Postos revendedores de combustíveis, empresas de transporte, rodoviário, ferroviário e aquaviário, principalmente empresas de transporte de passageiros, e outros segmentos, tem no diesel uma parcela significativa de seus custos variáveis, sendo em empresas de transporte, o segundo maior custo, passando dos 30% dos custos totais.

Entretanto, apesar de tantas mudanças, muitas empresas continuam comprando da mesma forma que faziam há mais de 30 anos.

PARA APROFUNDAR: Diesel verde – ANP aprova especificações do novo biocombustível

Até a década de 90, os preços eram tabelados pelo governo, portanto as negociações se limitavam ao prazo de pagamento, e algumas vezes ao bônus que recebiam das distribuidoras, na realização de contrato de compra.

Com a liberação dos preços, mudou um pouco, pois tínhamos um único fornecedor expressivo de combustíveis, a , que às vezes fazia importações onerosas para ela, mas mantinha seu preço de venda, cerca de oito distribuidoras com mais de 10% de participação de mercado. A diferença ficava pela política de venda.

Hoje, temos, outro produtor relevante, fora da Petrobras, além das importações feitas pelas distribuidoras, a adição de biodiesel no diesel, que com o fim dos leilões, cada distribuidora faz suas compras diretas, além do etanol anidro na gasolina, uma legislação tributária complexa, variando constantemente, tanto a nível federa, PIS COFINS e CIDE, como de ICMS, que varia quinzenalmente além de CBIOs, frete e outros custos.

+++ ISSO TAMBÉM PODE LHE INTERESSAR – Posto Mime Araquari Sul é o primeiro de SC com sistema GNV de alta vazão para caminhões

LEIA TAMBÉM: Rota Rio-SP passa a contar com posto GNV para caminhões com alta vazão

Fala se muito no possível interesse das distribuidoras de combustíveis, no Brasil, em operar postos.

Eu não acredito, a grande vantagem das distribuidoras de combustíveis, no Brasil, vem do fato da maioria dos postos e grandes consumidores não saberem comprar os combustiveis.

Se comprometem a comprar grandes volumes por longos períodos, sem nenhuma referência a preços e critérios de reajustes, como se os combustíveis ainda fossem tabelados.

No caso dos postos, o mercado permitiu que a midia demonizasse a imagem dos postos marca próprias o que da um colchão de conforto para as grandes distribuidoras, a ponto de hoje, suas margens sejam maiores do que as das refinarias.

As grandes distribuidoras quadruplicaram seus EBTIDAS/ M3, nos ultimos 15 anos.
Criaram aplicativos tomando o controle de parte dos cliente finais dos seus produtos, fazendo de muitos postos, apenas operadores logísticos.

Mesmo com os combustíveis representando altos percentuais de seus custos,acima de 30% no caso das transportadoras, os grandes consumidores , com raras exceções, não tem gente especializada e nem contrata apoio.

Neste cenário, as distribuidoras não precisam operar postos nem refinarias, por que tanto esforço e complicações para ganhar um pouco mais?

Escrito por Luiz Henrique Sanches – Treinamento e apoio na compra de combustiveis. Consultoria e treinamento em combustíveis, marketing do petróleo, professor e palestrante. Linkedin

PRECISA DE AJUDA PARA TREINAR SUA EQUIPE?

A ACADEMIA DE ENSINO BRASIL POSTOS é especializada em treinamentos nas 3 modalidades: a distância (EAD), presencial e semi presencial para redes de postos e lojas de conveniência.

Entre em contato para uma conversa sobre suas ideias e necessidades ou acesse nosso site e conheça de perto nossas Soluções!

Conheça os cursos para a capacitação completa de sua equipe.

+++ Curso Online – Potencializando Líderes de Pista e Encarregados

+++ Curso Online de Exposição ao Benzeno

+++ Curso Online – Aprenda a fazer a análise de combustíveis

+++ Curso Online de NR 20 – Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis

+++ Curso de Formação Gerencial

+++ Curso Gestão de Compras e Promoções para Loja de Conveniência

+++ Curso de Marketing, Vendas e Atendimento para Postos

Artigo anteriorChuvas e postos de combustíveis : Orientações importantes para garantir a segurança de pessoas e instalações
Próximo artigoPreço do etanol sobe em 22 estados na semana, diz ANP; média nacional sobe 3,62%
Sócio proprietário da LHS Consultoria que oferece treinamento em combustíveis, marketing do petróleo, professor e palestrante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here