De acordo com pesquisas feitas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), seis em cada dez empresas fecham com até cinco anos de atividade.

Esse dado reforça a afirmação de que manter um negócio saudável e rentável no longo prazo, principalmente em nosso país, não é uma tarefa fácil.

Em muitos casos, apenas se mantém no mercado quem consegue sustentar uma gestão organizada e estruturada, diferenciando-se da concorrência e, para que isso seja possível, otimizar algumas variáveis-chave da operação se faz necessário.

Dentre elas, o “preço” e o “custo variável” se destacam, podendo representar grandes alavancas para uma melhoria de performance.

Segundo estudos realizados pela consultoria estratégica McKinsey, ajustes de 1% no preço médio praticado por uma empresa podem se traduzir em incrementos de até 8,7% nos resultados operacionais, da mesma forma que reduções de 1% no custo variável podem ter um impacto de até 5,9% no lucro operacional das empresas.

 Baixe nosso infográfico e entenda mais sobre o poder de 1% de melhoria nos preços e nos custos.

A Aprix oferece um sistema de Inteligência Artificial para posicionar melhor os preços dos combustíveis dos clientes, entendendo que uma correta definição de precificação é fundamental para a manutenção de bons resultados.

Além disso, visando auxiliar nossos clientes em mais frentes da operação, desenvolvemos um indicador de condição de compra, dando mais argumentos para o revendedor negociar com a distribuidora, tendo como objetivo reduzir o custo de aquisição do produto. Assim, auxiliamos não somente na alavancagem de preços, que é a de maior potencial, mas também nos custos de compra.

Para o cálculo do indicador, levamos em conta o preço médio de combustível praticado pela concorrência na semana e comparamos com a situação de compra do revendedor Aprix para este combustível.

Assim, conseguimos entender se nosso cliente está sendo pressionado pelo mercado – ou seja, se a diferença entre essas duas variáveis está muito próxima e ele deveria buscar melhores condições de compra, ou se é um momento em que essa diferença está maior e, consequentemente, temos a possibilidade de estar competitivos no mercado.

Por fim, uma vez em posse dessas informações, análises de impacto das condições de compras junto à distribuidora em relação aos volumes vendidos podem ser feitas.

O aspecto interessante é perceber que, no geral, se as distribuidoras diminuírem a pressão no parceiro revendedor, ocorrerão bons resultados não somente para o revendedor, mas também para a distribuidora. A conciliação desta relação de forças acaba sendo o grande fator que separa uma cadeia em bom funcionamento de uma que não mantém nenhum dos elos satisfeitos.

>> Assista ao vídeo e entenda como a tecnologia da Aprix pode ajudar <<

No mês de outubro, a Aprix lançou uma nova série de conteúdos, em que foi demonstrado, ao longo do mês, como as tecnologias embarcadas na nossa solução de precificação são capazes de trazer eficiência operacional ao dia a dia do revendedor! São diversos materiais no formato de infográfico, vídeos e artigos que explicam como nosso sistema pode ajudar você a melhorar a gestão do seu(s) posto(s).

Caso você tenha perdido algum capítulo da série, ou gostaria de ter acesso ao material completo, cadastre-se nesse link! 

Veja o vídeo e entenda

TENHA A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COMO SUA ALIADA NA PRECIFICAÇÃO DO SEU POSTO.

Sobre a empresa – A Aprix é uma startup brasileira pioneira no desenvolvimento de sistemas de precificação para postos de combustíveis utilizando Inteligência Artificial.

Maximizamos a lucratividade de postos de combustíveis utilizando precificação dinâmica para capturar oportunidades de ganho de margem.

Atualmente a empresa trabalha com redes conhecidas como Rede Buffon e Redes VIP 24h no RS, Rede Pica Pau em MG e redes de postos em SP. Além disso, tem como sócio e membro do conselho o ex CEO da Ipiranga Alfredo Tellechea.

Contato: BERNARDO QUEIROZ – 51 9 9966-9128

Rua Dona Laura 471/702 | Porto Alegre – RS – Brasil
[email protected] – https://www.aprix.com.br/

Linked in : https://www.linkedin.com/in/bernardo-queiroz/

+++ Como a precificação estratégica pode ajudar a minimizar os efeitos da crise

+++ O sistema de coleta de preços da Aprix: 10 mil postos monitorados no Brasil

+++ Como o marketing afeta o preço?

+++ Como a precificação dinâmica torna os mercados mais eficientes?

+++ 4 passos simples para maximizar os resultados do seu posto com o uso de dados

+++ Você está definindo preços da forma correta?

+++ Tarifa dinâmica consegue aumentar a lucratividade do posto em até 10%

+++ Formulação de preços com inteligência artificial abre caminho no segmento de postos de combustíveis

+++ Foco na lucratividade

+++ Postos perdem até 50% da margem de lucro nas vendas com cartões frota

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here