Durante todo este ano de 2019 temos nos deparados com declarações do governo, sobre a liberação da venda direta de Etanol aos postos de combustíveis, eliminando-se assim em alguns casos a necessidade de compra direto das distribuidoras. Clique Aqui e veja a declaração.

Entretanto, sempre temos que fazer o contraponto.

Postos Bandeirados

Sabemos que os postos que são bandeirados possuem contrato de exclusividade com as distribuidoras, ou seja, juridicamente são obrigados a cumprir volume comprometido de Gasolina, Diesel, e Etanol da distribuidora. Portanto, não serão beneficiados em nada pela liberação da venda direta de etanol das usinas para os postos até que cumpram seus contratos, e de certa forma deixem de usar a marca.

Postos Bandeiras Brancas

Os postos Bandeiras Brancas, já possuem atualmente condição comercial sempre mais competitiva que os bandeirados, por questões econômicas e por praticarem uma forma de compra SPOT, ou seja, praticamente todas as compras são cotadas.

Para estes postos, a liberação da compra do Etanol direto das Usinas proporcionará mais competitividade ainda, estimo que uma queda média mínima de R$ 0,10/litro nesta eliminação da cadeia de distribuição.

Vemos então que medidas de liberação comercial, abertura de mercado, privatização de refinarias, unificação de impostos possuem muitas vantagens. O pequeno empresário ou até o mesmo os grandes grupos de postos só poderão usufruir destas mudanças se souberem impor condições com suas distribuidoras, ou então, para o mercado de varejo de combustíveis o caminho certo é não se atrelar mais as companhias.

A venda direta de Etanol se liberada, será mais um grande teste para os postos bandeirados, que com todo respeito não terão condições comerciais das distribuidoras para competirem com os postos bandeiras brancas.

Sendo assim, é hora de repensar seu negócio. Será que vai valer a pena receber aporte financeiro de distribuidoras, conceder garantias reais e não ter preço para competir com o mercado?

Diferenciação é um dos argumentos mais utilizados pelas distribuidoras para justificar suas altas margens na venda para os postos, mas será que diferenciação

não é algo que você revendedor cria e implementa sem ter que investir nada, praticando boas ideias e conduta?

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