A fiscalização confere as medidas materializadas de volume, geralmente graduadas em milímetros ou centímetros cúbicos

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP)  realizou nesta segunda-feira (10), a verificação inicial de 50 provetas de vidro graduadas em 100 mililitros utilizadas em postos de combustíveis, na sede da empresa IVM Brasil, em Mogi das Cruzes, cidade da Região Metropolitana de São Paulo. Os instrumentos foram aprovados.

Proveta_portal_brasil_postos

Entre os diversos tipos, modelos e capacidades volumétricas existentes, apenas a proveta de vidro de 100 mililitros, com boca esmerilhada e tampa, para medição da quantidade de teor de etanol anidro na gasolina, está sujeita à metrologia legal. Ela é utilizada nos postos de combustíveis para conferir a qualidade do produto.

Por estar sujeita à metrologia legal, esta proveta precisa passar por verificação inicial e subsequente conforme a Portaria Inmetro nº 528/2014.  Aqui no Estado de São Paulo cabe ao Ipem-SP proceder à sua verificação. A verificação subsequente é feita a pedido do usuário.

A verificação inicial é feita geralmente no fabricante com a verificação de diversos itens:

Ensaio visual – verifica-se qualquer defeito ou imperfeição que interfira no desempenho da proveta, como inscrições defeituosas e duplicidade de identificação.

Ensaio dimensional – verifica-se a conformidade das provetas com as dimensões estabelecidas em tabela própria do Regulamento Técnico Metrológico da portaria citada.

Análise do Certificado de Calibração – as provetas apresentadas para verificação inicial devem ter Certificado de Calibração emitido por Laboratório Acreditado no escopo específico.

Para ser aprovada em verificação inicial, os erros apresentados na calibração não devem ultrapassar o erro máximo admissível de ±0,20 ml nos valores nominais 50 ml, 60 ml, 62 ml e 100 ml. 

A ação foi realizada pela equipe de fiscalização do instituto na regional norte da capital.

Compre a Proveta Certificada na Loja Virtual Brasil Postos. Clique aqui

 


Ipem-SP verifica medidores de volume utilizados em postos de combustíveis no fabricante em Guarulhos

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça, e órgão delegado do Inmetro, que tem como objetivo defender o consumidor, realizou na terça-feira, 27 de abril, a verificação inicial de 82 medidores de volume com capacidade de 20 litros, popularmente conhecidos como aferidores, utilizados em postos de combustíveis, na Jactoil, empresa localizada em Guarulhos, cidade da Região Metropolitana de São Paulo, localizada a 14 km da capital.

O medidor de volume precisa ter modelo aprovado pelo Inmetro. Quando a verificação é feita no fabricante, denomina-se verificação inicial. A cada 12 meses deve ser feita a verificação subsequente em campo, no posto de combustível ou encaminhado o instrumento para o laboratório do Ipem-SP. No caso das oficinas de manutenção a verificação é semestral, conforme determina a portaria Inmetro nº 285/2018

Os postos de combustíveis devem ter, conforme a legislação, um medidor de volume para uso do consumidor com a finalidade de verificar o funcionamento correto das bombas medidoras.

O serviço da verificação do Ipem-SP em medidor de volume é utilizado por oficinas de manutenção de bombas de combustíveis e empresas de petróleo.

A ação foi realizada pela equipe de fiscalização da regional do instituto na zona norte da capital.

Ipem-SP  

O Ipem-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo e órgão delegado do Inmetro. Com uma equipe de fiscalização formada por especialistas e técnicos, realiza diariamente, em todo o Estado de São Paulo, operações de fiscalizações rotineiras em balanças, bombas de combustíveis, medidores de pressão arterial, taxímetros, radares, capacetes de motociclistas, brinquedos, cadeiras de carro para crianças, peças de roupa, cama, mesa e banho, botijões de gás, entre outros materiais e instrumentos. É seu papel também defender o consumidor para que este leve para casa a quantidade exata de produto pela qual pagou.

Quem desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria, pelo telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para: [email protected]

TREINE SUA EQUIPE COM A ACADEMIA BRASIL POSTOS

A Academia Brasil Postos oferece um Treinamento Online que capacita os colaboradores do posto ( frentistas, chefe de pista e gerente ) sobre tudo o que é necessário para realizar a análise dos combustíveis vendidos.

Veja os tópicos do nosso Curso Online de Análise de Combustíveis.

Aula 1- Introdução e Importância da Análise de Combustíveis

Orientação sobre a importância da análise de combustíveis para garantia de qualidade do produto recebido e comercializado. Também apresentamos os instrumentos necessários para a análise e os equipamentos de segurança do trabalho

Aula 2 – Análise da Gasolina 

Neste módulo apresentamos as principais características desse combustível e ensinamos a realização do Teste de Aspecto e Coloração, Análise da Densidade e Temperatura e Teor de Etanol Anidro na Gasolina além da Tabela de Conversão

Aula 3 – Análise do Etanol

Neste módulo apresentamos sobre as diferenças do Etanol Anidro e do Etanol Hidratado , o Teste de Aspecto e Coloração e Análise de Teor Alcóolico e Massa Específica juntamente com a Tabela de Conversão. Também apresentamos o Termodensimentro na Bomba de Etanol

Aula 4 – Análise do Diesel

Neste módulo você vai aprender sobre as diferenças dos Óleo Diesel A e B e do S10 e S 500. Apresentamos os Tete de Aspecto e Coloração e Análise da Massa Específica juntamente com a Tabela de Conversão.

