banner_frentista

Quantos dos Senhores leitores já presenciaram em uma ilha de abastecimento de Posto de Combustível, um recipiente robusto, quadrado, de plástico, alocado dentro de uma grade metálica e com uma pequena mangueira acoplada ao sistema de Bomba e Gatilho? E quantos dos senhores já se fizeram a mesma pergunta… Pra que raios isso serve? É permitida a venda de Arla em este tipo de recipiente? Existe algum risco de explosão ?

IBCVamos abordar aqui de forma resumida sobre esse sistema de Abastecimento de Arla32  que se espalhou pelos Postos de Combustíveis, especialmente nos Postos de Rodovias ou em Locais Urbanos, com alta concentração de Trafego de Caminhões de todo o Brasil e como isso pode acarretar em dores de Cabeça, tanto para quem compra o Arla32, bem como para quem o Revende.

Esse recipiente nada elegante e bem pouco estético que em nada se alinha aos modernos e tecnológicos layouts, das modernizadas pistas de abastecimento é chamado de (IBC-Intermediate Bulk Container) e, normalmente, tem sua destinação para armazenagem e transportes de materiais químicos. E é ai que mora o Perigo.

Hoje, grande número dos Fabricantes de Arla32 no Brasil, enxergaram nos Postos Revendedores de Combustíveis, uma maneira de escoar seus produtos e marcas. Porém, com a alta concorrência dos preços e o aumento constante da Matéria Prima (Ureia Automotiva ou AdBlue) busca-se economizar e enxugar gastos nas operações logísticas com o Arla32.

Muitos desses fabricantes recorrem ao mercado de reciclados e sucatas, adquirindo seus recipientes (IBCS) por até 1/3 do valor que eles custariam numa indústria fabricante desse tipo de material e emprestam ou comodatam aos Donos de Postos, e em troca, pedem a fidelidade na compra de seu Arla32.

Fique atento a norma. A norma do Arla32 é clara no que tange a fabricação, armazenagem, transporte e venda.  Esses IBCS reciclados podem estar totalmente em desacordo com as normas vigentes para o segmento. No caso dos reaproveitados e reciclados, que já não são mais materiais virgens por mais que se faça a descontaminação sua superfície jamais se tornará pura novamente uma vez que o material plástico onde coloca-se o Arla32 é totalmente poroso.

Dependendo do material que anteriormente alojava-se nesses taques podem levar anos para uma descontaminação total.  E, nesse ínterim, o Arla32 que teoricamente foi fabricado dentro das normas e especificações técnicas passa a ser um produto contaminado e impróprio para a utilização deixando os usuários desse Posto à mercê de um produto ruim, podendo ter impactos mecânicos e eletrônicos, aumento no consumo de combustível e até mesmo passíveis de serem autuados pelos órgãos fiscalizadores como o IBAMA e PRF.

Atualmente o mercado Nacional já disponibiliza equipamentos extremamente eficientes, arrojados e com um excelente custo benefício para Postos de Serviços e empresas Transportadoras. O último lançamento que vem superando as expectativas e já é sucesso de vendas em todo o Brasil é o AdBlue Dispenser, um equipamento eficiente, e com tecnologia nacional, dotado do que há de mais moderno em bombeamento, marcação e tarifação de Arla32, além de já vir acompanhado de uma placa de automação, que possibilita automatizar os abastecimentos de Arla32 em seu Posto, integrando a bomba aos seus atual sistema operacional, assim como já faz com a Gasolina, Etanol e Óleo Diesel. Além disso, esse sistema já acompanha um tanque de 3.000 litros e uma bomba de alta vazão, corpo interno em aço inox e totalmente anti-explosão, atendendo as normativas de Segurança para Abastecimento em Ilhas de Postos de Serviços.

Maiores informações sobre Sistemas de Abastecimentos e Arla32: Thyago Nogueira | 11 – 97777 – 0590 – Whatsapp | E:mail- [email protected]
Thyago Nogueira é especialista em projetos para produção, armazenamento e transporte de Arla32, já atuou como Gerente Comercial em duas grandes Industrias de Arla e atualmente presta serviços de consultoria para Industrias de Equipamentos e Postos de Serviços.

Artigo anteriorPensando em Reformar o Posto ? Aprenda como usar o BNDES
Próximo artigoBrasília ganha primeira loja de conveniência para mulheres
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here