A assessoria juridica do Sindiposto -TO, obteve êxito em julgamento ocorrido em dezembro que reconheceu a não obrigatoriedade do empregador lavar os uniformes dos funcionários, aplicando-se a CLT.

Em ação movida pelo Sindicato dos Trabalhadores (Sintraposto-TO) contra a Petroshop e outras revendas de combustíveis do estado do Tocantins alegava que a higienização dos uniformes dos frentistas deveria ser de responsabilidade dos proprietários de postos, com base no anexo II da Norma Regulamentadora 9 (NR 9).

Em 13 de dezembro, o Tribunal Regional do Trabalho da 10a Região julgou improcedente o argumento do sindicato dos frentistas, concedendo vitória à revenda associada.

“Entre as teses de defesa, a que tivemos êxito, foi sob a arguição de que o Artigo 456-A, da CLT reconhece que tal obrigação (lavagem dos uniformes) é do empregado (trabalhador), salvo se necessário a utilização de produtos especiais.

Demonstramos, por meio de laudos, que os uniformes podem ser lavados com água e sabão comum, e que o

teor de benzeno encontrado nos uniformes periciados é muito inferior a 1% (índice internacionalmente aceito).

Assim, conforme dito pela Relatora em seu voto, por todo o provado nos autos, foi reconhecida a aplicabilidade do Artigo 456-A, da CLT, onde a obrigatoriedade de lavagem do uniforme é do trabalhador“, disse Kenia de Freitas, advogada do Sindiposto -TO.

A Fecombustíveis contribuiu com a defesa do sindicato (Sindiposto-TO) no sentido de fornecer os laudos técnicos, elaborados pela Engenharia de Segurança do Trabalho (Astec), que constataram, por meio de testes, que o teor de benzeno na gasolina foi de 0,76%.

⚠ Somente acima de 1% a substância é nociva à saúde, conforme prevê a Convenção 136 da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Em relação à lavagem dos uniformes, os testes da Astec não detectaram benzeno na água residual, nem no tecido do uniforme.

Autor/Veículo: Assessoria de Comunicação da Fecombustíveis.

+++ e Social traz novas obrigações em Janeiro 2022

+++ NR-20: Veja as novidades na segurança de trabalho de Postos de Combustíveis

+++ FISCALIZAÇÃO: Assinatura digital em SST já está em vigor

+++ Postos podem ter o equivalente a 4,9 folhas de pagamento para receber de volta

+++ O fim do PPRA e a chegada do PGR

▶ Conheça os cursos obrigatórios de segurança do trabalho da Academia de Ensino Brasil Postos

Artigo anteriorPreço da gasolina: levantamento prevê queda de 5,94% no início de 2022
Próximo artigoNRs 01, 07 e 09 : novos textos entram em vigor a partir de janeiro de 2022
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here