
Diagnóstico empresarial
Pare de operar no escuro
Resumo
ToggleSeu posto sobreviveria 15 dias sem você?
Descubra onde sua gestão está falhando e quais pontos precisam ser corrigidos para o posto funcionar com mais autonomia.
ANP não mede as consequências da verticalização
Inteligência artificial para postos
Menos tempo na escala. Mais tempo na gestão.
A escala dos seus frentistas pronta em segundos.
Crie escalas semanais, mensais ou anuais automaticamente, considerando as regras e a demanda da sua operação.
A Fecombustíveis vem manifestar sua indignação sobre a decisão da ANP em avançar com a proposta de verticalização do setor, venda direta do etanol das usinas aos postos, sem aprofundar- se nas discussões com os setores envolvidos e atingidos pelas medidas.
A Fecombustíveis entende que será uma aventura irresponsável com os cofres públicos e com o consumidor final promover a abertura do mercado sem antes corrigir os principais problemas dos segmentos de distribuição e revenda. Com a crise, as irregularidades aumentaram, principalmente no que se refere à sonegação de impostos, que chega a R$ 4,8 bilhões por ano no setor de combustíveis, sem contar com outras fraudes, como bomba fraudada e adulteração de combustíveis.
“Temos casos de fraudes de combustíveis, identificados pela própria ANP, que continuam sem solução há anos. Cada vez mais, o crime organizado se infiltra no setor para práticas ilícitas, como lavagem de dinheiro, adulteração de combustíveis, sonegação de impostos e fraude de bombas. Hoje, boa parte da revenda na cidade de São Paulo está na mão do crime organizado. A ANP quer que os empresários honestos façam concorrência com os bandidos? Será uma grande irresponsabilidade da ANP propor a verticalização, pois as irregularidades multiplicarão “, disse Paulo Miranda Soares, presidente da Fecombustíveis.
Paulo Miranda destacou que não é contra a modernização do setor, porém destaca que a abertura proposta pela ANP, com base no modelo norte-americano, não considera as diferenças de mercado. “O Brasil não é os Estados Unidos. Não podemos imitar uma regulação de primeiro mundo com os problemas que não ainda foram sanados no país“.
Na última reunião da Diretoria Colegiada da ANP (28/03), Décio Oddone, diretor-geral da agência reguladora, propôs que os debates sobre os principais temas do setor, que tiveram início no ano passado com as Tomadas Públicas de Contribuições (TPCs), sejam conduzidos pela Superintendência de Distribuição e Logística (SDL), no intuito de aprovar regulamentações, passando pelo processo de consultas e audiências públicas.
Nesse contexto, a venda direta de etanol hidratado das usinas aos postos seria condicionada à implantação da monofasia dos tributos, tema analisado pelo Ministério da Fazenda, que recomendou a iniciativa, desde que editada Medida Provisória ou Projeto de Lei, o que ainda não foi realizado até o momento.

Medição e monitoramento
Controle inteligente dos seus tanques
O sistema de medição e monitoramento ideal para sua operação
Conheça o ELET1-R para medir tanques, acompanhar estoques e apoiar o controle operacional.
Direto do fabricante
Equipamentos para abastecimento
Faça a cotação de bombas de abastecimento Gilbarco
Encontre a solução adequada à operação e solicite sua cotação diretamente com o fabricante.

Dados e inteligência de mercado
Painel de preços de combustíveis
Veja os preços dos postos e das distribuidoras da sua cidade
Compare o preço na bomba com o preço de compra e acompanhe sua praça com dados atualizados todos os dias.
A ANP também não levou em consideração a posição da União da Indústria da Cana-de-Acúcar (Unica), entidade que congrega a maioria das usinas do país, que foi contrária à proposta da venda direta.
LEIA TAMBÉM: Verticalização da Revenda pode acabar com os Bandeira Branca. Não deixe de ler !

Também nesta primeira etapa, seria liberada a participação societária do distribuidor no quadro societário do revendedor varejista, não permitindo a verticalização direta até que seja implementada a monofasia.
Além disso, a agência propõe extinguir a tutela regulatória de fidelidade à bandeira para permitir novos arranjos relacionados à utilização da marca.
Após ser implementada a monofasia dos tributos é que seria conduzida a segunda etapa da abertura do mercado, quando seria permitida a compra direta de gasolina e diesel nas refinarias, e de etanol hidratado nas usinas, pelos revendedores. Na visão da Federação, será muito difícil que 18 refinarias atendam aos postos do país, principalmente pela complexidade logística.
Para finalizar a segunda fase, a ANP pretende permitir que as distribuidoras atuem no varejo de combustíveis, adquirindo postos de combustíveis, o que hoje é proibido.
A Federação lamenta a falta de clareza e de conhecimento do mercado varejista brasileiro pela agência reguladora, pois ao permitir que os agentes do atacado atuem no varejo, os empresários de pequeno porte não terão fôlego para competir com as grandes distribuidoras. Além disso, em eventual processo de abuso de poder econômico pelas distribuidoras, a morosidade, tanto da Justiça quanto do Conselho Administrativo de Defesa da Concorrência (Cade), contribuirá para o encerramento de muitos negócios familiares, aumentando ainda mais a crise pela qual o setor passa. “A verticalização feita na hora errada e de forma desordenada dizimou os pequenos empresários em diversos países, inclusive nos Estados Unidos causou o fechamento de 100 mil postos. O Brasil não está preparado para este nível de abertura”, disse Paulo Miranda.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Fecombustíveis

Brasil Postos Negócios
Compra e venda de postos de combustíveis
Compre ou venda postos de combustíveis em todo o Brasil.
Conectamos compradores, investidores e proprietários com segurança, confidencialidade e ampla divulgação para o público certo.
Notícias relacionadas
Tanque cheio passa de R$ 200 em BH e pesa até 30% na renda
2 de setembro de 2026
Etanol acumula queda de 7,45% desde maio e chega à terceira baixa em agosto
2 de setembro de 2026
Justiça decreta falência do Grupo Refit e bloqueia as contas das quatro empresas
1 de setembro de 2026
ALE cresce 90% em vendas no Rio e volta a inaugurar postos na capital
1 de setembro de 2026
Ipiranga reativa a marca Texaco no Rio de Janeiro em parceria com revendedor regional
24 de agosto de 2026
Postos têm 22 vezes mais recuperações judiciais que a média do varejo, aponta estudo
24 de agosto de 2026
Vibra está habilitada à subvenção do diesel, mas optou por não executar
18 de agosto de 2026
Raízen será seletiva no embandeiramento e avisa que margens não se repetem
18 de agosto de 2026
Defasagem do diesel chega a 78% e quase dobra em pouco mais de uma semana
18 de agosto de 2026Não perca nenhuma mudança que afeta o seu posto
Legislação, fiscalização e mercado — o que muda na sua margem, toda semana no seu e-mail.


