A grande maioria dos gerentes de postos enfrenta  esta situação. De excelente frentista para gerente despreparado ! 

Em muitos casos os frentistas são promovidos a gerente do posto por serem bons frentistas.

Porém, as habilidades e competências para a gestão do posto são completamente diferentes da rotina do dia-a-dia na pista. 

Este profissional que estava acostumado a “tomar uma cervejinha com os colegas, bater uma bolinha no final do expediente e até mesmo reclamar do patrão e da empresa” AGORA ESTÁ DO OUTRO LADO. Ele representa o posto e é responsável por gerenciar os antigos colegas. É ele quem vai ser responsável pela gestão das equipes, pela fiscalização, pela qualidade do combustível, pelo atendimento aos clientes, pelo fluxo de caixa, pela rotina administrativa … ufa … e muito mais…

É interessante tentar compreender como o revendedor espera que seu novo gerente; um ex-frentista, ADQUIRA SOZINHO todas as competências necessárias para entregar o resultado que ele espera.

Por mais força de vontade que este profissional demonstre é tecnicamente inviável que ele desenvolva habilidades específicas sem o devido treinamento, de forma autodidata.

É mais ou menos esperar que um excelente comissário de bordo se torne um piloto, por exemplo.

O gerente do posto deve receber uma capacitação planejada e adequada que permita ele conhecer os principais aspecto do negócio.

É impressionante como alguns revendedores deixam uma operação milionária ( considerando o terreno + equipamentos + fundo de comércio + estoques o valor do posto facilmente ultrapassa a R$ 5 milhões de reais ) e passível de explosão ou contaminação, que opera 24 horas por dia, 7 dias por semana, com grande fluxo de clientes e de numerário na mão de um gestor que não foi devidamente capacitado.

É o mesmo que esperar que um caixa de supermercado que tenha se destacado pela sua rapidez em passar as mercadorias no PDV torne-se gerente do Carrefour e assuma uma grande loja de supermercado, por exemplo, sem receber nenhum treinamento. Na prática isto é inadmissível.

O treinamento do gerente também é motivo de bem estar, conforto e qualidade de vida. Pois, ou o revendedor prepara e capacita este profissional ou ele mesmo vira escravo do negócio uma vez que sua presença se torna obrigatória não podendo se ausentar para nada resultando em problemas de saúde e no sacrifício da família que não tem convivência com seus parentes.

Como não existe curso técnico ou superior de gerente de postos a formação deste profissionais cabe ao revendedor.

É do proprietário do posto a responsabilidade de oferecer uma formação completa que vai deste a rotina operacional, passando pelos processos de gestão administrativa, de vendas, financeira e principalmente de gestão de pessoas.

E agora? Quem pode me ajudar a capacitar o gerente do meu posto? 

Pensando neste situação o Portal Brasil Postos lançou uma CAPACITAÇÃO COMPLETA PARA OS GESTORES DE POSTOS . 

São 11 módulos que apresentam TUDO O QUE O GERENTE DEVE SABER para ser um grande líder de equipe e bater as metas do posto.

O Curso de Formação Gerencial é Online e possui a Certificação Brasil Postos.

Se você tiver interesse em descobrir como se tornar um GERENTE DE ALTA PERFORMANCE, clique aqui.

Para maiores informações, acesse portal-brasilpostos-custom.dev.yogh.com.br ou chame no whatsapp 47 9 9985 4554. 

OFERTA PROMOCIONAL* – Compre com desconto de 20% e leve a apostila impressa. 

+++ Conheça o Curso Online de Formação para Gerentes de Postos

Se você se interessou no Curso Online talvez se interesse também no Curso Presencial do Projeto Melhor Gerente do Mundo. Confira:

+++ Saiba mais : O Melhor Gerente do Mundo é sucesso na Rede Pichillau

+++ Quer ajudar o gerente do seu posto. Já pensou em um imersão de 8 horas ?

+++ O Melhor Gerente do Mundo – Eventos Corporativo para Rede de Postos

+++ A Estória do Seu Gomes – O Melhor Gerente do Mundo 

Artigo anteriorComeça a fiscalização do Medidor Volumétrico de Combustíveis (MVC) em Santa Catarina
Próximo artigoRecuperação de créditos para Postos
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here