No mercado dos postos de combustíveis e lojas de conveniência, sabemos que a excelência dos produtos e serviços dependem do esforço de vários profissionais.

Dá trabalho, mas é legal!

Atualmente, com tantas adversidades impostas pela vida, em que o excesso de competição está presente em tudo, seja no mercado de trabalho, na política, na economia ou nos negócios, viver é enfrentar e superar muitos desafios que surgem a toda hora e para superá-los é necessário muito empenho e esforço. Durante esse processo, surgem muitas perguntas tais como:

Será que vale a pena? Será que dará resultado? Será que devo fazer diferente o que está dando certo?

De repente um certo dia você acorda e se dá conta que muitas coisas que você considerava comuns no seu dia a dia, começam a chatear, como ouvir reclamações constantes, ter que dar uma “dura” na equipe, dentre tantas outras e que você se dá conta que precisa avançar e encontrar novos caminhos.

Aí eu pergunto: Você já parou pra pensar como eram os postos de combustíveis quando tudo começou? Como são hoje e como deverão ser agora no novo normal?

TUDO QUE SE VÊ NÃO É IGUAL AO QUE A GENTE VIU A UM SEGUNDO … TUDO MUDA O TEMPO TODO NO MUNDO… (Lulu Santos)

E aí você está preparado para esse novo desafio? A forma de liderar será a grande chave desse “novo normal”.

Você, revendedor e/ou franqueado, convive todos os dias com a adversidade e complexidade dos sistemas, onde, processos, tecnologias e pessoas se misturam. Em um ambiente de profundas mudanças é extremamente importante ser empreendedor e facilitador de processos, além de aliar as necessidades de comunicação com a sua equipe de trabalho.

Esse modelo é muito diferente do gestor do século passado, que impunha os objetivos sem a participação das pessoas.

Sua liderança terá que ser visionária e ao mesmo tempo capaz de formular estratégias para materializar, junto com a equipe que você foi capaz de formar e capacitar, a visão de futuro estabelecida de forma participativa.

Você verá que o sucesso também está no fato de se ter uma equipe com formação coesa, preparada e envolvida com a cultura da empresa e com diretrizes bem definidas.

O MERCADO MUDOU, O CLIENTE TAMBÉM MUDOU E NÓS TAMBÉM PRECISAMOS MUDAR!

“ ANTES ATRÁS DE CADA PESSOA SE VIA UM CLIENTE. HOJE, É PRECISO ENTENDER QUE ATRÁS DE CADA CLIENTE EXISTE UMA PESSOA.”

 IAN CALZON (A hora da verdade)

O desafio diante do desconhecido pode ser fascinante e trazer muito prazer, principalmente quando nos premia com resultados além dos esperados. Você como principal líder do seu negócio possui uma responsabilidade muito grande, liderar pelo exemplo.

Mostrar para a equipe a importância em fazer acontecer. Então o que você está esperando para fazer do momento presente uma abertura ao novo?

Para finalizar, deixo algumas dicas para todos os atuais futuros líderes:

  •         Energize, encoraje e apoie a sua equipe no caminho do sucesso;
  •         Aprenda a inspirar em vez de intimidar;
  •         Entenda como você pode manter um clima de cooperação em qualquer situação;
  •         Promova mudanças e traga à tona o que tem de melhor nas pessoas;
  •         Mantenha uma perspectiva otimista e inspire otimismo na sua equipe.
  •         Ofereça uma visão à sua equipe e atue como defensor dessa visão.

      

A Consultora Cristina Lima é a mais nova colunista do Portal Brasil Postos e escreverá temas como a gestão de pessoas, comportamento, treinamentos de equipes, gestão do posto e da loja de conveniência.

Atua no mercado de combustíveis desde 2001, com treinamentos ministrados para a Petrobras em 82% dos estados da federação, como também para o DF, aliada à sua formação acadêmica na área educacional como Pedagoga, com especialização em Gestão escolar. A Especialização no formato MBA em Gestão de Pessoas, veio solidificar seus conhecimentos que a qualificam para conduzir sua equipe de consultores de treinamentos e construção de projetos de Gestão de Pessoas.

HISTÓRICO PROFISSIONAL
– Atribuições destinadas à PETROBRAS DISTRIBUIDORA S.A (até o início de 2018).
· Elaboração e realização de treinamento e palestras: motivacionais, atendimento a clientes, vendas, SMS com foco na Sustentabilidade, Segurança Alimentar, Responsável Técnico, Combustíveis Petrobras, Lubrificantes, Gerenciamento de Postos de Combustíveis, aprendendo sobre lubrificação, Como Atuar nas lojas BR MANIA (Petrobras), apresentação do PIM (plano integrado de marketing) em diversas praças como: Fortaleza, Belém, Minas Gerais, Brasília, Goiânia. Apresentação também do DESAFIO PETROBRAS em diversas regiões do país. (Norte, Nordeste, Centro Oeste, Sudeste e Sul.)

Atualmente atua como consultora na área dos postos e Lojas de conveniência para Raízen / Shell em todo o Brasil. Alguns treinamentos realizados:

• Venda mais Loja Shell Select;
• Liderança Ativa para Lojas de Conveniência;
• Experiência Shell V Power;
• Venda mais lubrificantes;
• Técnicas de mershandising para lojas de conveniência;
• Exposição e organização de produtos nas lojas de conveniência;
• Treinamento de abertura de lojas (arrumação de gondolas, prateleiras e geladeiras);

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