Círculo melhora quase 1 centavo / litro a margem de seus clientes.

As últimas 4 semanas foram intensas e um bom exemplo dos impactos e desafios que um política de preço aberta e atrelada ao mercado internacional traz para o setor de revenda de combustíveis. Nosso preço de suprimento foi influenciado por uma série de fatores:

Em agosto, a decisão do governo brasileiro em alterar subitamente 10% o volume de biodiesel misturado, passando de 10% para 11%, puxou os preços do biocombustível no 68º. leilão em quase 60 cents / litro, impactando em mais de 5 cents / litro o preço do Diesel S10 e S500.

Ainda nos biocombustíveis, tivemos o preço do etanol flutuando semanalmente praticamente 2 cents / litro nas duas direções. Volatilidade natural com a chegada do último terço da safra, a demanda e produção recordes e a recente especulação sobre os preços da Gasolina. Achamos que esta volatilidade vai crescer ainda mais nos próximos meses. Lembrando ainda que o etanol compõe e portanto impacta em 27% o preço da Gasolina.

No mercado internacional de Petróleo, Diesel e Gasolina, tivemos eventos que apesar de pouco frequentes, representam riscos típicos do setor.

No final de semana passada, o ataque a unidade de produção de Petróleo da Arábia Saudita supostamente por terroristas do Iêmen colocou o mercado em pânico por dias, com cotações subindo mais de 15%. Graças a Deus ou Inshallah, não temos ataques terroristas todas as semanas, mas há décadas (para não dizer séculos) essa região do mundo sentada em muito petróleo vive em conflito. Mudam-se os países (Iraque, Irã, Síria, Iêmen), os atores (Sadam Hussein, Estado Islâmico, Houthi), mas não muda a forte influência aos preços dos combustíveis.

Não fosse o bastante para uma semana, ainda tivemos a chegada da tempestade Imelda ao Texas. A região de Houston, além de representar 14% da capacidade de refino dos EUA, é também conhecida pelos alagamentos. Topografia plana, alta concentração urbana comprometendo a absorção e, sobretudo, a intensidade das chuvas nesse período do ano conhecido como “temporada de furacões” (centenas de milímetros jorrados em horas) deixam o sudeste do Texas exposto a inundações de proporções traumáticas. Ou seja, não foi a primeira e não será o último caso de alta volatilidade de preços no mercado internacional de petróleo e derivados causado por eventos climáticos. Essa semana, diesel e gasolina subiram 2% a 3%, mas há exatos 2 anos, o Furação Harvey causou estragos extremos e as cotações explodiram.

Em uma frente mais macroeconômica, o Dólar se fortaleceu contra o Real, voltando a operar acima de 4,17. Nervosismo quanto ao mercado de juros nos EUA (REPO) e previsões de Selic rumo a 5,0% tem afastado investimento especulativo do Brasil.

Ainda bem que o setor de postos de gasolina e grandes consumidores pode contar hoje com a inteligência e tecnologia do Círculo para interpretar esses eventos, atualiza-los de forma rápida, simples e prática e contribuir para melhorar o resultado na última linha.

Nas últimas 4 semanas, processando todos esses fatores, tivemos em média, repasses acumulados que totalizaram:

– Gasolina: 8,5 cents / litro

– Diesel: 23 cents / litro

– Etanol: zero a zero no acumulado, porém com volatilidade de -2 a +2 cents / litro

Vamos considerar um posto médio que vende por mês 200 mil litros, sendo 1/3 de cada produto Gasolina, Diesel e Etanol.

Seguindo todas as recomendações do Circulo nas últimas 4 semanas e adiantando (ou atrasando) 2-3 dias de estoque sempre que sugerido, ele melhorou sua margem em 0,9 cents / litro ou 1.800 reis no final do mês.

Abrindo o resultado por produto, teríamos:

– Gasolina: ganho de 0,6 a 0,9 cents / litro

– Diesel: ganho de 1,5 a 2,3 cents / litro

– Etanol: ganho na casa de 0,1 cents / litro

Não será todo mês que vamos ver tantos elementos em variação mas é justamente em períodos assim que estarmos atentos aos acontecimentos podem fazer uma diferença no resultado do ano!

Gasolina: alerta de alta do Círculo se confirma, Petrobras sobe preços e nossos clientes, que passaram com tanques cheios, comemoram

Depois de quinze dias de estabilidade Petrobras elevou preço da gasolina a na última quinta-feira em quase 6 cents / litro, gerando repasses na casa de 4,5 a 5,0 cents por litro por parte das distribuidoras.

A alta do mercado internacional de petróleo foi principal fator, como alertado no último domingo a nossos clientes.

Apesar desse movimento forte, nosso modelo continua apontando espaço para mais subidas, pois fatos relevantes de quinta-feira e sexta-feira não foram incorporados: gasolina nos EUA, principal referencia global, subiu 2 a 3 cents / litro e dólar ganhou mais de 1%.

Assim, abrimos semana com viés de alta entre 2 e 5 cents / litro

Diesel: reversão da tendência de preços captada, reportada e confirmada pelo Círculo

Como devem se lembrar, dormimos semana passada com viés de baixa para Diesel. Apesar disso, não recomendamos aos clientes reduzirem estoque em função de subida recente de preços da Petrobras.

No domingo à noite, logo após abertura dos mercados de futuros internacionais em alta por causa dos ataques a Arábia Saudita, disparamos novo alerta para manutenção de tanques mais abastecidos.

Na quinta-feira, Petrobras elevou custo do Diesel as distribuidoras que já começaram o repasse.

Pela quarta semana seguida, Circulo antecipa tendência e abrimos a semana com tendência de alta de zero a 6 cents / litro.

Etanol: Alta semanal de preços “carimbada” na última terça-feira se confirma. Cotações ao produtor fecharam de 2 a 3 cents / litro acima e nosso modelo aponta para repasses de 1 a 6 cents / litro para inicio da próxima semana.

Além de o etanol ter sido influenciado para cima pela elevação do preço da gasolina, também se beneficiou do fortalecimento dos preços do açúcar no mercado internacional. Os contratos futuros da bolsa de Nova Iorque encerraram o período com 1.5% a 2.0% de alta, tendo subido mais de 5% na segunda-feira.

Para a próxima semana, esperamos que Unica (associação das Usinas) divulgue acompanhamento quinzenal da safra e dividiremos o resumo aos membros do Círculo.

Finalmente, lembrem-se que teremos a revisão quinzenal do Preço Pauta também na próxima semana.

Não deixe de nos acompanhar diariamente em www.circulo.xyz e ajude a divulgar nosso trabalho

Círculo: Empoderando quem abastece o Brasil.

Contato: [email protected]

Artigo anteriorGilbarco Veeder-Root marca presença na NACs 2019
Próximo artigoBolsonaro sanciona MP da ‘minirreforma trabalhista’; veja o que muda
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here