A lista de projetos do Senado com tramitação prioritária na Câmara dos Deputados incluirá textos para facilitar a venda de etanol, criar diretrizes nacionais para o combate à diabetes e endurecer multas contra crimes ambientais.

O PDS 61/2018, aprovado em junho de 2018, autoriza a venda de etanol diretamente do produtor aos postos de combustíveis. De autoria do senador Otto Alencar (PSD-BA), o projeto foi uma resposta às reivindicações de caminhoneiros que organizaram uma greve em todo o país.

O projeto susta o artigo 6º da Resolução 43, de 2009, da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Esse artigo determina que um produtor de etanol (fornecedor) só pode comercializar o produto com outro fornecedor cadastrado na ANP, com um distribuidor autorizado pela agência ou com o mercado externo.

Segundo Otto Alencar, o mercado está cartelizado e oligopolizado, o que acaba aumentando o preço final ao consumidor. Ele acrescentou que os produtores não serão obrigados a vender o biocombustível diretamente, mas terão mais essa possibilidade.

Na Câmara, o projeto precisará passar pelas comissões de Minas e Energia (CME) e de Constituição, Justiça e de Cidadania (CCJC) antes de ser votado pelo Plenário.

+++ LEIA TAMBÉM: Entenda como está a proposta de venda direta de etanol

+++ LEIA TAMBÉM: RN, CE, PI e PE obtêm liminar para venda direta de etanol e aumenta pressão sobre ANP

+++ LEIA TAMBÉM:Fim da Fidelidade a Distribuidora e Venda Direta de Etanol seguem na pauta da ANP

+++ LEIA TAMBÉM : Projeto Melhor Gerente do Mundo em São Paulo realizado com sucesso absoluto

Fonte: epbr.com.br

Artigo anteriorPara ANP a baixa competição entre distribuidoras impede gasolina mais barata.
Próximo artigoVendas de caminhões voltaram a crescer no Brasil e dispara o mercado de Arla 32
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here