O mês de agosto ficou marcado pelo aumento de preços de combustíveis na refinaria

A Petrobras confirmou, no dia 12 de agosto, a subida de 4% e 2% dos preços de gasolina e diesel, respectivamente. O aumento foi seguido por outro de 6% e 5% para os mesmos combustíveis no dia 21. A Aprix tratou de analisar, então, como esse aumento de preços na refinaria influenciou o preço no final da cadeia.  

A Aprix monitora dados de volumes e preços de todas as regiões brasileiras e acompanha o comportamento do mercado diariamente.

 O sistema de coleta de preços da Aprix monitora diariamente o preço de mais de 10 mil dos 40 mil postos existentes no Brasil. Por meio de uma análise dos dados obtidos na plataforma, pôde-se observar a evolução da média dos preços nas diferentes regiões do Brasil ao longo do mês de agosto, como mostram os gráficos a seguir.

Destacam-se, nas linhas verticais, os dias 12 e 21 de agosto, em que houve o aumento dos preços na refinaria.

+++ LEIA TAMBÉM : Linx anuncia parceria com Aprix para otimizar a precificação em postos de combustíveis

Analisando os valores do gráfico de gasolina, nota-se que a variação do preço-bomba não acompanhou a subida do preço nas refinarias no período compreendido entre 11 e 20 de agosto. Verificando o preço-bomba, conclui-se que este subiu entre 0,6% (nas regiões Sudeste e Nordeste) e 2,8% (região Centro-Oeste), enquanto a subida do preço na refinaria foi de 4%.

 O mesmo padrão pode ser identificado no período de 20 a 29 de agosto, deparando-se com uma variação entre 1,4% (na região Centro-Oeste) e 2,9% (região Sul), em comparação aos 6% de subida na refinaria.

O gráfico do preço do diesel confirma essa tendência. A subida no primeiro período variou entre 0,4% (região Norte) e 1% (região Centro-Oeste) – enquanto o aumento da refinaria foi de 2%; já no segundo período, a variação foi de 2,1% a 2,7%, chegando apenas à metade do novo aumento da refinaria, de 5%.

 Essa discrepância entre os dados comprova que a revenda não repassou integralmente o aumento dos valores ao consumidor final – resultando, portanto, na perda de margem unitária para os donos de postos.

TENHA A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COMO SUA ALIADA NA PRECIFICAÇÃO DO SEU POSTO.

Sobre a empresa – A Aprix é uma startup brasileira pioneira no desenvolvimento de sistemas de precificação para postos de combustíveis utilizando Inteligência Artificial.

Maximizamos a lucratividade de postos de combustíveis utilizando precificação dinâmica para capturar oportunidades de ganho de margem.

Atualmente a empresa trabalha com redes conhecidas como Rede Buffon e Redes VIP 24h no RS, Rede Pica Pau em MG e redes de postos em SP. Além disso, tem como sócio e membro do conselho o ex CEO da Ipiranga Alfredo Tellechea.

Contato: BERNARDO QUEIROZ – 51 9 9966-9128

Rua Dona Laura 471/702 | Porto Alegre – RS – Brasil
[email protected] – https://www.aprix.com.br/

Linked in : https://www.linkedin.com/in/bernardo-queiroz/

+++ Como a precificação estratégica pode ajudar a minimizar os efeitos da crise

+++ O sistema de coleta de preços da Aprix: 10 mil postos monitorados no Brasil

+++ Como o marketing afeta o preço?

+++ Como a precificação dinâmica torna os mercados mais eficientes?

+++ 4 passos simples para maximizar os resultados do seu posto com o uso de dados

+++ Você está definindo preços da forma correta?

+++ Tarifa dinâmica consegue aumentar a lucratividade do posto em até 10%

+++ Formulação de preços com inteligência artificial abre caminho no segmento de postos de combustíveis

+++ Foco na lucratividade

+++ Postos perdem até 50% da margem de lucro nas vendas com cartões frota

Assista ao vídeo – Como Sobreviver em Tempo de Quarentena

Artigo anteriorCampinas vai ganhar 200 lojas de rede mexicana de conveniência
Próximo artigo⛽ 6 motivos para você comprar Automação e Bombas na EXPONLINE
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here