Aula 5 – Conteúdo Complementar 

Neste módulo são apresentados vários conceitos como Adulteração da Gasolina com Água ou Metanol, Gasolina Aditivada, Formulada e a Nova Gasolina, cores da Gasolina e o conceito da Biodiesel e os riscos do Metanol.

Entre em contato com nossa equipe de consultoras de vendas e solicite uma cotação do Curso de Análise de Combustíveis agora mesmo.


Compre todos os instrumentos para Análise de Combustíveis na Loja Virtual Brasil Postos . Clique aqui.


Conheça os outros Treinamentos Obrigatórios que oferecemos.

NR 9 – Anexo II – Exposição Ocupacional ao Benzeno em Postos Revendedores de Combustíveis

De acordo com a Portaria 873 de 2017 o curso de NR-9 pode ser feito na modalidade online.

Desde a publicação pelo Ministério do Trabalho da Portaria Nº 1109 da NR 9 de 21/09/2016 TODOS os colaboradores que trabalham em postos são obrigados a realizar a capacitação obrigatória de 4 horas.

De acordo com a portaria a certificação deve ser renovada a cada 3 anos e o curso pode ser realizado no sistema de ensino a distância. 

Com a implantação do e-social a fiscalização está sendo feita diretamente nos postos que ainda não lançaram o curso ou que estão com data vencida.

Como revendedor você tem o suficiente para se preocupar. A Academia Brasil Postos tem o prazer de aliviar sua carga e dar-lhe paz de espírito com nosso treinamento simplificado e especializado para o segmento de postos de combustíveis que ajudará você e seus funcionários a trabalhar de maneira segura.

Nosso treinamento permite que seus funcionários usem nossa plataforma de cursos para que possam treinar quando e onde puderem.

Nossos cursos podem ser visualizados em um computador, tablet e smartphones. Você também descobrirá como nossa plataforma de curso é  amigável, o que permite que seus funcionários realizem nosso treinamento com facilidade.

Conteúdo do Curso

  • O que é o benzeno
  • Riscos de exposição ao benzeno e vias de absorção
  • Conceitos básicos sobre monitoramento ambiental, biológico e de saúde
  • Sinais e sintomas de intoxicação ocupacional por benzeno
  • Caracterização básica das instalações, atividades de risco e pontos possíveis de emissões de benzeno
  • Medidas de prevenção
  • Atividades que exigem uso de epi
  • Epc – equipamento de proteção coletiva
  • Sinalização de segurança
  • Procedimentos para emergências
  • Dispositivos legais sobre o benzeno

Público Alvo

Trabalhadores com exposição ocupacional ao benzeno em Postos Revendedores de Combustíveis. Profissionais terceirizados que frequentam estabelecimentos com exposição ao benzeno.

Certificado

Com certificação da Academia Brasil Postos que é aceita pelo Ministério do Trabalho e Emprego e válida por 24 meses.

NR 20 Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis

Norma Atualizada de acordo com a PORTARIA Nº 1.360/2019

O Curso Online de NR-20 Básico é destinado à frentistas e profissionais expostos a líquidos inflamáveis e combustíveis, abordando os requisitos básicos para a gestão da segurança no trabalho de acordo com a NR-20, já o curso é totalmente online e também cota com vídeo aulas, apostilas e avaliações entre os módulos.

A Norma Regulamentadora – NR 20 – estabelece requisitos mínimos para a gestão da segurança e saúde no trabalho contra os fatores de risco de acidentes provenientes das atividades de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis. A NR-20 se aplica às atividades de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis, nas etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção, inspeção e desativação da instalação.

Os frentistas (abastecedores) deverão passar por uma capacitação mínima de 4 horas. A maioria dos frentistas deverá retornar à sala de aula a cada três anos para cursos de atualização (4 horas).

Conteúdo do Curso

  • Inflamáveis
  • Características
  • Propriedades
  • Perigos e riscos
  • Controles coletivos e individuais para trabalhos com inflamáveis
  • Fontes de ignição e seu controle
  • Proteção contra incêndio com inflamáveis
  • Procedimentos básicos em situações de emergência com inflamáveis

Objetivo

Conscientizar, instruir e capacitar os colaboradores para a gestão da segurança e saúde no trabalho contra os fatores de risco de acidentes provenientes das atividades de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis.

Público-alvo

Trabalhadores que laboram em instalações classes I, II e III, adentram na área ou local de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis e mantêm contato direto com o processo ou processamento, realizando atividades de manutenção e inspeção, devem realizar curso Intermediário.

TREINE TODOS OS COLABORADORES DO SEU POSTO COM OS CURSOS DA ACADEMIA BRASIL POSTOS. ENTRE EM CONTATO CONOSCO E VEJA COMO PODEMOS AJUDÁ-LO.

Assista ao vídeo e conheça a Academia Brasil Postos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here