dos certificados digitais é que o Inmetro passa a poder certificar objetos, como é o caso das bombas de combustível. “Com isso a gente pode certificar não só a existência desse objeto, que esse objeto está legal, está ok, como também as medidas que esse objeto faz, as características dele”, disse.

Veja a entrevista completa

▶ Você sabe como é feita a fiscalização dos postos de combustíveis? Assista ao vídeo e descubra!

? Divulgação dos preços

A operação verificou se os estabelecimentos estão cumprindo o Decreto nº 10.634, de 22 de fevereiro de 2021, que dispõe sobre o direito de os consumidores receberem informações corretas, claras, precisas, ostensivas e legíveis sobre os preços dos combustíveis em todo o território nacional.

+++ Nova Placa Obrigatória – Decreto 10.634 – Compre agora o modelo indicado pela ANP!

+++ Bombas com certificação digital devem coibir fraudes nos postos

+++ INMETRO – Assinatura digital deverá estar presente em todas as bombas de combustível a partir de julho de 2022

Artigo anteriorFISCALIZAÇÃO – ANP divulga resultados de ações na semana de 19 a 22/7
Próximo artigoVídeo – O frio, o biodiesel e a solução do problema
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here