NEM SEMPRE POSTOS DE COMBUSTÍVEIS ABERTOS EM PONTOS TRADICIONAIS DÃO AO NEGÓCIO TODAS AS VANTAGENS QUE OS PONTOS IDEAIS PODEM OFERECER. FIQUE POR DENTRO!

Um bom ponto para abrir um posto de combustível é um lugar movimentado e com acessibilidade.  Já um ótimo ponto é aquele com tudo isso e um pouco mais. Alguns detalhes da localização e da forma como o posto é posicionado podem transformar um simples ponto tradicional em ideal e, com isso, os rendimentos podem até dobrar. Confira nossas dicas e não se esqueça de observar esses detalhes na hora de escolher o melhor ponto para abrir o seu posto!

posto_de_gasolina
Localização: esteja visível muito antes do motorista se aproximar

Pensar simplesmente em um local movimentado é para quem procura pelo ponto tradicional. Se você deseja um ponto ideal, além de boa circulação de veículos também é fundamental atender às necessidades do cliente que passa pela região.

Na rodovia, o viajante está em alta velocidade e precisa de tempo para sair da pista com segurança. Por isso, a localização do ponto ideal deve ser visível a uma distância oportuna para ele mudar de faixa, desacelerar e entrar no posto com tranquilidade. A melhor área fica na parte reta da pista. Em curvas, a região externa é a mais apropriada porque não esconde o estabelecimento. E nos dois casos, procure ser visto a pelo menos 300 metros.

Na cidade, o ponto ideal fica na esquina do começo da quadra e de frente para o sentido dos carros nas duas ruas que a cercam. Ou seja, é o canto do quarteirão que aparece primeiro para os carros que vêm em sua direção. A distância perfeita para o posto ser visualizado é de pelo menos 100 metros.

Acessibilidade: espaço para entrar, circular e estacionar

Pensar no espaço mínimo autorizado por lei para que veículos de pequeno e grande porte manobrem é pensar em um ponto tradicional. Considerar o ponto ideal é imaginar todas as vias de entrada, saída, circulação e estacionamento com espaço para oferecer, além de segurança, conforto.

Nas rodovias, os gigantes da pista são os caminhões, que, levando mercadorias sobre inúmeros eixos e dentro de enormes containers, precisam abastecer o veículo com frequência. Por isso, nada melhor do que oferecer uma boa quantidade de bombas e espaço suficiente para o motorista manobrar, evitar filas e estacionar. O ideal é que o posto tenha mais de 5 mil metros quadrados de área.

capturar

Já na cidade, onde a movimentação é feita por automóveis menores, o ideal são espaços maiores que 800 metros quadrados.

Pontos ideais vão além – e o faturamento também!

Viagens longas pedem parada para cuidar do veículo e da saúde do motorista.  Por isso, nas rodovias, o ponto ideal tem espaço para a construção de restaurantes, banheiros e estacionamento para descanso. Tudo isso agrega valor ao posto, o que se transforma em rendimento no fim do dia.

Outra dica para aumentar a rentabilidade, é oferecer espaços de descanso, lazer e prestação de serviços aos caminhoneiros. Estes motoristas, em sua maioria, dirigem por muitas horas e ficam longe de cada por semanas. Por isso, é importante que seu posto ofereça diferenciais competitivos para atrair e fidelizar caminhoneiros!

Artigo anteriorFiscalização ambiental no posto de combustível: você está preparado?
Próximo artigoDicas que podem ajudar a aumentar a receita do posto.
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here