A fabricação de produtos de marca própria e sua comercialização no próprio ponto de venda vem ganhando espaço e se destacando como uma modalidade que além de gerar economia por conta da produção local, também aumenta as margens de lucro e fontes de receita da empresa.

ARLA_32_1Muitos comércios como supermercados, padarias, cervejarias, e até mesmo industrias com suas lojas de fabrica  utilizam a estratégia de comercializar produtos com sua própria marca em seu próprio ponto de venda.

Esse tipo de estratégia vem se destacando e ganhando espaço nos últimos anos. A empresa global de informação, dados e medição para pesquisa de mercado, Nielsen, constatou que em 2015 essa modalidade de vendas faturou cerca R$4,3 bilhões no Brasil. Em outro estudo feito pela Kantar Worldpane, empresa que estuda o comportamento do consumidor, foi possível observar que em 2017 os produtos de marca própria conquistaram 68% mais clientes que em 2010.

Existem varias vantagens em fabricar produtos que possam ser vendidos em seu próprio ponto de vendas e elas vão muito além de obter apenas menores custos ou maiores lucros e fontes de rentabilidade.

O varejista que adota essa pratica passa a ter um maior poder de negociação pois desse modo é possível fabricar produtos à um preço baixo e competitivo sem pecar na qualidade e satisfação do cliente final.

Para Postos de Serviço que apostam na própria produção os benefícios vão além de aumentar a gama de produtos e o lucro. Postos que fabricam e comercializam seus próprios produtos podem explorar esse baixo custo para atrair clientes que podem (e vão) consumir outros produtos, como uma eventual troca de óleo ou uma parada rápida na lanchonete/restaurante.

Para começar a explorar essa estratégia em seu posto basta encontrar produtos que façam relação com os negócios lá presentes.

ARLA_32A Rede de Postos Faisão, de Minas Gerais que oferecendo serviços de qualidade como os de mecânica, auto-peças, lojas de conveniência, restaurante e até mesmo uma sala de descanso para caminhoneiros saiu na frente e inovou com a fabricação e venda do seu próprio Arla 32 através da marca Arla Jr 32. Assim como os restaurantes e lojas de conveniência, a industria de Arla 32 pode ser considerada uma nova fonte de lucro para os postos de serviço localizados nas rodovias brasileiras.

O projeto desenvolvido para a Rede de Postos Faisão tem alta capacidade produtiva e pretende atender sua matriz e as outras 5 filiais da rede, que  já realizam a venda do Arla 32 produzido tanto na modalidade à granel quanto em galões de 20 litros. Comercializar o próprio produto no próprio ponto de venda não é apenas uma forma de obter novas fontes de renda, mas também garantir ao cliente qualidade e satisfação com sua marca mantendo preços justos.

Outro exemplo de marca própria é a Rede Graal, que comercializa diversos produtos como sucos, biscoitos e até mesmo o panetone com sua própria marca em seus restaurantes e mercados.

Artigo anteriorRede de Postos Faisão fabrica e vende seu próprio Arla 32
Próximo artigoConsumo de etanol hidratado dispara em 2018 e tem recorde – Gasolina perde mercado, diz Unica
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here