Brasil Postos lança Cartilha de Orientação sobre o Uso de EPIS em Postos de Combustíveis 

Várias são as atividades envolvidas com o manuseio de combustíveis que exigem a utilização de EPI’s. Sem eles, os trabalhadores ficam desprotegidos e correm riscos.

O contato direto com o benzeno, um elemento tóxico presente na gasolina, é o principal risco de doenças ocupacionais para os frentistas. O benzeno pode ser absorvido por via oral, cutânea, ou inalação e agir sobre o sistema nervoso central. A substância é altamente cancerígena e pode causar leucopenia, além de irritação gástrica, com vômitos e náuseas.

A utilização de EPI’s é fundamental para prevenir o surgimento dessas doenças, que são facilmente evitáveis. No entanto, é muito difícil entrar num posto de combustível e encontrar um frentista utilizando todos EPIs, seja por falta de informação do proprietário do postos ou  por desleixo do colaborador.

Outro aspecto muito importante é o uso adequado dos equipamentos por tipo de atividade exercida no estabelecimento.  Abastecimento de veículos, descarregamento de caminhão tanque, troca de óleo e lavação são atividade diversas e que requerem equipamentos específicos.

Com objetivo de orientar sobre o uso do equipamento de segurança adequado por função no posto o Portal Brasil desenvolveu uma Cartilha com a indicação específica dos EPI’s obrigatórios considerando o frentista que faz o abastecimento, o responsável pela descarga do caminhão tanque, o responsável pelo controle dos estoques, o trocado de óleo e o funcionário da lavação.

+++ LEIA TAMBÉM : NR 20 – MTE aprova capacitação por Ensino a Distância
+++ LEIA TAMBÉM : Baixe o e-book sobre a Proteção da Mãos - Portaria 1.109 - 
Lei do Benzeno - NR 9
+++ LEI TAMBÉM : Dicas para reduzir a contaminação com o benzeno

Precisa fazer a capacitação obrigatória do colaboradores do posto ? 

Os cursos online são a forma mais barata e que pode ser realizada sempre que um funcionário for contratado ou necessitar revalidar seu treinamento. Oferecemos todos os cursos exigidor pelos órgões fiscalizadores e com  certificação válida pelo Ministério do Trabalho .

Clique aqui e conheça todos os cursos de segurança de trabalho que oferecemos através do sistema EAD. 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here