Em novembro de 2010, os postos paulistanos foram notificados pelo Ministério Público do Trabalho para substituírem, em um prazo de seis meses, os termômetros de mercúrio por outros sem o metal pesado.
A medida não vale para a Baixada Santista ou para o Vale do
Ribeira. No entanto, há companhias distribuidoras que nas visitas aos postos já estão dando a orientação para que os equipamentos sejam renovados.
Na Capital, os termômetros sem mercúrio já são obrigatórios desde maio de 2011.
Os novos modelos de termômetros, os chamados ecológicos, utilizados na medição da temperatura dos combustíveis, já foram homologados pelo Instituto Nacional de Metrologia,Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) para uso em postos. Até agora foram publicadas três portarias – as de nº 309/2010, n° 94/2011 e n°83/2011 – aprovando novos modelos.
No lugar do mercúrio, os novos instrumentos usam álcool com corante vermelho. Apesar de mais modernos, o preço é exatamente o mesmo do modelo antigo. O grande risco do mercúrio é no momento em que o aparelho se quebra e o metal pesado é liberado junto com pequenas esferas metálicas contaminadas.
No contato com o homem, ele pode provocar, por exemplo, pneumonia e, em níveis maiores, danos ao sistema nervoso central. Uma vez inalado, o mercúrio não é mais eliminado do organismo.
Na área da saúde, os termômetros tradicionais já não são mais fabricados no Brasil. Segundo a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), já existem mais de 40 registros de termômetros digitais produzidos aqui. A substituição do mercúrio atende às recomendações do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.
DESCARTE
Os termômetros não devem ser descartados no lixo já que o mercúrio irá se depositar no solo, podendo provocara contaminação de animais, plantas e de lençóis freáticos.
Fonte: ttp://www.resan.com.br/fotos/posto_servico/9_5_2012_10_25_39.pdf
 

O Portal Brasil Postos possui a linha completa de termômetros e densímetros incluindo a linha ecológica. Consulte

Artigo anteriorPOSTOS DE ESTRADA MUDAM IDEIA DE ‘BANHEIRO SUJO’ E FATURAM
Próximo artigoAlternativa para‘limpar’ combustível
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here