
Em decorrência disso, cerca de 16 mil postos de combustíveis em todo o Brasil correm o risco de fechar. Para Júlio César de Almeida, engenheiro da J.Almeida Engenharia, “a importância dessa determinação diz respeito a se procurar evitar, entre outros itens relacionados à segurança, a contaminação do lençol freático, rios e nascentes, em casos de vazamentos”.
De acordo com estimativas da ANP e da Fecombustíveis, Federação do setor, cerca de 30% a 40% dos 40 mil postos do país, hoje, ainda não conseguiram licenças ambientais nos órgãos estaduais ou municipais.
A nova regulamentação exige itens como tanques de armazenamento com paredes duplas, piso impermeabilizado e canaletas em volta das bombas para captar água ou combustível. “O procedimento de avaliação nos estabelecimentos que envolvem comércio de combustíveis é a vistoria e perícia no local, para se atestar as condições físicas de enquadramento em relação à legislação vigente”, destaca Almeida.
O prazo para emissão da licença depende diretamente do cumprimento das condições estabelecidas. A ANP não vai prorrogar o prazo, mas ressaltou que os postos que não conseguirem o licenciamento definitivo poderão apresentar um termo de compromisso ou de ajuste de conduta. “Os empreendimentos licenciados terão um prazo máximo de dois anos, contados a partir da data da emissão da Licença Prévia, para solicitar a Licença de Instalação, e o prazo máximo de três anos para iniciar a implantação de suas instalações, sob pena de caducidade das licenças concedidas”, finaliza o engenheiro.
Licenciamento Ambiental – O Licenciamento Ambiental é um procedimento administrativo obrigatório necessário no momento da implantação de Postos, em possíveis ampliações e na implantação de GNV e troca de tanques. Para os postos que já estão em funcionamento, é necessário possuir a Licença Ambiental de Operação, que deverá ser renovada de acordo com o prazo estabelecido pelo órgão ambiental licenciador. Oferecemos consultoria para todas as etapas do processo de licenciamento, como licença ambiental prévia, de instalação, de operação, desmobilização. Para os casos de Postos novos será necessária a obtenção da licença prévia (visa verificar a adequação da localização do empreendimento), a Licença de Instalação (visa verificar a adequação do projeto de instalação do empreendimento) e licença de operação (visa verificar se a instalação do empreendimento foi efetuada de acordo com o projeto aprovado por ocasião da LI);
O Portal Brasil Postos em Parceria com a Welten Soluções Ambientais oferece o serviço de Renovação da Licença ambiental de operação (L.O) . Por um valor de R$ 2.500,00 o posto pode contratar o serviço.
Clique aqui e entre em contato conosco. https://www.brasilpostos.com.br/servicos/monitoramento-ambiental-para-postos/

Dados e inteligência de mercado
Painel de preços de combustíveis
Veja os preços dos postos e das distribuidoras da sua cidade
Compare o preço na bomba com o preço de compra e acompanhe sua praça com dados atualizados todos os dias.
Controle e automação
Estacionamento que gera resultado
Transforme o fluxo do posto em receita recorrente
Automatize o estacionamento, organize o acesso de veículos e aproveite melhor cada oportunidade do seu pátio.
Conheça as soluções para estacionamentos de postos.
Conheça a Sanvitron →Acesse o site do anunciante.

Medição e monitoramento
Controle inteligente dos seus tanques
O sistema de medição e monitoramento ideal para sua operação
Conheça o ELET1-R para medir tanques, acompanhar estoques e apoiar o controle operacional.
Direto do fabricante
Equipamentos para abastecimento
Faça a cotação de bombas de abastecimento Gilbarco
Encontre a solução adequada à operação e solicite sua cotação diretamente com o fabricante.
Notícias relacionadas

Só 30% da frota flex abastece com etanol, e usinas miram posto próprio
18 de setembro de 2026
Assaí compra 18 postos e estuda rede com mais de 100 unidades
18 de setembro de 2026
Como consultar e contestar a nota do seu posto no aplicativo da ANP
16 de setembro de 2026
Rio tem 57 postos com nota zero na ANP e supera São Paulo em número absoluto
16 de setembro de 2026
Etanol sobe 2,28% e avança em 14 estados e no DF, mostra ANP
16 de setembro de 2026
Diesel S-10 sobe 1,31% e chega a R$ 6,97 no país, mostra ANP
16 de setembro de 2026
Abrir um posto de combustível em 2026: o que mudou na conta de quem quer investir
14 de setembro de 2026
Justiça do Paraná afasta galonagem mínima e prorrogação automática em contrato de fornecimento de combustíveis
12 de setembro de 2026
Projeto quer deixar estados decidirem sobre venda de gasolina sem etanol nos postos
11 de setembro de 2026Não perca nenhuma mudança que afeta o seu posto
Legislação, fiscalização e mercado — o que muda na sua margem, toda semana no seu e-mail.

