Caso aconteceu na região metropolitana de Natal (RN). Especialistas explicam como evitar situações semelhantes — e que podem se transformar em tragédia.

Um carro com três mulheres explodiu enquanto era abastecido em um posto de gasolina em Parnamirim, região metropolitana de Natal (RN), na última quarta-feira (12). O caso está sendo investigado (entenda mais abaixo o que pode ter causado a explosão).

Imagens de segurança mostram o momento em que o frentista começa a abastecer o veículo com gasolinaEm menos de um minuto, ocorre a explosão. Segundos depois, o fogo toma conta do carro. O frentista sai ileso.

As três mulheres que estavam dentro do veículo ficaram presas por quinze segundos, sem conseguir abrir a porta.

Maria Lourdes foi a primeira a sair. Na sequência, escapou a amiga Rita, que estava no banco de trás, com fumaça no cabelo. A terceira a escapar foi Paloma, filha de Maria Lourdes, que estava na direção (veja a sequência dos fatos no vídeo acima).

Mas o que pode ter causado uma explosão tão forte?

Fantástico mandou as imagens para análise de especialistas da área de perícia e segurança.

 ⚡”Desde o momento da chegada do veículo, nota-se que a superfície está limpa. Já no início do abastecimento, a gente consegue ver, segundos depois, ocorrer um jateamento”, diz Willy Hauffe Neto, presidente da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF).

“A vazão é muito grande. Já houve uma vazão para a frente, e ali foi encontrada uma condição ideal para ignição“, continua.

Ponto de autoignição é a temperatura mínima em que os gases entram em combustão. Ou seja, começam a queimar, sem auxílio de uma fonte que seja chama ou faísca.

No caso do posto, especialistas afirmam que provavelmente o vapor liberado pela gasolina — que se acumulou embaixo do carro — entrou em contato com as altas temperaturas de alguma parte do motor e explodiu.

?“Esse vapor vai ficar procurando uma ignição, a fonte de energia variada, o calor do motor. Tudo propício a acontecer aquele episódio que aconteceu ali, infelizmente”, explica o instrutor de mecânica e técnico de segurança Rogério Paes.

+++ VOCÊ TAMBÉM PODE SER INTERESSAR: Cartilha de Orientação sobre o Uso de EPIS em Postos de Combustíveis

O que fazer para evitar riscos?

Especialistas orientam que, na hora do abastecimento, o veículo esteja totalmente desligado. O recomendável é sair e só voltar quando o abastecimento tiver acabado. Nos postos, os avisos com as normas de segurança alertam, mas acabam sendo ignorados por muitos.

A vítimas tiveram queimaduras graves na região do rosto e tórax. Uma delas apresentou queimaduras de terceiro grau e precisou passar por uma cirurgia, o estado dela é considerado grave. A outras duas sofreram lesões de segundo grau. Elas estão conscientes e seguem em recuperação no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ).

Segundo Thalisson Cortez, parente das vítimas, as três mulheres estavam em uma viagem com destino ao município de Rafael Godeiro para participarem do velório da mãe da motorista. De acordo com ele, o carro, que é movido a gasolina, sofreu um curto-circuito no motor e, a partir daí, começou o incêndio.

Além disso, as portas teriam ficado travadas devido a uma falha elétrica. Por conta da explosão, parte do teto do posto de combustíveis ficou danificado.

As autoridades ainda estão investigando o ocorrido para determinar as causas exatas do incidente. É importante ressaltar que a segurança durante o abastecimento de veículos é fundamental, e qualquer problema ou mau funcionamento deve ser imediatamente comunicado aos profissionais responsáveis.

Artigo anteriorAtenção: casos de combustível adulterado com metanol se espalham por todo país. Acompanhe!
Próximo artigo⛽ Instalação de sensores de monitoramento vale para postos com viabilidade técnica
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here